Dicas

Checklist – O que levar para festivais

checklist-para-festivais
Escrito por Túlio Moura

No segundo semestre é quando começamos a ouvir pistas e rumores sobre quais artistas virão nos próximos festivais. Às vezes, compramos os ingressos sem nem mesmo saber as atrações, mas confiamos tanto nos futuros bons momentos, que acaba valendo a pena. Desde já, é bom ficar pronto para saber o que levar para os festivais de 2019, não é mesmo?

A ansiedade costuma ser grande, nos preparamos durante meses para passar 1, 2, ou mesmo 3 dias em gramados, autódromos e arenas assistindo aos nossos shows favoritos. Não sei você, mas eu considero festivais um dos melhores programas para um fim de semana.

Não podemos nos esquecer de montar uma playlist pra aprender todas as letras. Da mesma forma, não dá pra sair de casa sem fazer aquele checklist. Imagina chegar na porta do Lollapalooza e descobrir que deixou o seu ingresso ou sua carteira em casa?

Por isso preparei esse checklist com itens essenciais para você ter um fim de semana tranquilo e aproveitar bem os shows.

1.Ingresso

checklist-de-festivais-ingressos

Ok. Parece óbvio. Mas não deixe de conferir uma, duas, três…mil vezes se você está com o ingresso e se ele corresponde ao dia correto. Já vi muita gente choramingando na porta de eventos por ter esquecido o ingresso em casa.

No Lollapalooza de 2013, saí de casa correndo e levei o ingresso do dia errado. A minha sorte foi que descobri antes mesmo de pegar o metrô. No entanto, tive que voltar pra casa e refazer esse mesmo checklist de festivais que você está lendo.

2.Documento

Não ache que sua barba ou sua carinha vão comprovar sua identidade. A menos que você seja algum famoso, devem te pedir um documento válido com foto para comprovar até mesmo o seu ingresso nominal.

Aliás, não é muito recomendável sair de casa sem documentos, né?

A carteirinha de estudante também é necessária, caso você tenha comprado meia entrada. Não deve ser muito legal ter que desembolsar o restante do ingresso na hora de entrar, concorda?

Checklist-para-festivais-arcade-fire

3.Dinheiro

Sim, os cartões existem e estão aí para evitar que a gente carregue notas e se organize melhor. Apesar de serem práticos, é bom separar um pouco de dinheiro em espécie para eventuais necessidades.

4.Transporte

Uma vez passei um aperto durante um show muito emocionante do Arctic Monkeys. Em determinado momento, me lembrei que não tinha ticket para o metrô e havia gastado todo o meu dinheiro consumindo dentro do evento.

Enfim, imagine o meu desespero quando saí e me deparei com a enorme fila de táxis sem nem saber como iria embora? Não recomendo.

Para evitar esse tipo de transtorno, pense na forma de transporte da ida e da volta. Se for metrô, compre todos os tickets e esconda nos seus sapatos. Depois de um dia inteiro pulando, a última coisa que queremos é enfrentar filas para comprar bilhetes de transporte.

5. Proteja-se do sol, da chuva e do frio

De dia, um calor muito forte. Podemos tentar ignorar, mas o sol não perdoa e nossas nucas ficam bronzeadas. Recomendo óculos escuros, protetor solar e talvez um chapéu ou boné.

Para se vestir, lembre-se que de noite pode fazer frio ou ventar muito. Por isso, leve um agasalho e considere as roupas mais leves, por uma questão de equilíbrio.

E se chover? Em algumas cidades podemos viver as quatro estações em um só dia! Aquelas capas de chuva que encontramos em lojas de utilidades podem cair muito bem. Lembre-se que na hora do evento elas são vendidas a preços mais do que salgados, por isso é bom levar uma com você!

A chuva não será um problema se você estiver preparado. Em 2012, assisti ao show do MGMT com uma chuva de raios caindo atrás do palco. A adrenalina deixou o episódio ainda mais inesquecível.

checklist-de-shows-phoenis

6.Mochila

Particularmente, odeio ficar carregando coisas durante festivais. Costumo levar uma doleira para colocar somente o necessário e curtir o show com mais tranquilidade.

Na hora de arrumar a mochila, lembre-se que maquiagem, desodorante, cremes, a maioria dos objetos pode ir para o lixo na porta do evento – e não adianta chorar.

7. Comidas e bebidas

A maioria dos eventos não permite que as pessoas levem comida. No entanto, se você faz questão de manter a dieta, procure saber o que é permitido. Geralmente biscoitos e frutas podem entrar.

Mais uma vez, lembre-se que o que não é permitido é jogado fora no momento da revista. Isso é uma tristeza.

checklist-de-shows-tulio

8.Aproveite cada momento

Me lembro de cada festival que fui e só posso dizer uma coisa: são muitas emoções. Aproveite cada minuto, desligue o celular, esqueça os problemas, sinta a energia do público e vibre a cada música dos seus artistas preferidos.

O show dura menos que a nossa ansiedade, não vale a pena ficar preocupado. Se seguir esse checklist, tenho certeza que vai ficar tudo certo!

No Popload Festival de 2017 fui assaltado logo que saí de casa, próximo à rua Augusta, em São Paulo. Durante alguns minutos o pânico foi inevitável, confesso que foi difícil esquecer, mas nada resolveria aquele problema e eu tinha duas opções: a) voltar para a casa e chorar b) continuar para o festival. Qual você acha que eu escolhi?

Para mim, shows são momentos sagrados. Sempre estou ouvindo música, isso transforma os shows em momentos para viver a música, deixar ela me levar pra onde for. Por isso prefiro ir com a certeza de que está tudo certo.

Gostou? Esqueci de algo? O que mais você costuma levar para os shows e festivais de música?

 

Sobre o autor

Túlio Moura

Deixe um comentário

--