Jericoacoara

Dicas de Jericoacoara – Princesinha do Ceará.

Dicas de Jericoacoara
Escrito por Antonio JR

Dicas de Jericoacoara – Princesinha do Ceará.

A cidade e seus atrativos:

Jericoacoara é uma vila do município de Jijoca, Ceará. Só pra efeito de curiosidade, Jericoacoara significa na língua indígena, “jacaré tomando sol”. Jeri para os mais íntimos é uma vila linda, tranquila e que atraí turistas do mundo inteiro. É mais comum você esbarrar com um gringo do que com brasileiros em geral. Você vai se deliciando com as paisagens tão logo que vai chegando. Tão logo as imensas dunas de areias brancas vão se aproximando,  vai logo imagina e tem a sensação de que um lugar fantástico vai se aproximando.

Dicas de Jericoacoara

Vila de Jericoacoara

” Jeri” é uma vila com inúmeros atrativos. A Pedra Furada é o cartão postal da cidade e seu acesso é por uma trilha. São aproximadamente 40 mim de caminhada por uma paisagem bela e ventos refrescantes. Vale a caminhada! Os pescadores da Região dizem que a Pedra Furada vista do mar parece um olho do jacaré.

Dicas de Jericoacoara

Pedra Furada

Dicas de Jericoacoara

Pôr do sol das Dunas

Dicas de Jericoacoara

Assistindo a beleza do Pôr do Sol

Não vejo grandes atributos na praia que banha a vila, com exceção de uma grande duna onde o ritual de baterem palmas no pôr do sol, acontece rigorosamente todas as tardes, as lagoas que estão nos arredores são bem mais atraentes e deliciosas para o banho.

As Lagoas Tatajuba e Paraíso são inacreditáveis. Para ir à Lagoa Tatajuba você contratar um buggy. A capacidade do buggy é de 4 lugares mas geralmente os buggeiros ja possuem um controle para completarem a capacidade e o custo do passeio se tornar mais atraente. Caso opte pela privacidade, pelo valor total da corrida você pode ir somente com sua companhia. Os passeios de buggy possuem preços de 60,00 até 160,00 reais por pessoa dependendo de onde você pretende ir. Vale muito a pena!!!

Dicas de Jericoacoara

Chegando em jeri

Dicas de Jericoacoara

Lagoa Azul

Lagoa da Tatajuba e Lagoa Verde fazem parte de um passeio que possui  aproximadamente 60 km no total. Tatajuba é um vilarejo de pescadores primitivos. O vilarejo foi encoberto pela ação das dunas e reconstruído pelos pescadores do outro lado das margens do rio. Por isso alguns a chamam de Nova Tatajuba. Possuem dunas enormes e algumas em fase de cristalização o que as impede de se mover pela ação do vento. Para se chegar lá o buggy tem de cruzar a foz do rio Guriú de balsa.

Lagoa Azul e Paraíso. Neste passeio são aproximadamente 40 km de extensão tendo seu gran finalle na  Lagoa Paraíso. Alguns, compram o pacote de transporte de Van e conhece um lado desta lagoa em seu retorno a Jijoca. Porém este passeio foca o outro lado da lagoa e também deve ser apreciado principalmente pela transparência das águas. A culinária merece destaque.

Apesar dos restaurantes serem simples, você realmente estará comendo um prato super fresco de peixes pescados no mesmo dia. Este passeio é um passeio mais curto.A praia de Jeri me decepcionou um pouco. Uma praia com muita alga que dá impressão de sujeira. As Dunas do Pôr do Sol é maravilhosa! Muito alta e você tem a vista de todos os cantos da vila e ainda pode desfrutar de um ritual muito tradicional da vila: O Pôr do Sol.

Praia do Preá: Nesta praia, a pesca é bastante desenvolvida e fica muito perto de Jeri, ao lado do Serrote.

A noite de Jeri é uma mistura do novo com o tradicional. Você pode ir a um “forró pé de serra” ou a uma “festa eletrônica”. No primeiro você tem a presença dos nativos que se esbaldam na pista de dança, aproveitando a noite inteira no ritmo do forró. Na outra, são na maioria, gringos curtindo uma balada mais agitada. Recomendo os dois!

