Conheça Courchevel: O Maior Domínio Esquiável do Mundo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Os amantes do esqui que ainda não ouviram falar em Courchevel não sabem o que estão perdendo. Na verdade, a estação de esqui tem motivos de sobra para atrair todo tipo de público, até mesmo quem não pratica esportes de inverno. 

O post de hoje é sobre um dos destinos preferidos de quem vai aproveitar o inverno europeu. Junto às vizinhas Val Thorens e Mèribel, Courchevel forma o maior domínio esquiável do mundo: Les Trois Vallées. 

Gelo em árvores

Localizada nos Alpes Franceses, Courchevel pode facilmente ser chamada de jóia de Savoie. Isso porque a estação é incrivelmente grande, bem estruturada e com atrações para todos os tipos de pessoas. Tal fato a torna um lugar perfeito para levar a família toda. Embora a notoriedade denuncie os preços altos, se você pesquisar bem, conseguirá encontrar opções que cabem no bolso. 

Courchevel: Uma estação múltipla 

Estação de esqui

A estação de Courchevel é espalhada em 5 diferentes altitudes, começando em 1100 e subindo até 1850. A movimentação começa a ficar intensa nos meses de novembro e dezembro, quando os saisonniers (funcionários temporários) começam os preparativos para a temporada de inverno. 

A vila de 1100 é a que mais se assemelha a uma cidade alpina comum. Mas na medida em que subimos, notamos claramente as mudanças: bares, restaurantes e hotéis renomados, chefs conhecidíssimos, carros de grife e até mesmo lojas das marcas mais caras do mundo. Tudo isso em um paraíso nevado dedicado inteiramente ao esqui. 

Em suma, Courchevel oferece tudo que você precisa para as férias de inverno perfeitas: respirar o ar puro da natureza, descobrir as riquezas do território e das redondezas, experimentar a culinária francesa de Savoie e, para os amantes, esquiar nas pistas mais desejadas entre os esquiadores. 

Em números, a região de Les Trois Vallées contam com 200 ski lifts, 335 pistas que formam uma área esquiável de mais de 600 quilômetros! Além disso, a estação tem várias escolas de esqui. Inclusive uma delas, a ESF, oferece aulas de esqui em português brasileiro e em vários outros idiomas. 

Onde ficar em Courchevel?

Courchevel Village

A estação de esqui é conhecida não só por ser a maior do mundo, mas também a mais cara. De fato, tanto as acomodações quanto os outros serviços ali encontrados possuem preços bem acima da média. Mas ainda assim é possível encontrar preços baratos. 

Siga a seguinte lógica: quanto mais alto, mais caro e mais boutiques de luxo você vai encontrar. As lojas de grandes marcas e o hotel mais caro, por exemplo, ficam em 1850. Você pode facilmente transitar entre as altitudes, seja com seu próprio veículo, de ônibus, pedindo carona ou até mesmo andando (mas são longas caminhadas). 

Como chegar em Courchevel?

Se sua entrada na França acontecer por Paris, o melhor jeito de chegar até Courchevel é pegando um TGV até a cidade de Chambéry e depois alugar um carro ou pegar um ônibus até a estação. 

Mas se sua viagem for especialmente para os Alpes Franceses, os aeroportos internacionais mais próximos ficam em Lyon e em Genebra, na Suíça. De carro, saindo de Genebra, você vai levar cerca de 2h30 para chegar até Courchevel. 

O que fazer em Courchevel?

Plano de pistas – Les Trois Vallées

Essa pergunta pode parecer irônica, visto que falamos sobre uma estação de esqui. Mas vá sabendo que por ali acontecem muitas outras atividades: esqui, snowboard, parapente, voos de balão, caminhadas… enfim, tudo vai depender do seu estilo de turismo. 

Se gostar de aproveitar a noite, saiba que a estação é conhecida por ter uma das vidas noturnas mais agitadas do esqui francês. De fato, são várias altitudes e cada uma delas oferece seus bares e boates. 

Se quiser dar uma escapadinha, a região dos Trois Vallées é incrível e as estações de Mèribel e Val Thorens não deixam nada a desejar. 

Quando visitar Courchevel?

A neve geralmente é abundante em Courchevel, cobrindo as montanhas com um enorme manto branco, macio e maravilhoso. Mas isso só acontece, claro, durante o inverno europeu. 

Em Courchevel, as férias de esqui começam no início de dezembro e caso as condições sejam favoráveis, você consegue esquiar até o fim do mês de abril. É válido lembrar que existem inúmeras atrações pela estação, como festivais, shows e eventos. 

Lobo nas montanhas

Durante as outras estações do ano Courchevel fica bem mais vazia, recebendo um público majoritariamente local e funcionando como parque natural. Logo, é um lugar perfeito para atividades ao ar livre, como ciclismo, piqueniques, caminhadas e dias tranquilos com a família. 

Preciso saber esquiar para visitar a estação de esqui?

De forma alguma. Embora a maioria das pessoas vão até Courchevel para esquiar em pistas avançadas, a estação possui várias escolas de esqui. A maioria dos monitores também pratica outros esportes e são pessoas muito solícitas que podem dar dicas incríveis da região. 

ESF Courchevel

Se você agendar com antecedência, conseguirá um dos monitores da ESF que falam português brasileiro. Todos os anos eles se preparam para receber o grande número de turistas tupiniquins que vão para Courchevel esquiar. 

Quer conhecer mais estações de esqui na França? Veja Valmorel.

Os Alpes Franceses são uma das regiões mais bem conhecidas entre os amantes do esqui e dos esportes de inverno. Além disso, a culinária e a receptividade dos franceses torna o inverno um evento único na região. Se para muita gente essa estação é sem graça, pode ter certeza que essas pessoas não conhecem a região de Savoie. 

Alce decorativo de Courchevel

Por fim, o esqui não é um dos esportes mais populares no Brasil. Isso faz com que visitar as estações de esqui se torne um mundo de surpresas. O esporte funciona, na França, como o futebol funciona no Brasil. Desde os 2 anos de idade os franceses começam a esquiar. Ver essa tradição de perto e entrar em contato com o mundo do esqui é sem dúvidas algo fascinante. 

E você, pratica algum esporte de inverno? Qual? Se não pratica, tem vontade? Me conte tudo nos comentários! 

Posts Relacionados