Prados

Dicas de Prados – A cidade da música e da arte em madeira

Dicas de Prados
Escrito por Antonio JR

Dicas de Prados – A cidade da música e da arte em madeira

Mais uma cidade histórica da região das vertentes em Minas Gerais. Próxima de cidades mais conhecidas como Tiradentes e São João del Rei, Prados encanta os turistas com sua peculiaridade, ser rica no artesanato em madeiras e considerada a cidade da música das gerais. Veja a seguir nossas dicas de Prados.

A cidade conserva, em suas ruelas, casarios datados do século XVII. O centrinho não é todo caracterizado por construções antigas, mas é um agradável lugar para encontrar pessoas, jogar conversa fora e ainda beber uma cervejinha gelada.

Dicas de Prados

Um dos casarão mais antigo de Prados – Atualmente está sendo restaurado

Prados também possui igrejas com estilo rococó em seus interiores. A Igreja de N. S. da Conceição e N. S. do Rosário são belas construções que merecem uma visita.

Dicas de Prados

Igreja N. S. da Conceição – Dicas de Prados

Dicas de Prados

Igreja N. S. do Rosário – Dicas de Prados

Prados é conhecida como cidade da música por valorizar essa arte, que inclusive, tem destaque no Festival de Música da cidade. O mesmo acontece todos os anos em parceria com a USP – Universidade de São Paulo. O Festival de Música é realizado pela corporação Banda-Lira Ceciliana, datada de 1858 e até hoje mantém orquestra sacra, banda de música e coral em plena atividade. Além dessa importante festa, outras duas épocas que merecem destaque caso você queira visitar a cidade em épocas mais movimentadas são: Pradense Ausente e a Semana Santa. Se quiser saber mais sobre a cultura de Prados pode clicar aqui.

Dicas de Prados

Em épocas festivas a cidade se embeleza

O cidadão de Prados é acolhedor. É normal ver rodas de conversa entre turistas e pradenses na praça central da cidade.

Bichinho é vilarejo de Prados, apesar dos turistas acreditarem que faz parte de Tiradentes. Vitoriano Veloso, o nome original de Bichinho, recebe turistas o ano inteiro vindo de Tiradentes e muitos deles já seguem caminho para conhecerem Prados também. São somente 9 km e faz parte da Estrada Real.

Dicas de Prados

Local de Peregrinos da Estrada Real – Dicas de Prados

Quem visita a região das vertentes se encanta com o artesanato local. Um artesanato de destaque produzido na cidade de Prados são as peças em madeiras. Animais talhados em trocos de madeira merecem destaque e são procurados por pessoas do Brasil todo.

Prados possui vários artesãos e as peças, que são produzidas para venda no varejo, são enviadas na maioria para Tiradentes. A Vila Caraça é onde algumas obras maiores são produzidas. É uma perfeição. Se quiser saber mais sobre Vila, clique aqui.

Dicas de Prados

Escultura em madeira – Essa com quase 2mt de latura e 4 mt de comprimento

Escutura em madeira - Dicas de Prados

Escultura em madeira – Dicas de Prados

Dicas de Prados

Escultura em madeira – Dicas de Prados

Como parte do município de Prados é constituído pela Serra de São José (APA das Libélulas), a cidade é muito procurada por aventureiros que adoram trekking e beleza natural. É possível fazer uma Travessia entre as cidades de Prados e Tiradentes, se quiser saber mais pode acessar nosso post clicando aqui.

Dicas de Prados

Serra de São José saudando o visitante – dicas de Prados

Veja mais posts sobre a região:

São João del Rei

Tiradentes

Estrada Real

 

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe um comentário

--