Caminho de Santiago Etapas Santiago de Compostela

Caminho de Santiago etapa 14 – Monte del Gozo à Santiago de Compostela

Caminho de Santiago etapa 14
Escrito por Antonio JR

Caminho de Santiago etapa 14 – Monte del Gozo à Santiago de Compostela

Caminho de Santiago Etapa 14 – Monte Del Gozo / Santiago de Compostela (4.9km)

Total da etapa: 4.9km – Restam: 0,0 km

Um dia muito especial. Chegaremos em Santiago! Acordamos na pura adrenalina e emoção. O dia amanheceu diferente, a expectativa e a euforia transformou aquelas primeiras horas do dia 27 de setembro de 2014.

Acordamos e externamente tudo parecia normal, porém, por dentro, estávamos ansiosos pela chegada e imaginando como seria entrar na cidade de Santiago. Nossos corações batiam pelo sentimento de conquista e já nos imaginávamos na missa aos peregrinos. Tudo isso em virtude da realização de um sonho. Finalizar o caminho era concluir um projeto idealizado anteriormente que agora ia se concretizando depois de tantas obstáculos vencidos. Nem o pneu furado da bike de nosso amigo Rafa, logo na saída, foi capaz de baixar os níveis de adrenalina.

Saímos sem fazer nosso lanche matinal e fomos rumo à Santiago. Sabíamos que estes últimos 5 km seriam os mais longos desde o início do Caminho. Desde a saída, já vimos muitos peregrinos nos quilômetros finais. Cada um com sua história, cada um com seu sentimento de dever cumprido e cada um com a emoção que certamente preenchia o coração de todos. Todo o esforço e todo comprometimento estavam prestes a se transformar em conquista.

Fomos entrando em Santiago de Compostela, apreciamos o centro histórico e a praça da catedral, sem parar e sem olhar pra trás. Queríamos terminar com aquela sensação angustiante e ao mesmo tempo emocionante.

Enfim chegamos! Chegamos e chegamos!

Caminho de Santiago etapa 14

Chegada em Santiago. O primeiro momento. – etapa 14

Justo na manhã da nossa chegada estava programado um encontro de automóveis antigos na praça da catedral e por isso ela estava totalmente tomada pelos carros de diversos modelos e épocas. Mesmo com a beleza de todos aqueles carros ali estacionados, um a um, eu queria a praça para mim e para todos os outros peregrinos e bicigrinos que ali chegavam. Fiquei admirando a catedral, que ainda passava por reformas, e pensando em tudo que tínhamos vivido naqueles dias anteriores. Eu pensava na minha família e já dedicava a ela a minha conquista. Ela estava sempre presente no meu pensamento. Minha esposa que me apoiou muito desde o início do projeto e meu filhão que quase me matou de saudades. Aqui vai minha dedicatória. Amo vocês!

Caminho de Santiago etapa 14

Turistas na praça – etapa 14

Depois de um tempo na praça, nos dirigimos para a Ophicina de Peregrinos onde pegaríamos nossa Compostela, o documento emitido pela ordem que simboliza a conclusão da peregrinação pelo Caminho de Santiago. A fila já estava enorme. Entramos nela e ficamos aguardando nossa hora. O curioso é que por vários momentos víamos uma movimentação de grupos tentando antecipar a emissão da Compostela. Eles indicavam que havia outro lugar de emissão para grupos com mais de quatro pessoas. Achei bem estranho e não acreditei muito no que algumas pessoas estavam dizendo. Não seria normal ter um outro local, logo ao lado, e aquela fila gigantesca à espera.

Caminho de Santiago etapa 14

Fila para pegar a Compostelana – etapa 14

Caminho de Santiago etapa 14

Mais fila – etapa 14

Fizemos o seguinte: Enquanto o Daniel cuidaria da tentativa de emissão pelo local de grupos, eu continuaria na fila para ver no que daria. Achei que não podia ser tão simples e fácil assim, afinal, o caminho não tinha se mostrado simples em nenhum momento. Achei que essa alternativa se tratasse de algo diferente e não oficial.

Fiquei esperando na fila, sem minha credencial (o Daniel estava com a de todos). Depois de uns 40 minutos, o Daniel me avisa que tinha conseguido. A Chris estava mais a frente já perto da entrada, por isso, continuou aguardando para mostrar o documento que o Daniel conseguiu e confirmar se era ou não oficial.

Disseram para Chris que a compostela era sim oficial. Eu, como mineiro desconfiado que sou, resolvi esperar até o final e pegar a minha compostela ali onde eu já estava aguardando por várias horas. Depois de mais quase uma hora, finalmente chegou a minha vez. Me saudaram, perguntaram meu nome, pegaram minha credencial (neste momento já estava comigo) e emitiram a tão esperada compostela. Estava feliz! Muito feliz!

Caminho de Santiago etapa 14

Escrevendo meu nome – etapa 14

Caminho de Santiago etapa 14

Compostelana da parceira Chris – etapa 14

Fato é que os peregrinos que desejarem ver a missa do meio dia na catedral devem ir o mais cedo possível requisitar sua compostela. Perdi os primeiros 15 minutos iniciais da missa por causa da espera e também pela minha teimosia de querer a compostela de onde eu já estava aguardando a horas. Para meu espanto, as compostelas são iguais. A que eu peguei estando na fila gigante destinada aos peregrinos solos e também a que o Daniel pegou no local para grupos. Tenho as duas comigo! Conclusão: Vale muito a pena juntar um grupo e pegar a compostela ao lado, pois se perde muito menos tempo.

Caminho de Santiago etapa 14

Pelas Ruas de Santiago

Caminho de Santiago etapa 14

Pelas ruas de Santiago

Depois de descrever a beleza da Catedral eu não tenho palavras para falar da missa. É arrepiante! É pura emoção e simplesmente fantástica. É claro que eu estava com minha emoção a flor da pele, mas isso não atrapalhou em nada poder avaliar a beleza do lugar e da cerimônia.

A catedral fica completamente tomada por pessoas que estão a passeio pela cidade de Santiago e de peregrinos que estavam terminando a peregrinação. É difícil encontrar espaço para assistir à missa.

Durante toda a missa tivemos a companhia de seguranças que proíbem fotografar. Na verdade não entendo o real motivo disso pois quando chega o momento do botafumero, não há como controlar milhares de câmeras e celulares registrando a parte mais bela da missa.

Caminho de Santiago etapa 14

Interior da Catedral e o Botafumeiro – etapa 14

Crédito das fotos Caminho de Santiago etapa 14: Antonio Romulo Jr., Daniel Diniz, Christiane Martins, Rafael Eudes e Henrique Imbertti.

 Veja galeria completa do Caminho de Santiago etapa 14 aqui abaixo:

Reserve seu hotel com a gente, vai!

Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço NÃO altera em absolutamente nada e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento GRÁTIS! É muito simples e seguro.

Clique em :

Booking.com – Hotéis em Santiago de Compostela  pela Booking.com

Booking.com – Hotéis em qualquer lugar do Mundo

Venha pra nossa Rede:

Facebook   Google+   Instagram     Pinterest   Twitter

Veja tudo sobre o Caminho de Santiago:

Caminho-01

Clique e veja nossos posts

Caminho-02

Clique e veja nossos posts

Caminho-03

Clique e veja nossos posts

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

2 Comentários

Deixe um comentário

--