Dicas

Como funciona o Transferwise – como fazer uma transferência

Como-funciona-transferwise
Escrito por Túlio Moura

Uma das partes mais chatas durante o planejamento de uma viagem é a troca de moedas. Isso porque estamos acostumados com as taxas astronômicas dos bancos e casas de câmbio, além de nada ficar muito claro.

Por isso, testei uma solução muito recomendada nos últimos meses: o Transferwise. Muita gente ouve falar, mas poucos realmente confiam e sabem utilizar o serviço.

Antes de começar o tutorial, vale lembrar que se o seu objetivo é trocar moedas para viajar, é necessário que você tenha conta no país de destino ou algum amigo de muita confiança para receber o dinheiro.

Se for o caso, sem dúvidas essa será a melhor opção.

Afinal, o que é o Transferwise?

Transferwise é um site que realiza transferências de dinheiro para o exterior com taxas consideravelmente mais baixas que qualquer banco ou casa de câmbio.

Em outras palavras, você pode transferir dinheiro de qualquer lugar do mundo com apenas um clique. O serviço propõe uma conversão imediata, baseada no preço real da moeda, mostrando sempre o valor final que você irá receber.

O que a empresa tenta fazer é trocar as transações. Por exemplo, se você precisa enviar U$ 50,00 aos Estados Unidos, ele busca alguém que faça a mesma transação no sentido contrário. Dessa forma o dinheiro não sai do país.

O Transferwise é confiável?

Uma peculiaridade do Transferwise é que ele não cobra taxas sobre a taxa de câmbio, você se beneficia da taxa do mercado: a taxa real! No momento da conversão, os valores mostrados correspondem ao que você realmente vai receber, já incluindo todos os encargos da transação.

Se tem dúvidas quanto ao serviço ser confiável, comigo sempre deu certo. Já enviei desde quantias mais baixas a valores maiores e ocorreu tudo bem.

Para acessar o Transferwise é fácil: acesse o site ou baixe o aplicativo para iOS ou Android.

Passo 1: Registro

Primeiramente, o usuário deve se registrar no site do Transferwise. Esse registro pode ser feito com a conta do facebook ou google. É bem fácil e intuitivo.

Se você comparar aos bancos, toda aquela burocracia e papelada ficam pra trás.

Passo 2: Cadastre o destinatário

como-usar-o-transferwise

Na opção de beneficiários, você deve cadastrar as pessoas ou empresas que você quer transferir dinheiro. É um cadastro rápido que pede os dados bancários da conta de destino. Esses dados ficam salvos, caso você repita a transação no futuro.

Ps. Nas fotos eu apaguei quaisquer dados meus e dos meus beneficiários para evitar quaisquer problemas.

Passo 3: Insira a transferência

Nessa etapa é quando você insere o valor de entrada, bem como as moedas e meios de pagamento. Você pode fazer por transferência bancária ou boleto.

Transferwise-como-fazer

Observe que as informações do que será pago, cobrado e recebido são bem claras.

Em outros serviços, sabemos que qualquer transação é uma caixinha de surpresas (bem desagradáveis).

O Transferwise também oferece uma opção para acompanhar o preço do câmbio em tempo real. Fica ainda mais fácil de decidir sobre quando fazer a transação.

o-cambio-verdadeiro

Uma vez pago (ou enviado), o dinheiro pode levar de um a quatro dias úteis para chegar na conta final.

Passo 4: Aguarde

Após poucos dias, o dinheiro chega em seu destino.

Você consegue acompanhar o andamento de cada transação. Assim que alguma delas for concluída, você recebe notificações via email ou no aplicativo.

E para cancelar a transferência?

Se você quiser cancelar alguma das transferências atuais, isso é possível enquanto a transferência não for validada. Basta ir até a página de transferências e clicar no botão “cancelar transferência”.

A Transferwise irá reembolsar o seu dinheiro em alguns dias.

Viu só como é fácil?

Além de ser uma alternativa bem mais intuitiva que as opções tradicionais, um dos melhores diferenciais do Transferwise é a transparência. Assim fica melhor e mais confiável.

E você? Já conhece ou utilizou o Transferwise? Qual sua forma preferida de fazer transferências para o exterior? Me conte aí nos comentários!

 

Sobre o autor

Túlio Moura

Deixe um comentário

--