Paris

Dicas de Paris – Romantismo como moldura de uma bela arquitetura.

Dicas de Paris
Escrito por Antonio JR

DICAS DE PARIS,

Dicas de Paris! Linda… arquitetura de tirar o fôlego!

Paris estaria, sem dúvida, dentro das dez cidades em cada dez listas de preferências daqueles que gostam de viajar. Se você é um desses, não deixe de ir à Cidade Luz. Veja só as dicas de Paris:

Dicas de Paris

Museu do Louvre

Visto de entrada

Na França, só é exigido passaporte com vencimento superior a seis meses, a contar do dia do embarque. Além disso, não é necessário nenhum visto, isso se a sua permanência for menos que três meses. Se a sua permanência lá for mais de três meses, então o visto é obrigatório.

Quer saber mais sobre isso? Então consulte: http://www.consultfrance-saopaulo.org.br  e http://www.france.org.br

Seguro de viagem

É obrigatório. Não é permitida a entrada sem. Também você não quer correr riscos não é mesmo. Procure um bom Seguro de Viagem. Quer conhecer a Mondial Assistance? Uma das líderes de seguro no Mundo e nós usamos. Clique aqui e veja condições especiais com super descontos! (temos uma pequena comissão mas recomendamos porque utilizamos este seguro)

Dinheiro pra alguns, money para outros

A moeda corrente em Paris, e em toda a França, é o euro. Você pode trocá-lo aqui mesmo no Brasil, em agências bancárias que oferecem esse serviço e em casas de câmbio. Já em Paris, você pode fazer saques em euro, mas só com cartão de crédito internacional. A opção mais barata é a de débito, e não a de crédito.

Experiência de hospedagem

A gente tem que ter muita atenção quanto à qualidade dos hotéis em Paris. Por se tratar de uma cidade turística, existem muitas opções por todos os lados. Quando for lá, tenha cautela quanto aos arredores da estação Gare du Nord. Por ali, há hotéis de baixa qualidade e com preços caros quanto ao que eles oferecem. É claro que há as grandes redes hoteleiras em Paris. Elas estão bem localizadas.

Sabe qual pode ser uma outra opção de hospedagem? Os Albergues… desde que recomendados. É bom pesquisar sobre eles antes de fazer uma reserva.

Quanto à minha experiência de hospedagem, bem, digamos que não foi feliz. Fiquei hospedado com um americano num desses hotéis ruins. Cheguei a Gare du Nord sem ter feito reservas e já no final da tarde. As opções que encontrei no preço que podia pagar não eram nada convidativas: o hotel era um lugar degradado e péssimas instalações. Faltou profissionalismo, principalmente de quem deveria nos proporcionar uma passagem agradável pela cidade.

Gastando na cidade

O custo de vida em Paris é alto. O turista gasta muito por lá. Se você gosta de bons restaurantes, uma balada ou simples chopinho, prepare o bolso. Cheguei a pagar 8 euros(!) por um chopp. Na época da viagem, sabe quando isso daria aqui no Brasil: R$24,00!!!

Os Cafés de Paris… muito agradáveis. Apesar de serem um doce lugar para se sentar e apreciar a movimentação das charmosas ruas, os preços são salgados. Mas vale a pena ir a um deles.

Dicas de Paris

Champs-Élysées

Fica aí uma boa dica para se virar com baixo custo: os mercadinhos. Neles você encontra frutas, águas, refrigerantes e muitas outras coisas, tudo com um preço mais baixo. Inclusive mais baixo do que se você comprar em supermercados de grandes redes.

Dicas de Paris

Champs-Élysées

Dicas de Paris

Praça da Concordia

Andanças pela cidade

A parte magnífica de Paris é a sua arquitetura. Museus, ruas, praças, igrejas… é tudo muito belo. O bom é que Paris tem uma lista enorme de coisas que devem (mas devem mesmo!) ser visitadas e apreciadas. Por isso, pense bem na quantidade de dias que você ficará por lá, porque é muita coisa pra se ver.

O segredo para otimizar a sua visita pelos pontos turísticos é organizar a programação. Olhe aí uma coisa importante:

Trace rotas pensando na proximidade dos pontos turísticos, utilizando para isso os mapas. Os hotéis e os pontos turísticos geralmente oferecem mapas gratuitamente.

