10 Pratos da Gastronomia Francesa dos Alpes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

França, país do queijo, do vinho e dos pães deliciosos. Quem nunca ouviu falar disso que atire a primeira pedra. De fato, os franceses entendem bem a arte dos queijos e vinhos, mas vão muito além disso, quando o assunto é gastronomia. 

Embora o país seja pequeno, as regiões são muito bem demarcadas não só por fatores climáticos, mas também por características culturais regionais. Neste sentido, a gastronomia também não fica de fora: cada região possui suas especialidades e sua cozinha especial. 

No post de hoje, vamos até o departamento 73, Savoie, na região de Rhône-Alpes. O nome já diz tudo: a região mais montanhosa e que faz parte dos Alpes Franceses. Pode acreditar, mas muita gente nem faz ideia de que o resto da França é muito mais fascinante do que a capital Paris

Como prova disso, separamos 10 pratos da gastronomia francesa de Savoie. Vamos mostrar que os savoyardes entendem muito bem de cozinha, além de serem uma das regiões mais fascinantes do país de Napoleão.

1- Tartiflette 

Este é um dos pratos preferidos de qualquer montanhês, formando uma tríade com os próximos dois itens. Este assado inclui batatas, bacon, cebolas, creme de leite fresco, queijo reblochon e temperos. Pode parecer simples, mas a explosão de sabores é inacreditável. 

Podemos até encontrar Tartiflettes em outros lugares, inclusive no Brasil. Mas dificilmente um savoyarde vai considerar o prato legítimo fora dos limites do departamento. Isso porque o queijo usado nessa receita não é produzido em nenhum outro país. 

2- Fondue Savoyarde

A Fondue Savoyarde é um prato bem simples de se preparar. Os queijos que compõem uma fondue savoyarde devem ser aquecidos com vinho branco, isso sem falar no dente de alho que é passado na panela antes mesmo dos queijos entrarem em cena. 

Mas o que realmente vai ditar a tradição são as prendas para quem deixa o pedaço de pão cair dentro da panela. Se fizer toda a receita, mas não seguir esta tradição, pode ter certeza que tudo não passará de um fondue normal.

3- Raclette

Essa é uma estrela do inverno francês, embora seja uma especialidade também da Suíça. O queijo de raclette pode ser comido de diferentes formas, mas sempre deve ser derretido e raspado sobre algum acompanhamento. 

Em Savoye, a receita mais comum inclui charcutarias, saladas e os famosos Diots (falaremos mais adiante). Mas não se engane, os franceses costumam comer pão em praticamente todas as refeições. 

4- Croziflette

Bem parecida com o primeiro item dessa lista, a croziflette só é diferente da tartiflette por um ingrediente. Neste prato, as batatas saem de cena e dão lugar aos crozets, massas cortadas em pequenos quadradinhos e geralmente usadas em gratinados deliciosos. 

Nem preciso lembrar que o sabor aqui é algo inacreditável, não é mesmo? 

5- Pormoniers

Pormoniers são salsichas à base de porco, espinafre, acelga, alho poró e várias ervas aromáticas. Pode parecer bobagem, mas ao saborear os Pormoniers, você vai ver que parece existir algum tipo de segredo. 

A preparação fica por conta de quem vai comer, podendo ser usada até mesmo para churrascos. Mas diga-se de passagem: os franceses não fazem churrasco como os brasileiros. 

6- Diots

Mais uma estrela da gastronomia de Savoie: os diots. Essas são linguiças à base de porco e só podem ser chamadas de Diots se os porcos forem nascidos, tratados e abatidos em Savoie. Geralmente eles são cozidos no vinho branco de Savoie com cebolas, mas também podem ser servidos de outras formas. 

Dica: observe como o diot é um símbolo cultural das montanhas de Savoie. Eles estão em adesivos, camisetas, trocadilhos e expressões da língua francesa.

7- Brioche St. Genix

Foto: Inra Dist

Arrisco dizer que não deve haver um savoyard sequer que não tenha a Brioche de St. Genix guardada nas memórias da infância. A massa é super macia e ganha crocância com os pralines deliciosos. Isso sem falar nas cores rosadas. 

A receita parece simples, de uma brioche qualquer, mas assim como o pão de queijo, é complicado reproduzir com a dosagem certa de tradição e ingredientes locais. 

8- Gâteau de Savoie

Criado na capital Chambéry, o bolo de Savoie é simples e leva farinha, amido de milho, açúcar e ovos. Na verdade, o grande segredo deste bolo está na leveza, certamente originada no modo de preparação. 

9 – Tartelette aux myrtilles 

Myrtilles, blueberries ou simplesmente mirtilos são frutinhas roxas e redondinhas típicas de regiões montanhosas. Já as tartelettes são tortinhas doces que podem ser recheadas de diferentes formas. Temos, então, a combinação entre o doce da massa e o gosto ácido das frutinhas roxas. 

Sem dúvida alguma, você vai encontrar as tartelettes em todas as patisseries da França, mas as de mirtilo você encontrará as melhores em Savoie.  

10- Genépi 

Essa plantinha é responsável por um grande número de mortes na região. Ao menos é o que costumam dizer os locais. Isso porque elas são pequenas moitas que nascem somente em grandes altitudes e são dificílimas de serem encontradas. 

Em Savoie, altitude nunca foi problema. A plantinha é valiosa, pois além de compor muitos remédios, ela também rende um licor tipicamente savoyard. O licor de genépi é um digestivo obrigatório para qualquer visitante. Se tiver oportunidade, deguste também o licor de Chartreuse. 

Está ouvindo este barulho? São as barrigas roncando de vontade de comer todos os itens dessa lista. 

Brincadeiras à parte, se você ainda não tinha vontade de conhecer os Alpes Franceses, aposto que agora você tem motivos de sobra.

Não é à toa que sempre ouvimos “as montanhas, elas te ganham” (les montagnes, elles vous gagnent) quando viajamos por ali: neve, esqui, escaladas, queijos, vinhos, paisagens belíssimas… poderia ficar horas traçando o seu imaginário de Savoie. 

Mas me conte uma coisa, qual prato dessa lista fez o seu estômago roncar mais? Deixe um comentário e quem sabe não consigo uma receita da gastronomia francesa para você fazer em casa?! 

Posts Relacionados