Equipamentos

Como usar o aplicativo Mova Mais para viajar?

Mova Mais para viajar
Escrito por Antonio JR

Como usar o aplicativo Mova Mais para viajar?

Vou fazer desse post um Perguntas e Respostas para facilitar o entendimento e deixarei a minha dica no final.

Na verdade esse aplicativo já mudou de nome. Ele se chama Heartbit atualmente mas o pessoal parece não querer fazer a alteração na hora de comentar sobre esse app. Vou chamá-lo aqui de Mova Mais.

Como acredito que as pessoas devem estar sempre motivadas para enfrentarem a barreira da procrastinação, esse aplicativo por ser um bom incentivador para a prática de atividades físicas.

Em que consiste esse aplicativo?

Ele foi feito para você acumular pontos através das atividades físicas feitas por você durante a semana. Você vai acumulando pontos de acordo com sua atividade e pode trocá-los quando tiver números suficientes (falarei sobre trocas de pontos mais adiante).

Primeiramente você deve ter uma conta no próprio aplicativo Mova Mais e também em algum aplicativo que gerencia suas atividades físicas. No meu caso utilizo o Strava (lista de aplicativos compatíveis no final do post). Existe a função web mas é interessante que você tenha o aplicativo instalado em seu celular.

Mova Mais para viajar

Mova Mais para viajar

Mova Mais para viajar

Mova Mais para viajar

Onde baixar?

Para baixar o app – Android
Para baixar o app – IOS

Como acumula pontos?

Você deve registrar suas atividades físicas em seu aplicativo de corrida e deixar o Mova Mais integrado a ele. O meu está integrado e como sempre corro com meu Strava não tenho problema com isso. Ao terminar sua atividade física, automaticamente o computa sua atividade e já acumula pontos em sua conta.

Mova Mais para viajar

Mova Mais para viajar

Mova Mais para viajar

Mova Mais para viajar

Uma recente atualização do aplicativo deixou uma coisa mais chata. Para que seja liberado os pontos da semana, você tem que assistir uma propaganda que eles disponibilizam. Ou seja, para cada uma semana de pontos você tem que assistir a uma propaganda que o aplicativo lhe envia. Se for pensar não é muito, mas não gosto de assistir o que não estou de assistir. depois de desbloquear seus pontos de uma semana, você só poderá fazer novo desbloqueio após 20 horas. #fail

Mova Mais para viajar

Mova Mais para viajar

O Aplicativo tem uma parte destinada a performance. Quando seu combo vai crescendo você vai ganhando alguns pontos bônus extras. São Medalhas de Combo 10 dias, 20 dias e por ai vai.

Nessa mesma área de performance tem bônus voltado para grandes atividades físicas como 100km correndo ou 200 km de bike, assim como combo de 150 dias , 200 dias e etc. Difícil, não? Talvez sim mas se você manter a regularidade irá abocanhar alguns pontos extras. O que é mais do que justo!

Existe também a parte de atividades Promocionais. Nessa aba você tem acesso a algumas provas que trazem pontuação. Se você for fazer alguma delas, faça a integração para mais alguns pontinhos na sua conta.

É importante salientar duas coisas:

1 – A atividade física não deve ser inserida manualmente no aplicativo de monitoramento.
2 – A atividade física deve ter mais do que 30 minutos
3 – (mais uma, vai) Eu utilizo para bike, corrida e caminhada.

Existe pontuação extra?

Sim. Quando você faz atividades físicas regularmente, o aplicativo te presenteia com bônus. Suas atividades sequenciais são colocadas com um pontuação melhor a cada atividade física. A principio, a cada atividade feita, o aplicativo lhe dá 20 pontos. Porém, à medida que seu Combo vai aumentando, você ganha pontuação maior, chegando até a 40 pontos por atividade.

O Combo vai aumentando dia a dia mesmo que você não faça atividade física. O aplicativo entende que o descanso faz parte de uma rotina de treinos. Porém, não pode ficar mais de três dias sem fazer qualquer atividade registrada. Caso você fique um período maior que esse, você perde sua pontuação bônus dali em diante, voltando a acumular somente 20 pontos por atividade.

Mova Mais para viajar

Mova Mais para viajar

Mova Mais para viajar

Mova Mais para viajar

O Mova Mais é uma rede social?

Sim. Você pode convidar amigos a te acompanhar ou seguir amigos ou pessoas que sirvam de inspiração pra você não deixar de lado a sua atividade física.

Como faço para trocar os pontos?

Essa é uma parte do aplicativo que poderia ser melhorada. A conversão é baixa e por isso muita gente desanima. Para cada 10 mil pontos no Mova Mais você consegue 1 mil pontos no Multiplus. Se fizermos uma conta rápida, utilizando o valor dos pontos com o bônus integral,  você precisaria de mais ou menos 250 dias para atingir esse valor. Ou seja, se você fizer atividade física a cada 3 dias e não perder a pontuação do combo, você precisa de cerca de 85 dias de atividades físicas, descansando dois dias.

Exemplo:

1 dia de atividade = 40 + 2 dias descansando = 80. Em 3 dias = 120 pontos
10.000 pontos necessários / 120 pontos (a cada 3 dias) = 83,333 dias de atividades

Está longe de ser o ideal mas você pode não conseguir adquirir uma passagem com milhas por faltar 1000 pontos, por exemplo.

Dicas Retrip

1 -Eu aconselho utilizar o aplicativo de monitoramento em todo momento que você fiz uma atividade, mesmo que não dê 30 minutos. Não é exclusividade somente dos que correm ou pedalam e as vezes, uma simples caminhada mais longa pode gerar aquele pontinho necessário ou não deixar a quebra de um combo, por exemplo.
2 – Não pense só na pontuação. Isso causa ansiedade, o que não é nada saudável para sua vida. Esquece o que está sendo acumulado e viva o esporte e a atividade esportiva pensando primeiramente no bem que ela está trazendo para sua saúde e consequentemente sua vida! De tempos em tempos dê uma olhadinha e você vai se surpreender com o volume que vai surgindo. Ms nunca esquece de desbloquear os pontos da semana, ok?
3 – Desejo que você tenha uma excelente prática esportiva!

Aplicativos de monitoramento compatíveis:

  • Strava
  • RunKeeper
  • MapMyRun

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe um comentário

--