Desse jeito, você perderá menos tempo e aproveitará ainda mais a cidade.

Recomendo andar a pé em Paris. Isso mesmo: a pé! Claro que isso depende da condição física do turista e também do seu ânimo. Porém, vai aqui um estímulo: se o seu problema for a falta de ânimo, pode ter certeza de que vai passar rapidinho. Até mesmo o metrô, ande o mínimo nele.

Dicas de Paris

Arco do Triunfo

É maravilhoso caminhar por Paris. Cada esquina traz um sentimento de euforia ao espírito, justamente por você estar ao vivo nos postais de sua viagem.

Dicas de Paris

Jardim de Luxemburgo

Bom, tem sempre aqueles que são menos animados ou que o tempo do passeio é menor. Sabe o que eu sugiro? Os famosos ônibus com teto panorâmico. Eles fazem city tour (sightseens). O bom desses ônibus é que você pode parar em um determinado ponto turístico, conhecer melhor o local e pegar um outro ônibus, que vem logo em seguida. Para isso, você compra um passe que lhe dá o direito de usar esses ônibus por 48 horas.

Dicas de Paris

Vista Torre Eiffel

Dicas de Paris

Charme de Paris

Dicas de Paris

Jardins das Tulherias

Passear em Paris… o chato é que é tudo tão bom que o tempo passa muito rápido e, por mais que a gente se esforce, ainda fica muita coisa sem ser vista, principalmente alguns detalhes interessantes do cotidiano parisiense e suas diversas facetas.

Sobre o idioma:

Eu já tinha ouvido falar e é verdade mesmo. Os franceses não gostam de quem fala em inglês. Portanto, antes de você embarcar para a terra de Victor Hugo, onde ecoam os acordes da Marseillaise, é bom aprender pelo menos o básico da língua francesa. Isso facilita as coisas.

Claro que não estou falando de frases como Le livre est sur la table (The book is on the table), mas de palavras e expressões de abordagem cordial das pessoas. Coisas como: bonjour, bonne nuit, pardon, entre outras.
Pontos Turísticos “batidinhos” mas que merecem destaque:

Basílica de Sacré-Couer

Fica em Montmartre e, por estar bem no alto, tem uma bela vista da cidade de Paris. É toda em branco e foi construída entre 1876 e 1910. Muito visitada por turistas.

Museu do Louvre

Extremamente grande! Impossível você conhecê-lo totalmente em um só dia. Mas isso não quer dizer que você não possa dedicar um dia ou até mesmo uma boa parte do dia para conhecê-lo. Existem nele alas muito interessantes. Optei pelas seguintes: “Antiguidades Egípcias” e “Pinturas Italianas e Espanholas”. É dentro desta ultima ala que está o quadro da Mona Lisa. Não deixe de conhecê-lo.

O Museu do Louvre possui bons restaurantes e lanchonetes numa praça de alimentação.

Dicas de Paris

Museu do Louvre

Catedral de Notre Dame

Uma obra-prima a sua arquitetura! Fica à beira do rio Senna. Começou a ser construída em 1163 e levou quase 170 anos para ser concluída. Possui um estilo gótico e seus fantásticos vitrais são do século XIII. Missa linda aos domingos!

Arco do Triunfo

Inspirado no Arco do Triunfo, esse monumento no coração de Paris foi planejado por Napoleão para celebrar suas vitórias militares. O Arco foi concluído em 1836 e é um dos grandes marcos de Paris… afinal ele está ao final da “famosérrima” ChampsElysées! Existe um museu no seu interior e, em homenagem ao Soldado Desconhecido, uma chama é acesa diariamente às 18h e 30min. Esse Arco do Triunfo, quando iluminado, ficar um show! Você está em Paris!

Dicas de Paris

Monumentos em Paris

Dicas de Paris

Torre Eiffel

Torre Eiffel

O marco mais famoso de Paris foi construído por Gustave Eiffel para a Exposição Mundial de 1889, centenário da Revolução Francesa. Com 318 metros e 10.100 toneladas, esse é o monumento mais lembrado no mundo e o mais visitado da Europa! Se você não subiu na Torre Eiffel, você não foi à Paris… rs Boutiques e restaurantes fazem o programa ficar inesquecível! Se você estiver cheio da energia, suba pelas escadas até a 3ª plataforma. O mais sensato é pegar o elevador e tirar mil fotos… A vista parece cartão postal, linda! E muito, muito romântica! O passeio é obrigatório! Prepare-se para grandes filas, principalmente nos fins-de-semana, mas elas não são tão demoradas! Curta o visual…

Um recadinho final…

Para mais dicas de Paris, principalmente sobre Louvre, Torre Eiffel, Champs Elysses e outros pontos turísticos que não estejam listados abaixo, deixe seu recado. Ah!… em Paris, não se esqueça de ler um bom livro acompanhado de um bom vinho.

