Caminho de Santiago Dicas e Preparação

Credencial de peregrino – Caminho de Santiago. Como conseguir

credencial de peregrino
Escrito por Antonio JR

Credencial de peregrino – Caminho de Santiago. Como conseguir

Quem opta por fazer o Caminho de Santiago de Compostela, seja qual for a rota, tem que, além de se preparar fisicamente, também buscar os documentos necessários. Para sua entrada na Espanha é obrigatório, assim como toda a Europa, ter um bom seguro de saúde. A imigração não é um bicho de sete cabeças como muitos acham mas como já houveram alguns casos de insucesso na imigração e também retaliações de ambos os países quando algum caso de extradição acontece, é necessário que sejam tomados alguns cuidados.

Leve um bom montante em dinheiro, sugerimos por volta de mil euros no mínimo, tenha em mãos as passagens que comprovem ida e de volta. A credencial de peregrino pode ser também apresentada.credencial de peregrino

Como dissemos, dentre os documentos necessários está a credencial de peregrino. Não é necessário para sua entrada na Espanha mas é essencial para que você utilize-a pelo Caminho de Santiago aproveitando facilidades que são oferecidas, como utilização de albergues públicos e descontos por exemplo. E para consegui-la é que estou escrevendo este post.

Segue abaixo os passos para conseguir sua credencial de peregrinos:

1 – Em São Paulo está a ACACS – SP (Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela) na Rua França Pinto, 203, Vila Mariana, São Paulo, SP. Ela oferece a credencial gratuitamente. Você pode consegui-la também na Espanha, porém há um custo de 2 ou 3 euros. Você não precisa estar em São Paulo para fazer a credencial. Ela pode ser feita através de contatos telefônicos (11) 5549 6160 e e-mail (acacs-sp@santiago.org.br). Para a entrega na sua cidade é cobrada a taxa de SEDEX.

2 – Você deverá preencher o Formulário de Emissão de Credencial e enviá-lo preenchido e assinado pelo correio, via fax ( 11) 5549 6858  ou em arquivo digital para o e-mail acacs-sp@santiago.org.br . Se quiser fazer o download do formulário, clique aqui;

3 – Apresentar as passagens aéreas compradas;

Caso você deseje adquirir sua credencial de peregrino já na Espanha, veja onde você adquirir  a sua:  (Caminhos Francês e Aragonês). Depende de onde pretende começar o caminho.

*ST. JEAN PIED-DE-PORT – Oficina da Associação de Peregrinos – 33, Rue de Citadelle
*RONCESVALLES – Oficina do Peregrino – Colegiata.
*CANFRANC – Oficina de Turismo de Canfranc Estación (Torre dos Fuzileiros, situada entre Canfranc Estacion e Canfranc Pueblo).
*JACA – Igreja de Santiago.
*LARRASOAÑA – Albergue Municipal de Peregrinos.
*PAMPLONA – A Universidade de Navarra – ponto de informação no Edifício Central do campus universitário.
*PUENTE LA REINA – Albergue de Peregrinos.
*ESTELLA – Albergue de Peregrinos.
*LOGROÑO – Albergue Municipal de Peregrinos.
*VENTOSA – Albergue de Peregrinos San Saturnino.
*SANTO DOMINGO DE LA CALZADA – Albergue de la Cofradía del Santo.
*REDECILLA DEL CAMINO – Punto de informacion a los Peregrinos.

*VILORIA DE RIOJA – Refúgio de Peregrinos “Acácio & Orietta”.
*BURGOS – Albergue de Peregrinos (Associação dos Amigos do Caminho de Burgos)
*ILLA DEL CAMINO – Albergue En el Camino.
*FRÓMISTA – Albergue de Peregrinos.
*LEÓN – Albergue de Peregrinos. Oficina do Peregrino (Monastério de San Zoilo).
*ASTORGA – Albergue de Peregrinos Las Siervas de Maria, Plaza de San Francisco, com o Alfredo.
*MOLINASECA – Albergue de Peregrinos.
*PONFERRADA – Albergue de Peregrinos.
*VILLAFRANCA DEL BIERZO – Albergue de Peregrinos AVE FÉNIX (Jesus Jato).
*O CEBREIRO – Igreja Santa Maria la Real e Albergue de Peregrinos.
*SAMOS – Albergue do Monastério.
*SARRIA – Albergue de Peregrinos.
*PORTOMARÍN – Albergue de Peregrinos

Fonte: ACASC – SP

Site de referência para credencial de peregrino:

ACASC – SP – http://www.santiago.org.br/

Blog sobre o assunto e que estou seguindo:

Diário de Peregrina – http://diarioperegrina.wordpress.com/

Veja tudo sobre o Caminho de Santiago:

Caminho-01

Clique e veja nossos posts

Caminho-02

Clique e veja nossos posts

Caminho-03

Clique e veja nossos posts

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

9 Comentários

  • Amei o seu blog! Pretendo fazer o Caminho de Santiago no próximo ano e nem sei por onde começar. Vou pegar muitas dicas aqui!

  • Bom dia, h´possibilidades de se conseguir uma relação de todos os peregrinos que fizeram o Camino em setembro de 2014, de todo o mundo, pois fiz o Camino e gostaria de manter contato com alguns que tive o prazer de conhecer. Abraços e obrigado.

    • Ei Antônio (chará) tudo bem? Não tenho como conseguir os nomes dos peregrinos. Talvez em Santiago alguém possa te ajudar mas geralmente eles só disponibilizam os números e dados estatísticos.

  • Caro Antônio (chara) estou impressionado com seu trabalho ,que veio de encontro com meus planos de estar no caminho de santiago no ano 2017 nos meses de maio e junho para tal conto com sua orientação,abraço fraterno

    • Opa Antônio, tudo tranquilo por ai?
      Então… Acabei de voltar do Caminho e dessa vez fiz a pé! Desculpe a demora para responder mas não estava muito conectado enquanto estava viajando. Pode contar comigo para sua orientação. Só chamar! Obrigado pelo elogio e volte sempre! Grande abraço!

  • Oi Antonio obrigada por todas essas infomacoes. Vou fazer o caminho com meu irmao temos 56 (eu) e 53 (ele) anos, meu irmao eh um avido ciclista e eu embora use minha bike para ir e voltar do trabalho ja tive dias melhores. Meu maior challenge sem duvida sera me preparar fisicamente. Moro nos EUA e meu irmao no Brasil, trabalho 8h por dia, entao preciso me programar. Vou comecar visitando meu wellness doctor e deixar ele apar da minha decisao e dai pra frente sera treino, foco, determinacao e disciplina. Enfim como ja disseram vc comeca a percorrer o caminho quando decide que vai faze-lo. Entao ja estou la. Mais uma vez obrigada pelo blog.

    • Olá Lucilene tudo bem contigo? Que legal esse interesse em fazer o Caminho de Santiago de bike. Tenho certeza que vocês irão adorar! Foco, persistência e dedicação. Se precisarem de qualquer outra dica, só chamar aqui! Buen Camino!!!

Deixe um comentário

https://retrip.com.br/page/22/--