Santiago

Dicas de Santiago do Chile – Bela cidade com um maravilhoso postal de fundo.

Dicas de Santiago do Chile
Escrito por Antonio JR

Dicas de Santiago do Chile – Bela cidade com um maravilhoso postal de fundo.

A cidade de seus atrativos.

A grande metrópole do Chile tem como pano de fundo, nada mais nada menos, do que a Cordilheira dos Andes. Por quase todos os lados da cidade, esta beleza fica estampada para quem circula pela capital chilena. Uma das cidades mais visitadas por brasileiros, Santiago é uma mistura de simpatia, boa gastronomia, história e cultura, seja pra quem a visite no inverno, querendo explorar o que há de melhor nas estações de esqui dos arredores, ou pra quem deseja desfrutar o clima ameno da cidade em épocas de calor.

O que costuma ocorrer quando se planeja uma viagem ao Chile, os turistas na maioria das vezes optam por chegar em Santiago e depois seguir em sua viagem para o norte ou para sul do país, desta forma, reservam para esta cidade, menos dias do que o necessário para conhecer bem o que Santiago oferece. Inclusive, incluem nesses poucos dias, suas idas a cidades vizinhas como Viña del Mar ou Vaparaíso.

Santiago é uma cidade muito interessante e com grandes atrativos. A cultura está sempre presente! Nas estações de metrô, por exemplo, que diga-se de passagem, funciona de maneira impecável e muito bem. Além de sempre limpas, as estações servem como galerias de artes em constante exibição.
Outro fator que chama a atenção é a limpeza das ruas. Parece que estão constantemente limpando o grande centro e dificilmente se vê concentrações de lixo.

Dicas de Santiago do Chile

Praça da Cidadania – Dicas de Santiago do Chile

Dicas de Santiago do Chile

Praça da Cidadania – Dicas de Santiago do Chile

O povo chileno é um atrativo a parte, a simpatia é quase uma constante e a disponibilidade para prestar qualquer serviço de orientação não era imaginável antes.

Santiago possui uma vida noturna agitada e a Avenida Pio Nono próxima do Pátio Bellavista é bastante movimentada com inúmeros restaurantes, bares e pubs de boa qualidade. Pra quem quer este agito, está aí uma boa pedida.

Santiago possuí os famosos “Cerros” que são como nossos mirantes e valem certamente uma visita. O Cerro Santa Lúcia e o menor deles e fica em uma área mais central da cidade. O Cerro São Cristóvão é um espetáculo a parte, nele você tem uma belíssima vista da cordilheira e também dos prédios da cidade. É simplesmente fantástica a vista lá de cima. O acesso é fácil e começa pela subida pelo Funicular (Bondinho que anda sobre trilhos puxados por cabo de aço. Na parte de cima tem várias barracas de artesanato, lanchonetes, um jardim japonês, um belo santuário da Imaculada Conceição e uma grande imagem da “Virgem”.

Dicas de Santiago do Chile

Funicular – Dicas de Santiago do Chile

Dicas de Santiago do Chile

Cerro de São Cristóvão – Dicas de Santiago do Chile

Este cerro faz parte do Parque Metropolitano que é o maior de Santiago que possui bosques, piscinas e o zoológico da cidade.

Valor Funicular:  1.800,00 pesos ida/volta. Funcionamento Seg – 13h a 20 / Ter a Dom – 10h a 21h.

Assim como todo país com colonização espanhola, o estilo arquitetônico dessas cidades se assemelha muito. Uma grande variedade de prédios com estilo próprio desta colonização foram construídos assim como uma grande praça central que na grande maioria das vezes se chama Plaza de Armas onde está localizada a Catedral Metropolitana. A Plaza de Armas é considerada o marco zero da cidade. Ela é muito interessante e bonita com seus imponentes prédios da época colonial, varias esculturas e arborização. Nela, além da Catedral Metropolitana que possui uma beleza exuberante, pode ser visto também o prédio dos Correios e o Museu Histórico Nacional. Foi nesta praça que em 1541, o conquistador espanhol Pedro de Valdívia fundou a cidade de Santiago.

Dicas de Santiago do Chile

Plaza de Armas – Dicas de Santiago do Chile

Dicas de Santiago do Chile

Plaza de Armas – Dicas de Santiago do Chile

A imponência da construção externa da Catedral Metropolitana ainda não demonstra tudo de valioso que esta catedral possui. Sua área interna é simplesmente exuberante e vale uma visita detalhada. Lindos lustre e vitrais, diversas imagens de santos e um teto maravilhoso são atrações a parte.

Dicas de Santiago do Chile

Catedral Metropolitana – Dicas de Santiago do Chile

Na região da Plaza de Armas estão o Museu Chileno de Arte Pré Colombiana, Museu Histórico Nacional, e o Museu Nacional de Belas Artes e ambos possuem grande acervo, além de uma grande riqueza histórica .
Valor Entrada Museu Arte Pré-colombiana: (Estava em reforma e fechado ao publico)

O Palácio La Moneda e o Centro Cultural La Moneda ficam na Praça da Cidadania que foi palco de importantes acontecimentos históricos. Neste mesmo lugar ocorrem a “Troca de Guardas” e como vimos somente o final dela, não posso afirmar que seja uma obrigação no teu roteiro. Se quiser ver vai a dica: Acontece nos dias pares (janeiro, abril, maio, agosto, novembro e dezembro) e ímpares (fevereiro, março, junho, julho, set, out), ou seja, dia sim e dia não as 10h da manhã.

