Caminho de Santiago Etapas

Caminho de Santiago etapa 13 – Hospital da Cruz – Monte del Gozo

Escrito por Antonio JR

Caminho de Santiago etapa 13 – Hospital da Cruz à Monte del Gozo

Caminho de Santiago Etapa 13 – Hospital da Cruz / Ventas de Narón (1.9km) / Ligonde (3.5km) / Eireche (0.7km) / Lestedo (2.6km) / Palas de rei (5km) / Carballal (1.5km) / San Julián del Camino (1.5km) / Ponte Campaña (2.1km) / Casanova (1.5km) / Leboreiro (3km) / Furelos (4km) / Melide (3km) / Boente (6.1km) / Castañeda (2.8km) / Ribadiso de Abajo (3km) /  Arzúa (3.2km) / A Peroxa (3.3km) / Calzada (3.5km) / Boavista (3.8km) / Salceda (1.4km) / O Xen (1.3km) / Ras (0.7) / A brea (0.6km) / O Emplame (2.4km) / Santa Irene (0.8km) / A Rúa (1.2) / O Pedrouso (1.2km) / Amenal (4.1km) / San Paio (4km) / A Lavacolla (2.8km) / Villamaior (1km) / San Marcos (4.9km) / Monte Del Gozo (0.4km)

Total da etapa: 82.8km – Restam: 4.9km

Custo do Albergue Peregrino em Monte del Gozo: 5 Euros

Custo do Prato Peregrino: 12 Euros

Começamos a etapa 13 do Caminho de Santiago logo após deixar o Hospital de la Cruz, em seguida chegamos ao Ventas de Narón. Esse é o lugar onde, logo após o túmulo de Santiago ter sido descoberto em 820, as tropas cristãs derrotaram o emir de Córdoba. Por isso, assim como os peregrinos de antigamente, é bom ter um descanso antes de subir o Alto de Ligonde. Veja a Capela de Madalena.

Caminho de Santiago Etapa 13

Pelo Caminho logo cedo – Caminho de Santiago Etapa 13

Passando por Ligonde chegamos em Eireche que é um nome galego que significa Igreja.

Sua igreja românica sofreu, durante anos, várias alterações que lhe confiaram características diferentes nos dias atuais. Apesar de seu tradicional arco triunfal ser um dos detalhes marcantes da igreja.

Caminho de Santiago Etapa 13

Pelo Caminho – Caminho de Santiago Etapa 13

Caminho de Santiago Etapa 13

Igreja de San Tirso

Antes de Palas de Rei passamos por Lestedo. Palas de Rei (do latim Pallatium Regis, ‘palácio do rei “) é uma pequena cidade que foi marcada como o fim da penúltima etapa no Codex Calixtinus. Ela tem várias atrações para os peregrinos, como a Igreja de San Tirso do século XII ou o Castelo de Pambre construído em 1375. Este último fica mais afastado e requer uma programação maior para ser conhecido. Diz-se que a famosa Rainha do século 9, Doña Urraca, também foi uma moradora do local.

Carballal e San Julian del Camino. Este pequeno povoado recebeu o nome de San Julian, o santo padroeiro dos barqueiros, gerentes e artistas de circo. Quando jovem ele encontrou um cervo que lhe advertiu que ele mataria seus próprios pais. Aterrorizado pela profecia, Julian exilou-se, longe de sua terra natal. Seus pais sentiam muita sua falta e resolveram visitá-lo, porém, sem avisá-lo. Chegaram exaustos e pediram um lugar onde pudessem ter um descanso. A esposa de Julian ofereceu-lhes a sua própria cama. Ao chegar em casa, sem saber sobre a visita de seus pais, Julián pensou que sua esposa estava na cama com um amante e matou os dois. Horrorizados com o acontecido, Julián e sua esposa fizeram uma peregrinação a Roma para pedir perdão. Mais tarde, eles abriram um refúgio para os viajantes pobres e servira-os durante muitos anos.

Ponte Campaña e Casanova foram ficando para trás. Leboreiro foi o primeiro assentamento da província La Coruña.

De acordo com os moradores da legenda, em uma luz misteriosa foi encontrada uma estátua da Virgem. Mais tarde, eles construíram a Igreja de Santa Maria para fazer um abrigo adequado para o seu santo padroeiro. Veja o Cruzeiro e a Iglesia de la Virgen de las Nieves.

A pequena aldeia de Furelo situa-se no vale do Rio de mesmo nome e sua atração principal é a ponte medieval com quatro arcos.

