Buenos Aires

Dicas de como se cuidar em Buenos Aires.

Dicas de como se cuidar em Buenos Aires.
Escrito por Antonio JR

Dicas de como se cuidar em Buenos Aires.

Estive em Buenos Aires pela terceira vez agora no mês de novembro de 2013. Em todas as vezes que planejo uma ida a Buenos Aires, as minhas andanças pela internet se multiplicam. Em todas as pesquisas eu encontrava tópicos sobre golpes, pouca segurança e riscos na “cidade hermana”. Vi relatos sobre inúmeros cuidados que se deve ter quando se está na cidade portenha. Como nas minhas outras viagens a Buenos Aires, nada de sério, curioso ou esquisito tinha me acontecido, nunca destinei tempo para escrever algo do tipo.

Porém, desta vez me  deparei com várias situações que agora me fizeram dar destaque a este assunto e sinalizar aos leitores sobre os cuidados que devemos ter quando estamos visitando a charmosa Buenos Aires. A primeira delas foi logo de cara! Com pressa e cansado da viagem, acabei pegando um táxi sem identificação interna do motorista (só vi quando já estava sentado nele). A consequência foi um custo maior do que o usual na locomoção do Aeroparque ao centro da cidade, mais precisamente no Obelisco. Esse trajeto me custou mais de 100 pesos. Percebi, durante o caminho, que o taxista circulou por perto do estádio do River Plate. Como já estava dentro do táxi querendo chegar ao hotel, só fiz alguns questionamentos sobre o percurso, mostrando que eu não era tão leigo assim (parece que funcionou).

A segunda situação vivenciada foi relacionada a um par de sapatos da minha esposa. Inacreditável! Ficamos no Bristol, perto do Obelisco e durante os dias que estivemos hospedados foi tudo muito tranquilo. Porém, no dia de irmos embora, minha esposa me questionou sobre a falta de um par de sapatos. Ela revirou o quarto e os encontrou em um local muito suspeito. Ele estava bem embaixo da cama e no centro dela. Estava um dentro do outro, encostado em um dos pés da cama. Se eu tivesse tentado colocá-lo lá, da maneira que estava, sozinho talvez eu não conseguiria. Imagino que a tentativa foi, sem dúvida, direcionada para que ela esquecesse o objeto.

Dicas de como se cuidar em Buenos Aires.

Dicas de como se cuidar em Buenos Aires.

Por fim, a mais grave. Um casal de amigos que chegaram bem no dia da nossa partida, passou por uma situação de assalto a mão armada. Era domingo. Eles chegaram cedo e como ainda não podiam fazer o Check in, deixaram algumas coisas no hotel e saíram em direção ao Caminito, de ônibus e as 8 da manhã. Resultado? Foram assaltados. Levaram quase tudo que estavam com eles. Ipad, Ipod, cartões, documentos e etc. Por sorte, os passaportes e algum dinheiro, assim como outros cartões, estavam em uma pochete dentro da calça que não foi visto. Este assalto ocorreu no acesso ao Caminito, praticamente a uma quadra, em um ponto de ônibus bem próximo.

Diante de tudo isso que presenciamos na cidade, assim como as inúmeras leituras feitas antes de embarcar, resolvi destacar algumas dicas de segurança para que você se previna e diminua bastante o risco de uma situação nada agradável em plena viagem.

Dicas de como se cuidar em Buenos Aires.

Segurança nas ruas:

1 – Nunca deixe mochila, bolsas ou pochetes viradas para trás. É comum moradores, que percebem que você é um turista, lhe abordarem nas ruas para dar esta dicas. Bairros como o Centro e Pallermo à noite, San Telmo todo o dia, os acessos ao La boca são os mais arriscados.

2 – Nunca saia com muito dinheiro e tente dividi-lo em bolsos, bolsas dentre outros.

3 – Mantenha distância de pessoas que lhe abordam querendo mostrar manchas em roupas e outras formas que tenha contato físico;

4 – Nunca peguem táxis em ruas desertas e escuras e evite caminhar pelas mesmas. Se houver possibilidade, solicite o serviço de rádio táxi.

5 – NUNCA troque dinheiro na rua. É muito simples trocar em bancos ou casas de câmbio. Você pode encontrar boa cotação e é bem mais seguro.

Segurança em locais fechados (restaurante, bares e hotéis)

1 – Guarde sempre alto valores em dinheiro, passaporte e objetos de valor no cofre do hotel.

2 – Mantenha sempre suas roupas e sapatos organizados para que consiga visualizar rapidamente a falta de alguns desses itens.

3 – Nos restaurantes nunca utilize o encosto da cadeira para apoio de bolsas. Você pode ficar sem ela.

4 – Em lugares de maior volume de pessoas e que há consumo de álcool maior do que o tolerável, evite discutir ou levar adiante qualquer situação de estresse. Os hermanos são mais “sangue quente”.

Segurança nos táxis:

1 – Observar sempre a identificação do condutor (se possível a fotografe). Geralmente na parte traseira do veículo.

2 – Esteja sempre com o dinheiro trocado. Evite ao máximo entregar notas de 100 pesos. Caso seja necessário, passe a mão na nota mostrando que é verdadeira, e diga em alto e bom som que é uma nota de 100.

3 – Não mostre objetos de valor.

4 – Não aceite taxímetro desligado ou negociação fechada de valor. Nunca será mais barato que o taxímetro.

5 – Alguns golpes são contados na rede como por exemplo o caso “do filho doente e uma choradeira sem fim”. Não entre nessa. Peça pra te levar diretamente ao local combinado ou solicite que pare em algum local mais movimentado que esteja mais próximo de pessoas circulando.

Outras dicas de segurança:

Caso aconteça algum imprevisto que traga maiores consequências, entre em contato com a Embaixada Brasileira. O telefone do Consulado Geral do Brasil é 4515 6500. Se ficar sem sua documentação por furto, roubo ou perda, deve-se seguir este procedimento abaixo:

1 – No metrô, evite ficar muito próximo a pessoas. Se o metrô tiver bem cheio, deixe bolsa, sacolas ou carteiras bem na sua frente e na sua visão. Existem inúmeros mão leves por lá também.

2 – Fazer a denuncia do roubo ou perda na delegacia mais próxima;

3 – Para retornar ao Brasil, é necessária a emissão da ARB (Autorização de Retorno ao Brasil). Ela é gratuita. O telefone de Plantão em casos mais graves é 15 4199 9668.

4 – A denúncia policial deverá ser apresentada.

Veja mais sobre Buenos Aires no nosso blog. Você irá encontrar:

Buenos Aires – Roteiro 4 dias

Buenos Aires – Requinte Portenho

Cuidados especiais em Buenos Aires

Qual a melhor moeda para se gastar na Argentina

Colonia do Sacramento – Quais são as maneiras de conhecê-la saindo de Buenos Aires

Buenos Aires – Dicas dos Bairros

Reserve seu hotel com a gente , vai! Sem custo adicional, claro!

Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. É valido lembrar que o PREÇO NÃO ALTERA, ou seja, você não paga nada a mais por isso e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento grátis! É muito simples e seguro.

Clique em :

Booking.com – Hotéis em Buenos Aires

Booking.com – Hoteis em qualquer lugar do Mundo 

Venha pra nossa Rede:

Facebook   Google+   Instagram

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe um comentário

--