San Pedro do Atacama

San Pedro de Atacama – O que fazer na cidade

Deserto do Atacama memorável
Escrito por Antonio JR

San Pedro de Atacama – O que fazer na cidade

O Deserto do Atacama é encantador. A vila de San Pedro do Atacama é deliciosa. Só de estar na cidade curtindo uma caminhada pelas simpáticas ruelas já senti a energia incrível do lugar.

Logo que desci no aeroporto até pensei que a paisagem, às vezes monocromática, poderia me enfadar em algum momento. Mas isso foi ledo engano! O Atacama é mágico e todo o complexo nos arredores da cidade trazem uma diversidade que eu jamais imaginei. Tudo faz você se sentir pequeno diante da grandiosidade dos lugares por onde vamos passando.


San Pedro acaba servindo de base para que você possa conhecer todos os locais. É possível fazer diferentes passeios para cada dia que você estiver na cidade. Todos com características e beleza sem igual.

Nesse post pretendo dar um enfoque ao que você pode fazer na própria cidade ou muito próxima dela. Atividades para serem feitas sem a contratação de uma agência especializada e você poder curtir  o seu dia, despretensiosamente.

São elas:

Caminhas pelas ruas de San Pedro do Atacama:

Uma cidade bem rústica e com características de cidade do deserto. Ruas de terra batida, construções de paredes de adobe, telhados de sapê e com pé direito baixo. Mas o conjunto da obra fica uma graça. Andar pelas ruas, admirar as lojas de belos artesanatos, ver a movimentação de turistas durante o dia, me deu a sensação de estar recebendo sempre boas energias. Realmente me senti energizado naquele lugar.

Atacama o que fazer na cidade

Ruas de San Pedro – Atacama o que fazer na cidade

Atacama o que fazer na cidade

Ruas de San Pedro – Atacama o que fazer na cidade

São muitas opções de restaurantes em praticamente todas as ruas da cidade e você pode escolher um diferente a cada dia. Todos com características bem originais e com decoração bem interessante. Mas, comer em San Pedro não é tão barato.

A principal rua é a Caracoles. Ela dá acesso a quase todas as outras do centro. San Pedro é pequeninha e você não corre o risco de se perder, são somente cinco mil habitantes.

Plaza San Pedro de Atacama e Igrejinha de San Pedro.

Escolha parar e descansar na praça central. É delicioso receber a brisa do vento, ver a movimentação das pessoas que passam por lá e admirar a bela construção da igrejinha. Uma construção do mesmo estilo das casinhas de lá, feita de adobe, sem pintura, do século XVI. Algumas intervenções posteriores descaracterizaram a construção original mas ainda hoje segue com conceito andino.

Atacama o que fazer na cidade

Igreja de San Pedro do Atacama

No século XX, mais precisamente da década de 60, a igreja teve sua torre substituída. A entrada é gratuita e o que mais chama a atenção é a simplicidade em todos os elementos da construção, do mobiliário e da decoração do altar. Como eu moro numa cidade histórica mineira, tenho contato com grandes igrejas, vi que é na simplicidade que está o brilho.

Feira Artesanal de San Pedro

Duas coisas que você mais vê em San Pedro: a primeira são agências  de viagens e a outra, lojas de artesanato. Em todas as ruas da cidade você encontra alguma. Porém, você pode ir até as feiras de artesanato onde estão inúmeras bancas, na maioria de indígenas, que vendem todo tipo de artesanato produzido ou não na região. Achei muito mais simples escolher lá meus souvenirs ou as lembrancinhas que trouxe para amigos. Além disso, o preço também é melhor. A diferença não é grande mas para quem tem que comprar vários presentinhos, pode fazer diferença no orçamento final.

Atacama o que fazer na cidade

Entrada da Feira de Aresanato de SAn Pedro de Atacama.

Atacama o que fazer na cidade

Artesanato em San Pedro do Atacama

Essa não é a única feira de artesanato mas foi a que visitei. As outras são mais afastadas do centro.

Feira Local

Uma feirinha para quem quiser comprar frutas com um preço mais acessível. Fica na saída para Calama, mas não acontece todos os dias. É normal você ver a movimentação de moradores pois não é local de turistas, a não ser aqueles que já estão há algum tempo na cidade.

Atacama o que fazer na cidade

Feira Local de Frutas

Atacama o que fazer na cidade

Feira Local de frutas

Pukará de Quitor

Para conhecer Pukará, que é monumento nacional desde 1982, você tem que ter duas coisas: tempo e disposição!

Tempo pois ela não está dentro da cidade e sim, nos arredores. Disposição, pois se você for visitá-la a pé ou de bike, você terá que percorrer a distância de uns 3 quilômetros do centro de San Pedro. Na portaria você tem que para adquirir um ticket. São 3000 pesos chilenos (12 reais em nov/2016) para poder subir até o topo. Você terá que subir os inúmeros degraus até lá. É cansativo mas a vista da cidade e a história compensa.

Atacama o que fazer na cidade

Entrada de Pukará de Quitor – Atacama o que fazer na cidade

Atacama o que fazer na cidade

Portaria de Pukará de Quitor

Além da vista, você pode observar as ruínas de um antigo forte que fica posicionado estrategicamente em uma das montanhas mais altas no entorno da cidade.

Atacama o que fazer na cidade

Ruínas de Pukará de Quitor – Atacama o que fazer na cidade

Atacama o que fazer na cidade

Subida de Pukará de Quitor – Atacama o que fazer na cidade

Atacama o que fazer na cidade

Quase no alto da montanha de Pukará de Quitor

Inicialmente, foi construído pelos atacameños, mais precisamente pelos Likan Antay e fazia a proteção da cidade. Depois foi invadido pelos incas e posteriormente pelos espanhóis. Sobrou muito pouco atualmente.

Como fui conhecer Pukará no mesmo dia que subi o Cerro Toco (cheguei em San Pedro às 14h), aluguei a bike somente por 3 horas. Há algumas lojas de aluguel de bike e o preço parece padronizado, 3000 pesos por 3 horas. Pouco tempo para desbravar como eu gostaria, mas fui mesmo assim. Fiz de maneira rápida e com isso, mais cansativa. Se tiver mais tempo, aconselho tirar um dia inteiro para fazer um tour de bike, com calma e sem pressa pois vai ficando cansativo a medida que o sol vai esquentando.

Atacama o que fazer na cidade

Vista de San Pedro do alto de Pukará de Quitor

Atacama o que fazer na cidade

Local para guardar a bike na portaria de Pukará de Quitor

Catarpe e Garganta do Diablo

Não tive tempo disponível para seguir de bike para esses dois locais. Passar pelos canions dentro dos paredões das rochas do deserto deve ser demais. Uma pena mesmo! Por isso sugiro que saia um dia inteiro com sua sua bike explorando esses locais.

Se quiser saber mais sobre esses passeios, as meninas, Gabi e Fabi do blog Estrangeiras e a Angel do Apure Guria (ainda não publicou e irá postar mais a frente) estiveram lá na mesma semana que eu e acabaram fazendo. clique abaixo para saber mais.

No blog Estrangeiras

 

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe um comentário