Carrancas

Carrancas – O fascínio das águas.

Carrancas
Escrito por Antonio JR

CARRANCAS

Podemos dizer que são seres antagônicos: O tamanho da cidade de Carrancas e o número de atrações naturais que a cidade oferece.  Uma cidade de apenas 2 mil habitantes em sua área urbana, começa a se despontar no cenário turístico da região e nacional, mostrando sua vocação no turismo rural e ecológico. Inúmeras cachoeiras, diferentes tipos de trilhas, vocação para o trekking, serras com mata viagem compõem este espaço muito preservado, praticamente intacto, dentro do interior das Minas Gerais. As quedas d’água e os poços formados são fascinantes e te convidam a todo momento a um delicioso banho em águas cristalinas. É como uma recompensa a cada caminhada.

Por aqui, na região das vertentes, Carrancas já é conhecida por sua singularidade no que se refere a beleza e preservação da natureza. Para os amantes deste estilo, Carrancas é o lugar ideal. Sua economia é tipicamente agropecuária e o turismo rural também se apresenta com grande potencial em suas grandes fazendas que em alguns casos estão abertas a visitação e até hospedagem.

No centro da cidade, engraçado isso né? Está a simpática igreja de Nossa Senhora da Conceição, que foi fundada em 1736. Costumes e tradições religiosas estão preservadas e vem atravessando várias gerações.

Carrancas

Fazendas centenárias

Carrancas

Igreja N. S. da Conceição

O nome “Carrancas”, veio do que os moradores da cidade dizem ser “duas caras feias se olhando”. A localização da curiosa formação rochosa que batizou a cidade é desconhecida, o que nos leva a questionar a veracidade de sua existência. Mesmo assim isto tem pouca importância dentro do conjunto natural oferecido. Berço de muitas nascentes, Carrancas tem mais de 50 quedas d’água, além de grutas, pinturas rupestres e mirantes de nos fazer sentir uma total energia positiva. Toda esta riqueza foi descoberta há poucos anos. E ainda há muito a ser mapeado e aberto à visitação. Sua flora também encanta, rica que é em espécies raras. Destacam-se as orquídeas, sempre-vivas, bromélias e quaresmeiras.

Carrancas

Pedra em formato de rosto

A vida aqui é simples e o ritmo, muito tranquilo. Cenário bucólico e um jeito mineiro de ser. Tudo aqui parece estar em câmera lenta. Os moradores, a movimentação das ruas e o comércio.

Agora, do ponto de vista ecológico, Carrancas possui muitas opções não tem nada de simples. Pelo contrário, é exuberante. Cachoeiras, trilhas, cavernas, pinturas rupestres, grutas e uma paisagem de tirar o fôlego de quem percorre por suas serras são atrativos incondicionais. Se você não tem tanta disposição para caminhadas pode percorrer esses caminhos a cavalo. Vale também conferir essa opção.

Carrancas

Beleza nos detalhes

Em Carrancas existem atrações que podem ser visitadas sem a presença de guia, mas se você quiser explorar mais as belezas do lugar e otimizar o tempo, acho muito importante a presença de um. Todas as vezes que fui a Carrancas utilizei o receptivo Pé na Serra, o Marçal é o guia responsável por este receptivo. Ele é de total confiança e com incrível conhecimento do lugar, além de muito gente fina! Vale demais a presença dele em seu roteiro. Clique aqui entrar em contato.

Seguem abaixo os roteiros:

Serra de Carrancas:

Roteiro da Fumaça:

Fica a 4 km da cidade. Estrada de terra. Neste complexo é possível passar por quatro cachoeiras principais e são elas: Cachoeira da Fumaça e suas quedas, Véu da Noiva, Luciano e Serrinha. Para se chegar na Cachoeira da Fumaça não é necessário a presença de guia, porém, como na Cachoeira da Fumaça não é permitida a entrada de banhistas é interessante que se aventure pelas trilhas em busca das outras cachoeiras e outras possibilidades de poços. Aí sim recomendo guia. É linda a vista lá de cima. Pelo caminho pode-se ver um rosto de uma carranca esculpido nas pedras, uma vista maravilhosa da cachoeira da Fumaça vista por cima com a Véu da Noiva na outra extremidade. As cachoeiras Véu da Noiva, Luciano e Serrinha pode ser utilizada para banho. Uma delícia!

