Porto

Dicas de Porto Roteiro de 2 dias

Dicas de Porto
Escrito por Antonio JR

Dicas de Porto – Roteiro de 2 dias

Como chegar:

Fomos (eu e meus amigos que fizeram o Caminho) de Santiago de Compostela. Alugamos um carro e em 1 hora e 30 minutos já estávamos entrando na cidade. Aqueles que querem sair de Lisboa para conhecer a cidade dos vinhos famosos, podem optar por fazer de trem em quase 3 horas ou ir de carro alugado que na minha opinião otimiza, mas a viagem fica mais cansativa. Porto está aproximadamente 300 km de Lisboa.

Existem ônibus que fazem trajetos pela Península Ibérica ligando várias cidades espanholas e portuguesas. É sempre bom conferir na empresa  Internorte. Só para dar um exemplo, meu retorno a Madri foi em um desses ônibus. Custou 50 euros a passagem e minha viagem durou 8 horas. Como no dia do meu retorno só tinha essa opção, acabei perdendo um dia inteiro da minha viagem na estrada.

A cidade:

Porto ou O Porto. Encontramos as duas nomenclaturas quando começamos a pesquisar a tradicional cidade portuguesa conhecida pela beleza de suas pontes e pelo inquestionável vinho. Porto, como vamos chamá-la é uma das principais cidades de Portugal e um dos principais destinos da península ibérica.

Conhecer a cidade de Porto é caminhar pelas ruas apertadas de seu centro histórico, subir e descer ladeiras e navegar pelo rio D´Ouro. Focamos na parte histórica da cidade e como as atrações estão próximas não foi difícil criar um itinerário.

Acredito que Porto merece mais tempo no seu planejamento e apesar da cidade não estar da maneira como eu esperava, consegui conhecer várias de suas atrações. A beira do Rio D´Ouro está uma beleza, mas somente lá. No restante nem tanto. Presenciei ruas sujas, casarios abandonados, igrejas mal cuidadas e um de ar de abandono e falta de manutenção em áreas de turismo frequente. Isso não foi legal.

Como fiquei somente dois dias em Porto, esse roteiro acaba servindo, e bem, àqueles que não possuem muito tempo na cidade portuguesa. Dividi minha viagem em duas partes e utilizei o próprio rio D´Ouro como divisor. No primeiro dia, visitamos um lado do rio em que está Porto e no segundo dia, fizemos um passeio no próprio rio, além de o cruzarmos e conhecermos a cidade vizinha de Gaia.

E vamos a eles:

Dia 1 – Lado de Porto do Rio Douro.

Focamos, como disse anteriormente, nas atrações do lado histórico da cidade. Porto é muito grande e com inúmeros pontos turísticos, mas com o prazo curto, se não manter o foco, compromete a viagem.

Como chegamos de madrugada e sem hotel reservado, perdemos tempo noite a dentro procurando hospedagem. Ficamos na casa de um hospitaleiro na Travessa do Carregal.

Estávamos muito próximos a Igreja das Carmelitas e começamos nossas andanças por ali, caminhando ladeira abaixo até chegarmos às margens do Rio D’ouro. Após as Igrejas das Carmelitas e do Carmo, passamos pelo bondinho de Congregados, pela Fonte dos Leões em direção ao Museu de História Natural. Depois caminhamos para a Igreja e Torre barroca dos Clérigos e depois para o Centro Português de Fotografia.

Dicas de Porto

Igreja das Carmelitanas

Dicas de Porto

Igreja do CArmo

Passamos em frente ao Mosteiro de São Bento da Vitoria e Igreja N. S. da Vitoria. Antes de seguirmos na direção do Instituto dos Vinhos do D’ouro e Porto, passamos pelo Miradouro onde já foi possível ver a beleza da baixa do Porto. Vimos o Palácio da Bolsa e paramos para um sorve na Praça do Infante D. Henrique. Descemos a Rua da Alfândega até o Cais da Estiva onde começamos a andar à beira do Rio D’ouro. Deliciosa a caminhada. Cais da Ribeira e Cais do Guimarães. Para descansarmos aproveitamos para fazer o passeio de barco pelo Rio D’ouro vendo as grandes pontes que com suas histórias são destaques até os dias de hoje.

Dicas de Porto

Vista do Miradouro

Dicas de Porto

Miradouro da Vitoria

Dicas de Porto

Praça do Infante D. Henrique

O passeio durou 40 minutos aproximadamente e custou 10 euros. Acho que vale a pena para dividir o dia, pois as caminhadas em ladeiras são cansativas, com isso o passeio de barco é uma ótima opção. E ainda podemos apreciar a beleza do entorno do Rio D’ouro saboreando uma cerveja gelada. O ticket dá direito a entrada no Cave do Vinho. Deixamos para visitá-lo a tarde o que acabou não acontecendo.