Transporte: Para se chegar em  “Jeri”, que está situada a aproximadamente 370 km de Fortaleza, você tem poucas opções. Até a cidade de Jijoca, você poderá ir de ônibus (Redenção) ou micro-ônibus (agencias de viagens). Pela experiência de viagem que tive, recomendo fazer de micro-ônibus ou de Van. Melhor custo benefício.

O tempo de viagem é bem menor e o preço não tão acima. De Ônibus você ira gastar cerca de oito horas e a diferença de três horas a menos vale muito a pena. De Jijoca para Jeri, somente de buggy, 4×4 ou D20 (jardineiras). Geralmente quando você contrata o serviço de Van, este trajeto vem está incluído no pacote. Caso contrário, o valor de uma jardineira (todos os dias) é de R$ 5,00.

Hospedagem: Em Jeri, existem inúmeras possibilidades de hospedagem e como sempre, para todos os gostos e bolsos. Em minha opinião, o que mais importa é a Localização. As melhores hospedagens estão no Centro (Mosquito Blue, Barão e Capitão Thomaz) e também de frente para o mar. Como em quase todos os lugares, existem boas opções e preços mais acessíveis, vale pesquisar opções que sejam aconchegantes e que não estão próximos ao centro.

Dicas de Jericoacoara

Pousada Capitão Thomaz

Em Jeri, os ventos favorecem a prática de Windsurf e Kitesurf, então, para os que não praticam, vale uma aulinha.

Dicas de Jericoacoara

Lugar especial para Kitesurf

Dicas de Jericoacoara

Jeri e suas dunas

Outras dicas:

*A voltagem na vila é de 220V.

*Coloque na sua bagagem chapéu, boné e protetor solar. Leve roupas leves e informais. (claro a sua câmera digital para imortalizar cada instante da sua viajem em Jeri).

*Jericoacoara dispõe de um Posto de Saúde e duas farmácias precárias.

*Não deixe de colocar uma pequena lanterna na sua bagagem, em Jericoacoara não existe iluminação (postes de luz) nas ruas sendo o lugar um Parque Nacional.

*Jericoacoara não há banco ou caixas eletrônicos, somente em Jijoca. Quase todas as lojas e restaurantes aceitam cartão de crédito. Só em Jijoca você vai achar um Banco do Brasil. Todos os dias na Rua Principal tem jardineiras que vão para Jijoca de Jericoacoara por R$ 5,00.

*Jericoacoara é um convite para esportes ligados a natureza. Aprenda o Windsurf na praia central ou para mais emoção faça um mini-curso de Kitesurf em Preá com instrutores qualificados.

*Muito bom ir de manhã para a Pedra Furada porque a maré está baixa e pode-se observar vários aquários naturais. Legal seria ir alugar um cavalo e ir longo a praia…….ou simplesmente a pé.

*Reserve com antecedência a sua pousada ou hotel, Jeri é um vilarejo pequeno e em cima da hora não tem vaga.

*Para preços menores a melhor época para ir é fora da alta temporada e feriados. Jericoacoara é muito mais tranquila e os preços das pousadas são bem reduzidos.

*Conheça o Farol, ponto ideal para ver um belíssimo nascer do sol. A gigante duna bem ao lado da vila oferece um espetacular pôr-do-sol com inicio aproximado as 17:30. (na descida experimente o sandboards). Para um lugar mais naturalístico vá a Praia Malhada onde é muito comum o nudismo, e o local é muito frequentado por surfistas pelas boas condições de ondas.

Veja mais sobre o lindo Ceará!

Canoa Quebrada – Com Brodway e tudo!

Fortaleza – Uma cidade voltada para o turismo.

Morro Branco – Falesias coloridas.

Essas ultimas dicas de Jericoacoara foram retiradas do link abaixo. Sugerimos também sua leitura.

Jericoacoara Brasil

Veja mais fotos e dicas de Jericoacoara:

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

5 Comentários

Deixe um comentário