Curitiba

Curitiba – Museu do Holocausto

Museu do Holocausto
Escrito por Antonio JR

Museu do Holocausto

O Holocausto choca e representa uma das grandes manchas na história humana! Quando eu estive na Alemanha, por pouco não peguei o trem para Cracóvia, e posteriormente para Auschwitz. Como era Copa do Mundo e seriam 13 horas de trem saindo de Berlim, me senti um pouco desanimado a encarar tal aventura. Como se não bastasse, era também a etapa final de uma viagem que durava  50 dias. Adoro ler e saber sobre este tema!

Em Berlim, busquei ver (e sentir) muita coisa, apesar dos ânimos estarem voltados para a festa. Isso também atrapalhou o foco turístico no qual eu me propunha na época.

Acompanhando os Blogs de viagens que curto, me deparei que com este post de Anna Martinelli que achei muito bacana. Então, gostaria desde já, agradecer a liberação do post. Se quiserem ver o post original podem clicar aqui. Um Museu do Holocausto aqui no Brasil, e é em Curitiba. Eu não sabia!

Se quiserem conhecer mais sobre o Finestrino, clique aqui.

Por Anna Martinelli

Nunca fui a Alemanha e foram poucos filmes sobre o assunto que assisti, mas confesso que me interesso muito por essa parte da história, gosto de conhecer histórias de pessoas que sobreviveram e seguiram suas vidas, de pessoas que arriscaram tudo para ajudar e de quem, mesmo com tudo isso acontecendo, foi forte e fez a diferença de alguma forma.

A Mari já fez uma visita a Auschwitz (vai postar aqui em breve também), não sei se eu teria estômago para isso, mas nesse meio tempo eu visitei o 1o e único museu do holocausto do Brasil, que fica em Curitiba.

O museu do holocausto é mantido pela Associação Israelita da cidade, não tem uma placa enorme na frente e está em funcionamento há pouco mais de um ano, e por isso ainda não é super conhecido. Lá eles tem visitas guiadas para o público geral e também fazem um trabalho incrível para visitação de escolas. O passeio deles é tão completo e didático, que eles não tem mais data vaga até o final do ano! Bacana né?

A visita ao museu do holocausto é gratuita (guiada ou não) e precisa ser agendada pelo site. É bem simples, eu fiz a reserva para levar o pessoal do Curitiblogando e foi bem tranquilo. É preciso deixar nome e RG para poder entrar. Fique atento com os horários para visitação geral, pois não é liberado o dia todo e inclusive não abre aos sábados.

O museu do holocausto não é gigante, mas é extremamente completo. Como são os únicos no Brasil, recebem muito material e inclusive não conseguem divulgar tudo. Atualmente estão com uma exposição itinerante de crianças do holocausto. Ainda não  passou por aqui, mas quero muito ver quando chegar!

A visita guiada dura até metade do trajeto e depois os visitantes seguem sozinhos, uma vez que o museu é super interativo, tem computadores com imagens, videos, depoimentos… dá pra ficar horas lá dentro! Além disso, os guias contam várias histórias incríveis e conhecem muito sobre toda a história da época. Não vou contar nenhuma aqui para não estragar sua visita, mas prepara que é impossível não se emocionar.

Museu do Holocausto

Museu do Holocausto

Museu do Holocausto

Museu do Holocausto

Museu do Holocausto

Museu do Holocausto

Museu do Holocausto

Museu do Holocausto

Amei conhecer o lugar, a organização, as histórias, o acervo… tudo! Vale sua visita!

O museu fica na R. Cel. Agostinho Macedo, 248 no bairro Bom Retiro. Lembre, não é permitido tirar fotos, respeite as regras. Todas as fotos postadas aqui, foram gentilmente cedidas pelo Museu do Holocausto.

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe um comentário