Destaque Sri Lanka

Competição de Tuk Tuk no Sri Lanka

Competição tuk tuk no Sri Lanka
Escrito por Joanna Romano

Competição de Tuk Tuk no Sri Lanka

Antes de tudo, A vida na Austrália

A alguns meses atrás eu e o meu marido tomamos uma das decisões mais difíceis das nossas vida quando resolvemos ir embora de vez da Austrália, depois de três anos morando lá.

Estando a apenas um passo de conquistar a tão desejada residência permanente, decidimos jogar tudo para o alto em busca de um sonho maior.

A vida na Austrália é maravilhosa, porém estava longe de ser a vida ideal para a gente. Nós ainda temos muitos ítens para riscar da nossa extensa ‘bucket list’ e a cada ano que passava, nós víamos os nossos planos ficando cada vez mais distantes.

Tudo na Austrália funciona perfeitamente, e é muito fácil se acomodar por lá e viver no piloto automático.

Uma grande aventura

Quando começamos a planejar a nossa vida pós Austrália, colocamos na cabeça que o nosso primeiro destino deveria ser completamente diferente do que a gente estava acostumado. Queríamos algo que nos chacoalhasse e mostrasse pra gente que tomamos a decisão certa. Foi aí que ouvimos falar de um torneio de tuk tuk pelo Sri Lanka com dez dias de duração.

Entramos em contato com os organizadores, fechamos uma parceria e adivinha de onde eles eram?! Da Austrália, of course!

A empresa Tuk Tuk Rental surgiu em 2016 depois que um dos donos passou um tempo explorando a Índia no seu próprio tuk tuk. Ele se deu conta de que essa era uma maneira econômica, divertida e eficiente de se viajar.

O Tom e o Rich começaram a empresa no Sri Lanka com o intuito de ajudar os locais. Com os salários baixos, muitos chefes de família usam os seus tuk tuks para fazerem uma graninha extra como taxistas.  É estimado que em média 1 milhão de tuk tuks rodem pelas ruas do país, e devido a esse grande número a concorrência é enorme. Muitos locais acabam se endividando pois nem sempre o grande investimento por conta das altas taxas de importação acaba valendo a pena.

A empresa Tuk Tuk Rental aluga os tuk tuks dos locais e os repassa para os viajantes interessados em uma experiência épica. Eles também cuidam de toda a papelada necessária e dão todo o suporte para os seus clientes.

Em dezembro de 2017 eles realizaram o primeiro Tuk Tuk Tournament no Sri Lanka, e eu e o meu marido tivemos o prazer de participar.

A festa de abertura!

A competição nos surpreendeu de todas as formas – nunca tínhamos visto um tour tão divertido e bem pensado. Os organizadores criaram um mapa de caça ao tesouro com rotas diversas, e o objetivo do torneio é que você junte pontos ao longo do caminho enquanto viaja como um local. No final dos 10 dias de competição, o time que tiver mais pontos leva o prêmio (o time recebe de volta o dinheiro pago na inscrição do torneio).

Visitas a templos, trilhas, safáris e cachoeiras estavam entre os desafios encontrados no mapa. Eles também colocaram certas atividades valendo ponto, como por exemplo ser convidado para conhecer a casa de um local (bem comum por lá, o povo é super receptivo), comprar fruta de alguma barraquinha beira de estrada, comer em algum restaurante não turístico, entre outras.

Éramos 18 times no total, cada time com duas ou três pessoas e a galera toda era muito gente boa. A faixa etária era de 18 a 40 mais ou menos, mas a maioria tinha entre vinte e muitos e trinta e poucos. Tinha gente de tudo que é canto… australianos, americanos, canadenses, um colombiano, um italiano, eu representando o Brasil sil sil, uma norueguesa, ingleses, holandeses, alemães e belgas.

No primeiro dia do torneio tivemos uma reunião em um hotel “chiquerésimo” chamado Mount Lavinia Hotel, na capital Colombo. Nessa reunião nos foram passadas todas as informações possíveis, os times foram apresentados e também ganhamos um chip com internet para que pudéssemos nos comunicar uns com os outros. Depois da reunião fomos direto almoçar no restaurante do hotel, e para a minha surpresa o buffet era vegano. Nunca tinha visto um buffet com tanta variedade – pra vocês terem uma ideia, dentro do restaurante tinha uma sala especial só para os mais de vinte tipos de sobremesas. Eu, que tenho intolerância à lactose, fiz a festa!

Competição tuk tuk no Sri Lanka

Competição tuk tuk no Sri Lanka – Mount Lavinia Hotel

Depois do almoço passamos a tarde na piscina do hotel e ao longo do dia cada time teve uma hora de aula de direção com o dono do seu respectivo tuk tuk.

Nesse ponto o pessoal já estava todo enturmado e ansioso para a festa de abertura que seria no Hostel Evergreen, onde todo mundo estava hospedado.

Competição tuk tuk no Sri Lanka

Competição tuk tuk no Sri Lanka – O Grande Comboio

O tema do torneio foi passado com bastante antecedência e fantasias, embora não obrigatórias, eram muito bem vindas. Quase todos os times se fantasiaram e algumas das fantasias estavam super criativas! Na festa de abertura rolou música ao vivo, DJ, prêmio de melhor fantasia, comida e muita birita. A festa foi ótima e no final todo mundo já tinha virado melhor amigo!