Carrancas

Cachoeira da Fumaça

Roteiro da Esmeralda:

O caminho é o mesmo da fumaça, ficando 4 km depois, sendo 8 km da cidade. Estrada de terra. É linda e excelente para banho. O interessante é que se chegue mais cedo para aproveitar o sol que fica até as 14h. Depois disso a sombra se estabelece mas não deixa o local menos interessante. Diferente das outras, na base da cachoeira (onde está o estacionamento) há um restaurante de comida mineira. Se quiser curtir o dia por lá pode ser um ótima opção.

Carrancas

Cachoeira da Esmeralda

Roteiro da Toca: Para os mais românticos, o Poço do Coração é um charme, além dele, a Gruta e o Escorregador da Toca completam este complexo.

Roteiro da Ponte: É o de aceso mais fácil. Fica somente a 2 km da cidade. Estrada de terra. O Poço e a Gruta da Ponte fazem parte deste roteiro, além  disso, você pode adentrar a Serra Cruz das Almas para fazer o roteiro Tira Prosa juntamente com o Roteiro da Ponte.

Serra Cruz das Almas:

Roteiro Tira Prosa:

Além do Poço Tira Prosa, este roteiro inclui muros construídos por escravos e possui uma paisagem maravilhosa. Este roteiro fica exatamente na passagem da Estrada Real.

Serra do Moleque e Serra do Galinheiro:

Roteiro Onças:

a Cachoeira das onças é muito linda e tão logo o sol vai aparecendo, sua luminosidade a deixa com um brilho muito mais fascinante.

Carrancas

Cachoeira das Onças

Roteiro da Zilda:

Ë o mais procurado de Carrancas e aconselho a conhecer também. Neste roteiros, muitos pontos de visitação são conhecidos e todos com sua beleza própria. a 12 km da cidade é um dos mais longos e exige um pouco mais de condicionamento ou então pode ser dividido em mais dias. Tudo depende de sua forma física.

Zilda foi neta de coronel dono do maior volume de terra da região de Carrancas e naquela época os casamentos eram encomendados e a Zilda já estava, digamos, entregue a um filho de outro coronel da região. Porém, ela conheceu e ficou muito amiga de um inglês chamado John. Este, foi quem descobriu estas quedas d’água e a batizou com o nome de sua amiga. Neste roteiro estão: Cascata da Zilda, Escorregados da Zilda, a Gruta da Zilda, a Racha da Zilda, o Poço do Guatambu, A Cachoeira dos Índios e do Grão Mogol, dentre outros. Um passeio incrível!

Serra das Bicas:

Carrancas

Cachoeira das Bicas

Roteiro das Bicas:

A mata impressiona! A trilha é dentro de um pedaço de mata atlântica e ao final dela nos deparamos com a maior queda d’água de Carrancas. De longe, há quem diga que parece um fio de leite, queda de águas cristalinas no meio da mata. É maravilhosa e imponente. A caminhada é um pouco longa e exige um preparo médio. A queda chega a quase 100 metros. Na minha opinião foi o que mais impressionou. Não esperava o tamanho encontrado. Lindo!

Outras dicas importantes:

1 – Ande sempre com tenis confortável e se possível, impermeável;

2 – Tente fazer as caminhadas com guia;

3 – Use repelente contra insetos. Não tem muitos mas é sempre bom prevenir;

4 – Na cidade o uso do cartão de crédito não é comum, então leve dinheiro;

5 – Não entre na água quando não for permitido;

6 – A noite de Carrancas é fresca então é bom levar algum tipo de agasalho;

Veja mais posts sobre a região:

São João del Rei

Tiradentes

Estrada Real

Reserve seu hotel com a gente, vai.

Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço não altera e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento grátis! É muito simples e seguro.

Clique em :

Booking.com – Hoteis em Carrancas  pela Booking.com

Booking.com – Hoteis em qualquer lugar do Mundo 

Veja mais fotos de Carrancas:

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

5 Comentários

    • Ei Monique tudo bem? Carrancas pra quem curte a natureza, cachoeiras, trilhas e sossego é fantástica! Acho que pode continuar a realizar as viagens da sua listinha pra chegar a vez de Carrancas logo. Se precisar de dicas, é só chamar!!!!!! Grande abraço!

    • Gracias por leer este post. Estoy seguro de que si usted no sabe sobre esta maravilha, tienes que venir aqui un día. Muchas gracias! (Lo siento por mi español)

  • Um lugar tão lindo!!! E tão pertinho de mim… Bom! Muito bom!!! E através da sua descrição, realmente fascinante!

Deixe um comentário

--