Caminho de Santiago Etapa 13

Pelo Caminho – Caminho de Santiago Etapa 13

Em Melide há a união de dois caminhos: O Francês com o Primitivo. A história de Melide sempre foi ligado a Santiago de Compostela e a peregrinação. Na verdade, esta é uma das razões pelas quais a cidade existe.

Caminho de Santiago Etapa 13

Melide – Caminho de Santiago Etapa 13

Em 1320, o Arcebispo de Santiago concedeu vários privilégios para Melide. Entre outros, a cidade poderia construir um castelo, fortalecer a área de paredes e impostos de carga.

Ao ficar em Melide não perca uma das missas na Igreja de Santa Maria, sempre cheia de peregrinos, e não deixe de experimentar a “polbo à feira”, um alimento muito típico da região (um tipo de polvo frito na chapa de ferro). Há restaurantes que oferecem Polpo especiais e jantares com vinho. Afirmo que é delicioso!

Se tiver um pouco mais de tempo (o que não tivemos), não deixe de visitar a Iglesia de San Antonio, a Puerta Románica de San Roque, a Iglesia de Santa María y San Pedro e o Museu Etnográfico. Antes de chegarmos em Arzua, passamos por Bente, Ribadiso de Abajo que possui inúmeras casas típicas com xisto da região. Em Arzua novamente dois caminhos se encontram: O Caminho del Norte e o Caminho Francês.

Mesmo sendo uma cidade com apenas 6.000 habitantes, todos os tipos de serviços estão disponíveis para os peregrinos. Arzua é uma localidade moderna mas ainda com traços medievais.

O que ver em Arzua: Igreja Paroquial de Santiago, Convento de la Magdalena e Cruceiro de Santa María.

Enquanto tomávamos um sorvete em Arzua, vimos a preparação de uma paella que foi nos parecendo cada vez mais maravilhosa!

Caminho de Santiago Etapa 13

Paella em Arzúa – Caminho de Santiago Etapa 13

Peroxa, Calzada, Boa vista, Salceda, O Xen, O rás, A Brea, O Emplame, Santa Irene  foram cidades e vilarejos que passamos seguindo à Compostela. Esta última possui duas acomodações para os peregrinos. Na cidade está a Capela de Santa Irene.

Estávamos cansados quando chegamos em Lavacolla e até procuramos albergue mas não encontramos vagas e os preços em Lavacolla também não eram dos mais atraentes. Seguimos em frente mesmo cansados.

Em Lavacolla encontramos com um grupo de ciclistas portugueses. Conversamos e fizemos a festa. Acho que isso nos motivou a continuar o caminho até Monte del Gozo. Passamos por Villamaior e também San Marcos antes de chegarmos no nosso destino: Monte del Gozo.

Monte del Gozo é a colina onde os peregrinos dos velhos tempos viram as torres da catedral de Santiago pela primeira vez. Isso ainda hoje é possível estando no monumento aos peregrinos.

Caminho de Santiago Etapa 13

Monte del Gozo – Caminho de Santiago Etapa 13

Caminho de Santiago Etapa 13

Monte del Gozo – Caminho de Santiago Etapa 13

Hoje nem imaginamos que algumas condições extremas impediram peregrinos de terminar o caminho, mas na Idade Média, muitos foram mortos ou morreram de doenças diferentes no Caminho. Este lugar ainda tem uma atmosfera especial de alegria e gratidão. Para nós que chegamos depois de várias etapas e muitos quilômetros, juntando a sensação de que estávamos muito próximos de Santiago, foi uma emoção contagiante.

Crédito das fotos Caminho de Santiago etapa 13: Antonio Romulo Jr., Daniel Diniz, Christiane Martins, Rafael Eudes e Henrique Imbertti.

Veja galeria completa do Caminho de Santiago etapa 13 aqui abaixo:

Reserve seu hotel com a gente, vai!

Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço NÃO altera em absolutamente nada e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento GRÁTIS! É muito simples e seguro.

Clique em :

Booking.com – Hotéis em Monte del Gozo pela Booking.com

Booking.com – Hotéis em qualquer lugar do Mundo

Venha pra nossa Rede:

Facebook   Google+   Instagram     Pinterest   Twitter

Veja tudo sobre o Caminho de Santiago:

Caminho-01

Clique e veja nossos posts

Caminho-02

Clique e veja nossos posts

Caminho-03

Clique e veja nossos posts

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe um comentário

--