Caminho de Santiago Etapas

Caminho de Santiago etapa 9 – León à Rabanal del Camino

Caminho de Santiago etapa 9
Escrito por Antonio JR

Caminho de Santiago etapa 9 – León à Rabanal del Camino

Caminho de Santiago Etapa 9 – León / La Virgem del Camino (8.2km) / Valverde de La virgem (3.6km) / San Minguel del Camino (1.5km) / Villadangos del Páramo (7.7km) / San Martin del camino (4.5km) / Hospital de Órbigo (6.6km) / Villares de Órbigo (3km) / Santibañes de Valdeiglesias (2.4km) / San Justo de La Vega (8.8km) / Astorga (3.6km) / Murias de Rechivaldo (5.9km) / Santa Catalina de Somoza (4.7km) / El Ganso (4.3km) / Rabanal del Camino (6.9km)

Saímos de León cedo, aproximadamente 7:30h. Nessa hora chovia, pedalando com chuva foi impossível fotografar as coisas mais interessantes que vimos. Uma pena! Léon sempre tem algo bonito para mostrar.

Caminho de Santiago etapa 9

León

Seguimos para La Virgem del Camino, depois Valverde, passamos por San Miguel del Camino e chegamos em Villadangos del Páramos.

Villadangos é um vilarejo de origem romana e foi um lugar de vários confrontos entre o Rei Afonso e Doña Urraca. Logo na entrada, passamos por uma fonte. A igreja do pueblo foi construída no século XVII.

Caminho de Santiago etapa 9

Detalhes pelo Caminho

Antes de chegarmos em Hospital de Órbigo, passamos por San Martin del Camino. Para os bikers, sugiro que tenham atenção, pois a rodovia corre ao lado do caminho e há algumas pequenas entradas que retornam para o caminho paralelo à carretera. Porém em um determinado momento ela sai pela direita e não retorna mais. Os que seguirem em frente chegarão ao seu destino pela carretera, mas não passarão dentro de Hospital. Isso é uma grande perda pois a cidade é muito interessante e em Villares de Órbigo há uma ponte maravilhosa construída.

Um pouco de história sobre Hospital de Órbigo: A cidade testemunhou muitas batalhas, como a vitória de Alfonso III contra os mouros no final do século IX.

Caminho de Santiago etapa 9

Hospital de Órbigo

Caminho de Santiago etapa 9

Hospital de Órbigo

Villares de Órbigo é uma pequena cidade com uma população de 2.400 pessoas e sua ponte, a Puente de Órbigo é de origem romana e é um dos mais antigos e famosos pontos da rota Jacobina. Ela teve diversas modificações e ampliações ao longo dos séculos.

Continuando nosso caminho, passamos Santibañes de Valdeiglesias que já está aproximadamente há uma hora de Astorga. É uma vila muito bonita e que oferece serviços básicos no refúgio peregrino. Não deixe de ver a Iglesia de la Trinidad. 

Antes de Astorga ainda passamos por San Justo de la Vega. Entrando em Astorga já procuramos a praça central. Estávamos com muita fome e queríamos aproveitar ao máximo a cidade.

Astorga é, sem dúvida, um dos lugares mais importantes da rota. Este é o lugar onde dois caminhos de peregrinação se encontram: o Caminho Francês e o meet Vía de la Plata. De acordo com os primeiros escritos, Astorga costumava ter 25 refúgios na Idade Média.

Caminho de Santiago etapa 9

Astorga

Um pouco de história sobre Astorga: Durante vários anos, alguns vestígios em forma de murais, paredes, edifícios foram deixados no Império Romano.

As paredes fortes abrigavam não apenas os moradores, mas os numerosos peregrinos que visitam a cidade. Os refúgios mais importantes da época foram a San Esteban e San Feliz, próximo da Puerta del Sol (Porta do Sol).

Um dos pontos turísticos mais importantes em Astorga é o Palácio Episcopal (Palácio Episcopal) desenhado por Gaudí, que hoje abriga o Museo de los Caminos. A construção desse palácio começou em 1889 e por falta de pagamento Gaudi não finalizou a construção.

Caminho de Santiago etapa 9

Astorga

Caminho de Santiago etapa 9

Astorga

Outro edifício fascinante é a Catedral de Astorga, cuja construção foi iniciada em 1471 e dedicada a Virgem Maria, levou três anos para ser concluída. Isso fez a catedral de hoje refletir diversos estilos como o gótico, renascentista e o barroco. Santa Martha é a santa padroeira de Astorga. A pequena igreja dedicada a ela fica à sombra da Catedral.

Caminho de Santiago etapa 9

Catedral de Astorga

Museu do Chocolate: O museu pode ser encontrado há três minutos a pé da Plaza Mayor. A Meca real para chocólatras graves ou fãs. Astorga é o lugar de onde saiu o chocolate que foi introduzido pela primeira vez na Europa.

Museu Romano: O museu pode ser encontrado na Plaza San Bartolomeu. O edifício em si era uma prisão antiga de escravos. Durante a exposição, você pode assistir a um filme que ajuda a ter uma ideia do que Astorga era nos tempos romanos.

Iniciando o Camino em Astorga.

Astorga também é um possível lugar para começar seu Camino. Uma das possibilidades para chegar lá é pegar o ônibus de Madrid, que leva appoximately 3 horas. O ônibus parte da principal estação perto da estação ferroviária de Atocha ou você pode pegar o metrô e chegar à paragem Mendez Alvaro.

Outra possibilidade é pegar o ônibus de Oviedo ou Valladolid.

Assim como em qualquer outro lugar, você pode obter uma credencial na maioria das igrejas ou Albergues.

Após o almoço seguimos em frente. Passamos por Murias de Rechivaldo e Santa Catalina de Somoza. Essa última já indica o começo do Monte Irago. Veja Iglesia de Ntra. Sra. de las Candelas.

Após passarmos rapidamente por El Ganso, chegamos em Rabanal del Camino, que está localizada no sopé do Monte Irago.

Além da igreja românica de Santa Maria e do Eremitério de San José do século XVIII, uma outra visão da cidade é o monastério recentemente construído de Santa Ottilia de Munique (Alemanha) que oferece serviços para os peregrinos. Não deixe de ver a Casa de las Cuatro Esquinas.

Caminho de Santiago etapa 9

Seguimos o Caminho

Caminho de Santiago etapa 9

Seguimos o Caminho

Caminho de Santiago etapa 9

Detalhes do Caminho

Crédito das fotos Caminho de Santiago etapa 9: Antonio Romulo Jr., Daniel Diniz, Christiane Martins, Rafael Eudes e Henrique Imbertti

Veja galeria completa do Caminho de Santiago etapa 9 aqui abaixo:

Reserve seu hotel com a gente, vai!

Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço NÃO altera em absolutamente nada e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento GRÁTIS! É muito simples e seguro.

Clique em :

Booking.com – Hotéis em León  pela Booking.com

Booking.com – Hotéis em qualquer lugar do Mundo

Venha pra nossa Rede:

Facebook   Google+   Instagram     Pinterest   Twitter

Veja tudo sobre o Caminho de Santiago:

Caminho-01

Clique e veja nossos posts

Caminho-02

Clique e veja nossos posts

Caminho-03

Clique e veja nossos posts

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe um comentário

https://retrip.com.br/page/20/--