Dicas de Santiago do Chile

Palácio La Moneda – Dicas de Santiago do Chile

Como toda grande cidade, Santiago também possui um interessante Mercado Central. Ele é o mais importante centro de compras de peixes e frutos do mar da cidade. Sua estrutura possui uma grande parte central onde ficam os principais restaurantes e também corredores laterais, onde na sua grande maioria são peixarias e pequenos restaurantes. Fomos visitar o Mercado Central por dois motivos: primeiro porque ir a um Mercado Central é quase que ponto obrigatório de qualquer roteiro e segundo porque queríamos provar a famosa “Centóia Gigante” (caranguejo gigante do chile) que é vendida por lá.

Dicas de Santiago do Chile

Entrada do Mercado Municipal – Dicas de Santiago do Chile

Dicas de Santiago do Chile

Centóia Gigante – Dicas de Santiago do Chile

Gostamos muito do que vimos, realmente um Mercado estruturado com restaurantes interessantes, diversas peixarias, muitas lojas de artesanato, apesar de estar claro que é uma estrutura que espera receber muito mais turistas do que propriamente os moradores. Quanto a “centóia” (caranguejo gigante do Chile), uma decepção! Um preço absurdamente caro para pouco sabor. Fomos a um restaurante onde o proprietário é um brasileiro que, obviamente, foi extremamente simpático mas a centóia na minha opinião deixou muito a desejar (talvez meu paladar não seja tão apurado para degustar estes pratos). Mas fica a dica: se você deseja experimentar a centóia ou qualquer outro tipo de frutos do mar, não se sente no primeiro restaurante que parece te oferecer uma boa promoção. Os preços divergem e provavelmente a qualidade também. Nesta área central ficam inúmeros garçons oferecendo seus serviços deixando até chata esta questão. Tente acertar na escolha.

Restaurante:El rey del Mariscal
Valor da centóia: 88.000,00 a grande (são 4 tamanhos: pequena, média, grande e gigante)

Dicas de Santiago do Chile

El Eei de Marisco – Dicas de Santiago do Chile

O Mercado Central fica bem numa área central como se fosse uma área próxima das rodoviárias do Brasil. Apesar das indicações que pudesse ser um lugar  perigoso, não percebi em momento algum. Mas de qualquer forma tome os devidos cuidados.

Uma boa opção para quem tem um tempinho de sobra é fazer um passeio pelo Vale de Maipo onde estão algumas vinícolas de grande importância no cenário cultural e principalmente econômico do Chile. Agora, se tiver com o tempo um pouco escasso, vale uma visitinha pelo menos na Concha y Toro. São três possibilidades de passeios guiados mas talvez não tenham muito a se ver. Um passeio por alguns locais de armazenamento de vinho, algumas explicações óbvias (para quem conhece um pouquinho de vinho) e uma degustação um tanto quanto limitada (no caso do pacote mais simples). O mais interessante é a loja de souvenir que tem dentro da empresa. Nela você encontra inúmeros artigos para você ou para quem você quiser presentear no retorno ao lar.

Uma boa dica: Se preferir, não precisa comprar um pacote para fazer esse tour, a linha 4 (azul escuro) do metrô leva você até quase a empresa. Se você descer na última estação (Plaza de Puente Alto) , você estará a pouquíssimos minutos da vinícola. Este trajeto seguinte você pode fazê-lo de ônibus ou de táxi, pois a distancia realmente é muito curta.

Valores Metro: 580,00 a 640,00 o bilhete (depende do horário, varia o preço)
Valores Entrada Concha y Toro: 8.000,00 (duas degustações); 17.000,00 (intermediaria); 67.000,00 (completa). http://www.conchaytoro.com/web/tour-en/types-of-tours/
Táxi(Estação a Entrada da empresa): 3.000,00 (trecho)
Valores em Pesos Chilenos e Câmbio da Época: R$ 1,00 = $ 255,00

Algumas Atrações Turísticas:

Atrações: Linha e Estação de Metrô mais próxima

Cerro Santa Lúcia: L1 Santa Lúcia
Plaza da Cidadania:  L1 La Moneda
Palácio La Moneda:(visita interna deve ser agendada) L1 La Moneda
Plaza de La Constituicion: L1 La Moneda
Museu La Chascona: (uma das casas de Pablo Neruda) L1 ou L5 Baquedano
Cerro San Cristobal: L1 ou L5 Baquedano
Tribunal de Justiça: L5 Plaza de Armas
Ex Congresso Nacional: L5 Plaza de Armas
Plaza de Armas: L5 Plaza de Armas
Passeo Ahumada: L5 Plaza de Armas
Museu Chileno de Arte Pré-colombiano: L5 Plaza de Armas
Correo Central: L5 Plaza de Armas
Museo Histórico Nacional:  L5 Plaza de Armas
Mercado Central: L2 Puente Cal y Canto
Vinícula Concha y Toro: L5 Plaza de Puente Alto

Reserve seu hotel com a gente , vai! Sem custo adicional, claro!

Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. É valido lembrar que o PREÇO NÃO ALTERA, ou seja, você não paga nada a mais por isso e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento grátis! É muito simples e seguro.

Para encontrar seu melhor hotel, clique em :

Booking.com – Hotéis em Santiago  pela Booking.com

Booking.com – Hoteis em qualquer lugar do Mundo 

Venha pra nossa Rede:

Facebook   Google+   Instagram

Quer saber mais sobre nossa viagem ao Chile 10 dias? Leia nossos outros posts:

Frutillar – Cidade que respira música e cultura

Pucón – A deslumbrante subida ao vulcão Villarica

Pucón – Aventura em lindos arredores

Pucón – Muitas paisagens, clima bucólico e muito carisma

Santiago – Hospedagem, ski, compras e dicas complementares

Vaparaíso – Região portuária e de grande importância econômica

Viña del Mar – O mar banhado por flores

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe um comentário

--