Berlim

Berlim – Duas histórias, lado a lado.

Berlim
Escrito por Antonio JR

Dicas de Berlim.

A história mostra que, em Berlim, duas realidades distintas fizeram parte desta cidade, deixando muitas historias e marcas por todo lugar que você passe. Berlim é isso! Uma mistura de modernidade com construções que retratam bem, a linha do comunismo. Tudo isso lado a lado.

Os anos de separação deixaram claro, diferentes aspectos em cada parte da cidade. Na ocidental, prédios modernos e conservação de patrimônio. No lado oriental prédios antigos e na grande maioria com aparência de tijolos vermelhos.

Berlim

Placa no Muro de Berlim

O muro de Berlim que durou de 1961 até 1989 realmente diferenciou dois mundos.

Como eu cheguei lá?

Cheguei a Berlin partindo de Londres em plena Copa do Mundo, foram aproximadamente 11 horas de viagem de trem passando por Bruxelas (Bélgica) e chegando na estação de Hauptbanhof em Berlim. O custo desta viagem foi de aproximadamente 600,00 (seiscentos) reais na época (cerca de £180,00). O retorno para Londres foi feito de avião partindo de Schoenefeld (Berlin) para Luton (Londres). O impressionante é que paguei aproximadamente 180,00 (cento e oitenta) reais por esta viagem que durou cerca de 2 h 40’ (cerca de €60,00).

Berlim

Circus Hostel

Experiência de hospedagem

Em Berlin fiquei em dois albergues e ambos são de boa estrutura. Circus e Generation. Mesmo tendo gostado de ambos, eu preferi o primeiro. Os quartos são bem legais e os banheiros são muito limpos. O preço foi de € 22,00 por pessoa/dia sem o café da manha.

Como deslocar por lá?

Em Berlim o transporte público é algo que impressiona. A Estação Hauptbahnhof é enorme tendo vários andares onde partem o metrô, bondes e trens. Não existem cabines ou roletas onde devemos passar os tickets. Em Berlim, o metrô é aberto e o usuário deve comprar seu ticket numas maquinas de vendas na própria estação. Não tente transitar sem esses tickets ou sem autenticá-los, pois em algumas estações ou circulando por elas existem fiscais que estão averiguando se algum engraçadinho está tentando burlar a lei. Sujeito a multa alta!

Berlim

Pontos turísticos em Berlim

Berlim

Pontos turísticos em Berlim

Berlim

Pontos turísticos em Berlim

Lembrete. Os tickets devem ser comprados e autenticados. As máquinas de autenticação também estão espalhadas pelas estações.

Comprinhas

Berlim não é famosa para se fazer compras, mas como muitos curtem uma comprinha quando está viajando, a dica é Friedrichstrasse, Kudamm e arredores. Estes lugares podem ser uma boa opção. Outra é a área do Spandauer Vorstadt e do Hackescher Markt.

Pontos turísticos

Berlin é uma cidade muito interessante e extensa! Partindo da idéia desta cidade ter sido destruída no final da segunda guerra, é impressionante como esta cidade se apresenta nos dias atuais. Muita coisa interessante pode ser vista. Desde o atrativo mais conhecido, “Portal de Brademburgo, até as pequenas “bancas de areia”, que se encontram atrás dos restos do Muro de Berlin (East Side Gallery).

No Parlamento Alemão (Reichstag), há uma mistura do “novo” e do “antigo”. Em sua construção podemos ver a cidade de Berlin do alto e isso nos mostra lados diferentes de uma mesma cidade. Construções antigas e modernas se misturam dando um ar nostálgico em algumas paisagens.

Esquecendo as questões que envolveram a construção do Memorial do Holocausto, quando visitado, o lugar nos causa um impacto negativo do tão destruidor foram as atitudes de Hitler. Lembre-se: Os alemães se envergonham deste marco histórico então seja educado e se limite a tocar neste assunto com algum alemão.

Por onde você andar em Berlin você poderá avistar a Torre de Televisão (Fernsehturm) que foi considerado um símbolo do avanço tecnológico do comunismo. Em algumas ruas de Berlin também pode ser visto a marca do antigo muro e por onde ele atravessava a cidade. Não deixe de conhecer o Museu de Checkpoint Charlie e Alexanderplatz. Como eu fui em plena Copa do Mundo, meu passeio por Berlin ficou comprometido pelas horas destinadas às atrações exclusivas de copa, como por exemplo o festival da Cultura Brasileira em Berlin com show de Margareth Menezes, Gilberto Gil dentre outros. Então alguns museus interessantes que eu tinha em mente visitar não foram visitados.

Alguns outros pontos turísticos

Portal de Brademburgo

Construído em 1788, é o ponto que marca as celebrações da reunificação das Alemanhas. Nos seus arredores, pode se ver o traçado do antigo muro. É muito bonito e praticamente ao lado da atração mais procurada em Berlin: O Parlamento (REICHSTAG).

Berlim

Portal de Brademburgo

Parlamento (REICHSTAG)

Sede do parlamento alemão, é a atração mais visitada em Berlin. Suba até o topo e tenha uma maravilhosa vista de Berlim.

Berlim

Parlamento

Friedrichstrasse

É uma importante rua do comércio em Berlim é onde fica o Checkpoint Charlie.

Checkpoint Charlie

Área de passagem do lado oriental para o ocidental.

Tiergarten

Um parque lindíssimo que merece uma admirada. Dou outro lado deste parque fica o memorial das vítimas do Holocausto.

Memorial das vítimas do Holocausto

Construídas como um labirinto cheio de lápides sem identificação dispostos sem muita ordem que parecem engolir quem as visita. Bom para refletir sobre o sistema (pesadelo) imposto por Hitler.

Ilha dos Museus

Local onde estão vários museus como Pergamon, Alte National Galerie, Neues Museum e Bode Museum.

Alexanderplatz 

É um estação onde se encontra a Torre de TV, um dos mais conhecidos postais da cidade. No seu topo tem um restaurante giratório com a vista da cidade.

Hauptbanhof

Berlim

Hauptbanhof

É uma linda e imponente estação. Ela  foi construída para a Copa do Mundo de 2006. Desta estação partem e chegam, trens de toda Europa, várias linhas de metrô. São vários andares e muita beleza interna e externa também.

East Side Gallery

Antigo lado Oriental. Parte restante do muro que hoje está totalmente pintado com imagens de Artistas que descreveram o que foi a época da existência do muro ou o que representou a queda dele. A reconstrução de partes do muro foi comemorado no aniversário de 20 anos da queda.

Berlim

Muro de Berlim

Charlottenburg

O centro da antiga Berlim Ocidental, Aqui, a arquitetura é mais “parisiense”, mais tradicionalmente clássica, a moda das grandes capitais europeias. O bairro e muito agradável para passear, menos alternativo, urbano e pulsante que o lado ocidental, talvez um pouco mais “careta”, mas lindo, organizado, agradável, e cheio de lojas, restaurantes, cafés e galerias de arte para se explorar.

Museu Judaico:

Museu de bom acerto com boa estrutura física. Conta a história dos judeus.

booking banner postReserve seu hotel com a gente, vai!

Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço não altera e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento grátis! É muito simples e seguro.

Clique em :

Booking.com – Hoteis em Berlim  pela Booking.com

Booking.com – Hoteis em qualquer lugar do Mundo 

Veja mais fotos de Berlim em nossa galeria:

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

2 Comentários

Deixe um comentário