Menos “badaladinhos” (ou não?!?) mas da mesma forma exuberantes:

Champs Elisées;
Ópera Garnier;
Igreja de la Madeleine;
Saint Chapelle;
Praça da Concórdia;
Praça Vendôme;
Sacré Coeur;
Praça la Bastille;
Ópera Bastille;
Jardim de Luxemburgo;
Palácio de Versailles;
Passear pelo rio Senna;
Jardim de Monet;
Eurodisney.

Reserve seu hotel com a gente, vai!

booking banner post

Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço não altera e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento grátis! É muito simples e seguro.

Clique em :

Booking.com – Hoteis em Paris  pela Booking.com

Booking.com – Hoteis em qualquer lugar do Mundo 

Veja mais fotos de Dicas de Paris em nossa galeria:

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

7 Comentários

  • Paris realmente é sensacional. O tempo nunca é suficiente, por isso tem que realmente planejar bem e ver quais os pontos de maior interesse.

    Quantos aos hotéis eu nunca dei muita sorte, quem procura uma opção barata tem os hoteis F1 que ficam nos bairros mais distantes. Para aqueles que pretendem passar o dia inteiro na rua e pagar bem barato vale à pena. Em torno de 45€ a diária de um quarto que cabe até três pessoas. o lado negativo é que não tem banheiro no quarto. Normalmente esse hotel compensa mais que albergues.

    A região da Gare du Nord é uma área um pouco perigosa e esquisita, não recomendo ficar hospedado por lá não. Mas como as coisas em Paris são bem caras é necessário reservar com vários meses de antecedência. Tive problemas para reservar hotéis para alta temporada faltando dois meses.

    A cidade luz é espetacular, não deixem de fazer um passeio de bateu-mouche (barco) no fim da tarde e inicio da noite (é possível ver a torre iluminada navegando no Rio Siena).

    Uma viagem bem planejada tem tudo pra ser excelente. No mais, aproveite cada pedacinho que Paris pode oferecer.

    • Muito bom Breno!
      Isso mesmo… A região de Gare não é muito legalzinha para se ficar não mas é onde se tem opções mais baratas! Depende do que você se propõe! Sobre os banheiros, o que você disse também é fato! Opções baratas não vem com banheiros nos quartos como “brinde”!
      Sua dica do bateu-mouche foi sensacional! Não sei como deixei escapar esta informação.
      Muito obrigado pela participação e pelas dicas! Ficamos felizes! Grande abraço e sempre a bordo!

  • Opa Johnnie, tudo bem? Bem vindo a bordo. Muito obrigado pela participação no blog. Realmente Paris é uma cidade que enche os olhos de qualquer um e a necessidade de “tempo” para não só conhecer Paris como também entender Paris é prioridade. Como “tempo”para tudo isso na maioria das vezes deixa a desejar, nos resta a opção de estarmos, sempre que possível, dando umas voltas por lá. Muito obrigado!

  • Olaaa.. estarei fazendo minha primeira viagem ao exterior, e o destino é a França…
    Estou indo com minha irmã, cunhado e sobrinho, ficaremos na casa de uma amiga, por 10 dias.
    estamos buscando dicas de lugares que não podem ficar de fora da rota, e tb dicas sobre passear em outros países ou não.. o tempo e o dinheiro não são muitos,rs, então precisamos de super dicas..rsrsrs

    • Ei Paula tudo bem? Que ótimo que irá fazer sua primeira viagem internacional. E escolheu bem a porta de entrada viu? Paris é linda! Este post está bem completinho para Dicas iniciais. Mais detalhes sobre Paris (tem alguns pontos turísticos mais escondidinhos) e outro lugar da França, não temos. Infelizmente. Vontade não falta para retornarmos a Europa! Um grande abraço e uma excelente viagem para vocês.

Deixe um comentário