Cusco

Dicas de Cusco – A magia de seus arredores.

Dicas de Cusco
Escrito por Antonio JR

Dicas de Cusco – A magia de seus arredores.

Não só a cidade de Cusco que impressiona. Na região existem muita coisa pra ser vista e admirada. Cidade com traços da civilização Inca, monumentos interessantes, cenário natural de atrair olhares e zonas arqueológicas que mostram, e muito, sobre a importância dos Incas na história  peruana.

Nos arredores da cidade de Cusco, que, mesmo com a influência e força espanhola, tendo destruindo e colocando abaixo o que os Incas ergueram com tamanha habilidade, há muito o que se visitar. Incríveis construções, como as fortalezas de Sacsayhuaman, Puca-Puraca, Tambomachay e Qenco, todas erguidas e simbolizadas pelos encaixes das pedras, devem fazer parte de qualquer roteiro de turista que fique em Cusco por mais de quatro dias.

São muitas histórias, contradições e mistério que envolve toda passagem Inca por estas terras.  Esses “segredos” nos envolvem e nos fazem, a todo momento, nos transportar para os séculos ancestrais. Como se tivéssemos uma máquina do tempo a nossa disposição!

Logo abaixo segue uma listinha do pode ser visitado, seria como um provador de uma loja de perfume. Tudo isso para demonstrar um pouquinho do que te aguarda quando seus pés pisarem esta terra cheio de magia.

O Vale sagrado foi muito importante para a civilização Inca e nele, o que mais se destacou foi a produção de riqueza. É cortado pelo Rio Urubamba.

Sugiro que sejam feitas duas rotas e vai ser geralmente essa formatação que lojas (e muitas lojas) de turismo lhe oferecerão por lá. Faça cotações e pesquise para se chegarem aos melhores preços.

Pisac, Ollantaytambo e Chinchero fazem parte de um complexo de ruínas nas proximidades da cidade de Cusco denominado Vale Sagrado. Local onde os Incas ergueram povoados e também desenvolveram sua agricultura.

Pisac: uma pequena povoação situada no vale sagrado, possui um mercado que às Terças, Quintas e Domingos, transforma a praça com um forte colorido, causado pela grande quantidade de artigos de artesanato oriundos de diversas partes da serra andina.

Dicas de Cusco

Pisac

Ollaytaytambo: uma cidade pequena que é uma real amostra do nível de arquitetura que os incas alcançaram. Aldeia com muitas paredes Incas originais e as ruínas.

Dicas de Cusco

Ollantaytambo

Ollantaytambo

Ollantaytambo

Chinchero: com o seu mercado (aos Domingos) e as ruínas de um palácio Inca;

Dicas de Cusco

Chinchero

Dicas de Cusco

Chinchero

Além dessas acima, Maras foi onde se encontram umas interessantes salinas e Moray, situado a aproximadamente sete km de Maras, foi um importante centro experimental de agricultura Inca, onde existem umas misteriosas ruínas constituídas por uma sucessão de círculos.

Dicas de Cusco

Moray

Para os apressadinhos com a cultura ejá querem ir aprendendo um pouquinho o que vai escutar muito por lá, vai aqui algumas informações. Fonte: Wikipédia.

Sacsayhuaman: Supõe-se que Sacsayhuaman foi construída originalmente com propósitos militares para defender-se de tribos invasoras que ameaçavam o Império Inca. A construção foi iniciada pelo IncaPachacutii, antes de1438. Quem melhor descreve o monumento é o cronista Garcilaso de la Vega, que afirmou que sua construção durou cerca de 50 anos até o período de Wayna Qhapaq; estava concluído na época da chegada dos conquistadores.

Atualmente se pode apreciar somente 20 porcento do que foi o conjunto arqueológico, já que na época colonial os espanhóis destruíram seus muros para construir casas e igrejas em Cusco.
Da fortaleza se observa uma singular vista panorâmica dos arredores, incluindo a cidade de Cusco. (fonte: Wikipédia)

dicas de cusco

Sacsaywaman

dicas de cusco

Sacsaywaman

dicas de cusco

Sacsaywaman

Qenco: é um centro arqueológico localizado no Vale Sagrado dos Incas, a seis quilômetros a noroeste da cidade de Cusco, no Peru, a 3.580 metros de altitude. É composto por dois lugares: el Grande, que se encontra ao pé do caminho que vai desde Sacayhuaman até Písac; e el Chico, que está a 350 metros a oeste do anterior, sobre a encosta. Este templo está localizado sobre o que hoje se conhece como o monte Socorro e engloba uma área de pouco mais de 3.500 metros quadrados. Na época do Império Inca foi um centro dedicado ao rito e são de particular interesse e seu anfiteatro de forma semi-circular e suas galerias subterrâneas.
Não se conhece o nome original deste templo. Os conquistadores espanhóis lhe deram o nome de Qenko, palavra quíchua que significa “labirinto”, pelas galerias subterrâneas em forma de labirinto e pelos pequenos canais lavrados nas rochas em forma de ziguezague.
Este monumento foi qualificado como um anfiteatro, pois tem um construção semicircular. Na realidade, se ignora a finalidade desta construção, que pode ter sido utilizada como altar, um tribunal ou uma tumba. Presume-se que foi um dos santuários mais importantes da era Ínca.
Igualmente interessante é o labirinto com seus canais em ziguezague e suapedra ao centro em frente à qual possivelmente se prostravam os adoradores de Inti, ou deus Sol, e da deusa Pacha Mama ou Terra. (fonte: Wikipédia)

dicas de cusco

Qenqo

dicas de cusco

Qenqo

Tambomachay: Tambomachay em espanhol ou Tampumachay (quíchua: tanpu mach’ay, lugar de descanso) está localizado próximo a Cusco. É um sítio arqueológico que foi destinado ao culto à água e para que o chefe do Império Inca pudesse descansar. Este lugar também é denominado “Banhos do Inca”.
É composto de uma série de aquedutos, canal e várias cascatas de água que correm pelas rochas.

Aqui também houve uma espécie de jardim real, cuja irrigação provinha de um complicado sistema de canais especialmente feitos para essa função. (fonte: Wikipédia).

Reserve seu hotel com a gente , vai! Sem custo adicional, claro!

Banner Booking horizontal 810x100Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. É valido lembrar que o PREÇO NÃO ALTERA, ou seja, você não paga nada a mais por isso e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento grátis! É muito simples e seguro.

Escolha seu hotel clicando aqui:

Booking.com – Hotéis em Cusco

Booking.com – Hoteis em qualquer lugar do Mundo 

Venha pra nossa Rede:

Facebook   Google+   Instagram

Clique abaixo e veja nossos posts do Peru:

Cusco – Tradição, turistas e muito mais.

Lima – A modernização de uma cidade que não perde a tradição.

Machu Pichu – Compra de tickets online e limites de venda.

Machu Pichu – Inacreditável e Fascinante.

Trilha Salkantay – Trekking alternativo para Machu Pichu.

Roteiro Peru 14 dias

Na seção Pé na Jaca (nossos casos engraçados) tem um link do Mirador de Rachi

Pé na Jaca – Será que salto?

Veja mais fotos de Cusco e seus arredores:

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

1 comentário

Deixe um comentário