Dicas de Porto

Passeio pelo Rio Douro

Dicas de Porto

Passeio pelo Rio Douro

Dicas de Porto

Passeio pelo Rio Douro

Na Rua Cais da Ribeira, sugiro que dê um tempo e sente-se em algum dos restaurantes para comer alguma coisa e deixar o tempo passar. É muito agradável aquele clima e a movimentação dos turistas.

Dicas de Porto

Cais da Ribeira

A noite saímos para jantar no restaurante Museu do Presunto. Me lembro de ter visto uma recomendação de algum blog de viagens que andei pesquisando. Tinha anotado o nome do restaurante, porém a fonte não me recordo. É muito interessante e o atendimento bem diferenciado. A decoração é um pouco bagunçada, pois tem inúmeros itens antigos que são relacionados a várias coisas. A comida é muito boa. Primeiro ficamos numa sala de entrada e depois fomos direcionados ao restaurante onde já estava preparada toda a mesa do jantar. Bem legal! Mais um detalhe: Tudo que nos foi oferecido foi cobrado. Ou seja, não há cortesias. Como achamos tudo muito delicioso e já imaginávamos que seria cobrado, deixamos de lado mas se você não quiser ter surpresas no final da noite, deixe tudo bem claro. O que deseja ou não consumir.

O que vi:

  • Igreja das Carmelitas
  • Igreja do Carmo
  • Fonte dos Leões
  • Museu de História Natural
  • Igreja e torre dos Clérigos
  • Centro Português de Fotografia
  • Mosteiro de São Bento da Vitoria
  • Igreja N. S. da Vitoria
  • Miradouro
  • Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto
  • Palácio da Bolsa
  • Praça do Infante D. Henrique
  • Passeio pelo Rio Douro
  • Cais da Ribeira

Dia 2 – Lado de Gaia e a segunda metade da área do Porto.

Começamos o dia seguindo para Vila Nova de Gaia que fica do outro lado do Rio D’ouro. Passamos pela Ponte D. Luiz I pela parte de baixo. Subimos até o Mosteiro da Serra do Pilar que já fica na cidade vizinha de Gaia onde se tem uma vista maravilhosa. É possível fazer esses trajetos com aqueles famosos tuk-tuk mas resolvemos fazer caminhando mesmo. A subidinha é um pouco dura e pode ser feita pelo outro lado da ponte pelo Funicular dos Guindais, mas não fizemos. Entretanto, a bela vista recompensou o esforço.

Dicas de Porto

Possibilidade de Transporte

Dicas de Porto

Teleférico

O Mosteiro tem um pátio muito legal com uma vista sensacional. Ideal para quem está viajando com crianças. Deixá-las soltas ali, acaba sendo para elas, uma diversão a parte.

Dicas de Porto

Vista do Mosteiro da Serra do Pilar

Como disse no dia anterior, tem a possibilidade de ir ao Cave do Vinho Sandeman e você pode fazê-lo descendo de teleférico. Como optei por não conhecê-lo, também não andei no teleférico. Saindo do Mosteiro da Serra do Pilar seguimos pela ponte D. Luiz I só que pela parte superior. Belíssima a vista!

Dicas de Porto

Vista da Parte superior da Ponte D. Luiz I

Segui até a Muralha Fernandina e depois a Sé Catedral onde paramos para comer a famosa Francesinha (comida tradicional e típica de porto). Um sanduíche com linguiça, salsicha, carnes e queijos. O meu estava delicioso! Depois desse lanche que acabou sendo meu almoço, deixei para caminhar sem propósito e sem mapas indo onde eu achasse interessante até resolver voltar para o meu quarto.

O que vi:

  • Mosteiro da Serra do Pilar
  • Furnicular dos Guindais (não andamos)
  • Teleférico (não andamos)
  • Cave do Vinho Sandeman (não entramos)
  • Muralha Fernandina
  • Sé Catedral

Conhecer Porto requer mais tempo. A parte nova da cidade passou longe. E na segunda noite fomos até a parte do oceano para ver o pôr do Sol. Ficamos por lá e aproveitamos para comer alguma coisa e comemorar com uma rodada de chope, ali mesmo em um bar da praia. Muito lindo o pôr do sol, recomendo! E assim finalizei minha passagem por Porto, a primeira cidade portuguesa que conheci.

Tive como referências para o meu roteiro nos blogs:

Para Viagem: Roteiro dois dias no Porto em Portugal

Um Viajante: Roteiro de um dia pelo Porto, Portugal

Reserve seu hotel com a gente, vai.

Banner Booking horizontal 810x100Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço não altera e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento grátis! É muito simples e seguro.

Clique em :

Booking.com – Hoteis em Porto  pela Booking.com

Booking.com – Hoteis em qualquer lugar do Mundo 

Venha pra nossa Rede:

Facebook   Google+   Instagram

Veja mais de nossas fotos e dicas de Porto:

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

2 Comentários

Deixe um comentário

--