No dia seguinte acordamos cedo para o primeiro dia oficial na estrada. A largada estava marcada para às 9:30 da manhã no pátio do Mount Lavinia Hotel.

Todos os times chegaram no horário em suas devidas fantasias, com exceção de um, que perdeu a hora por conta da ressaca!

Competição tuk tuk no Sri Lanka

Competição tuk tuk no Sri Lanka – Nascer do Sol

Com um pouco de atraso, a largada foi dada e cada time seguiu pra um lado. Tivemos que instalar no celular um aplicativo chamado Life 360, para que todos os participantes tivessem acesso a localização exata de cada time. Foram criados também dois grupos no WhatsApp, um para assuntos sérios serem discutidos e outro só para falarmos abobrinha.

Ao longo do torneio alianças foram formadas, e meu time (eu e o meu marido) acabou fazendo parte do “Grande Comboio”, como ficaram conhecidos os 9 times que se juntaram e passaram praticamente o torneio todo juntos!

A galera do “Grande Comboio” decidiu seguir a mesma rota e também ficava hospedada nas mesmas pousadas no final de cada dia. Teve um dia que rolou até um luau com direito a fogueira, na praia nos fundos de uma das pousadas que ficamos hospedados.

Competição tuk tuk no Sri Lanka

Competição tuk tuk no Sri Lanka – parte da turma do Grande Comboio

Cade time era responsável pelo seu próprio itinerário, mas os organizadores recomendaram algumas rotas caso tivesse gente que não quisesse perder tempo planejando. Um dos critérios da competição era que todo mundo estivesse em um local pré determinado para a festa de celebração da metade do torneio.

Todos os times chegaram no local da festa sem problemas e o lugar escolhido não poderia ter sido melhor – uma mansão gigantesca de frente para um lago. O melhor de tudo foi que ninguém estava liberado para ir embora da mansão antes do meio dia no dia seguinte da festa. Os organizadores queriam todo mundo descansado antes de seguir viagem.

A festa foi maravilhosa! Foi muito legal rever o pessoal e ouvir as histórias que eles tinham pra contar.

Competição tuk tuk no Sri Lanka

Competição tuk tuk no Sri Lanka – Safari

Os dias foram passando e a cada dia a galera do “Grande Comboio” estava mais unida. Foram 10 dias que pareceram 10 meses de tanta coisa que vimos e fizemos.

Os vencedores

A festa de encerramento do torneio foi de volta no Mount Lavinia Hotel. A festa começou na praia particular do hotel e o time vencedor foi anunciado – quem levou o prêmio foi um casal de holandeses muito gente boa e eles realmente mereceram ganhar! Ficamos sabendo que eles acordavam todos os dias antes de clarear para conseguir realizar o maior número de desafios possível! O pessoal do “Grande Comboio”, por estar em um grupo grande, acabava embromando para começar o dia e nessa todo mundo ficava pra trás.

Antes do DJ começar a tocar, um jantar delicioso foi servido. A festa foi incrível e estranha ao mesmo tempo – foi muito triste se despedir dos amigos que fizemos, pois vários deles tiveram que ir embora para o aeroporto ao longo da noite. Eu fiquei acordada até o sol nascer junto com mais algumas pessoas, fazendo companhia para os que tinham voo cedinho na manhã seguinte.

Nesses 10 dias de torneio conhecemos lugares que jamais teríamos conhecido normalmente, fizemos amizade com locais, experimentamos comidas que não sabemos o nome, visitamos templos, praias e cachoeiras, vimos elefantes selvagens e fomos muito felizes!

Um pacto para 2018

O pessoal do “Grande Comboio” fez uma promessa bêbada de voltar para o torneio no próximo ano. Espero que todo mundo cumpra a promessa, porque eu e o meu marido com certeza estaremos lá!

O Tuk Tuk Tournament 2018 começa no dia 20 de outubro e termina no dia 3 de novembro, e para quem se inscrever antes do final de fevereiro ganha 25% de desconto.

Para mais informações sobre a empresa, como alugar um tuk tuk no Sri Lanka e sobre o Tuk Tuk Tournament, visite o site https://tuktukrental.com

 

Sobre o autor

Joanna Romano

Sou aventureira e apaixonada pela vida nômade, estou na estrada desde 2007. Quando saí do Brasil pela primeira vez para fazer um intercâmbio de Au Pair na Alemanha e vivo viajando desde então. Atualmente moro em Melbourne na Austrália e escrevo sobre esse canto do mundo que eu AMO. Além disso, vocês podem acompanhar minhas aventuras pelo mundo no meu Instagram @fitbackpacker.
Aventureira e apaixonada pela vida nômade, a Joanna está na estrada desde 2007. Ela saiu do Brasil pela primeira vez para fazer um intercâmbio de Au Pair na Alemanha e vive viajando desde então. Ela compartilha todas as suas aventuras pelo mundo no Instagram

1 comentário

  • Gente, nunca tinha ouvido falar e jamais imaginaria a existência de tal torneio. No fim das contas, é uma ótima experiência de viagem. Fiquei super interessado!

Deixe um comentário

--