São João del Rei

Dicas de São João del Rei – Terra onde os sinos falam!

Dicas de São João del Rei
Escrito por Antonio JR

Dicas de São João del Rei

São João del Rei é uma das cidades históricas das Minas Gerais. Fundada no século XVIII, sua tradição religiosa já é demonstrada nas inúmeras lindas igrejas com estilo barroco que a cidade possui. A principal festa é a Semana Santa que é visitada por turistas do mundo inteiro. A quem diga que Aleijadinho deixou obras por aqui. Outros contestam. De qualquer forma a beleza das igrejas é grandiosa e seus sinos possuem uma linguagem própria. Muitos ainda entendem o que os sinos querem dizer.

Os sinos são um capítulo a parte. É uma forma de comunicação com a comunidade. O tipo de batida, a intensidade e a quantidade de toques dados, podem informar uma procissão, um encontro de irmandade ou até mesmo uma missa.

São João (para os íntimos) possui, além de belas igrejas, um centro histórico com museus, ruas centenárias, vielas e becos. Por todo o lado que você anda, vc se sente em séculos passados. Um dos pontos turísticos mais imponentes da cidade é a igreja de São Francisco de Assis.

É claro que o roteiro começa por onde for mais perto de sua estadia. Mas acredito que começar pelo centro histórico mais próximo à Igreja Nossa Senhora do Carmo seja mais coerente. Nesta praça há pequenas ruelas com seu estilo colonial e inúmeras pequenas lojas. O centro histórico é muito próximo ao centro comercial e em alguns pontos eles até se juntam.Saindo da Igreja do Carmo é pegar sentido a Igreja Nossa Senhora das Mercês ou também a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Sugiro a primeira pois é uma caminhada que se faz subindo e a vista lá de cima é bem interessante para ponto de partida.

Dicas de São João del Rei

Largo do Rosário – Dicas de São João del Rei

Depois da Igreja das Mercês, desça até as costas da Igreja da Matriz. Uma observação. Entrem nas igrejas! Elas são espetaculares por dentro. A da Matriz é a igreja com maior volume em ouro encontrada nas Minas Gerais.

Saindo da Igreja da Matriz siga em direção à Igreja Nossa Senhora do Rosário. Esta igreja, foi a igreja dos negros durante algum tempo. Em frente à igreja do Rosário, há um largo muito interessante onde está o Solar dos Neves. Este solar foi residência do ex-presidente da republica, Tancredo de Almeida Neves e também o Museu de Arte Sacra. Na lateral da igreja começa uma rua muito tradicional chamada rua Santo Antonio. Suas casas são coloniais e deve se ter atenção às paredes frontais das casas que possuem leve inclinação.

Dicas de São João del Rei

Torre da igreja N. S. do Carmo – Dicas de São joão del Rei

Dicas de São João del Rei

Torre da igreja N. S. do Carmo – Dicas de São João del Rei

Dicas de São João del Rei

Rua Santo Antonio – Dicas de São João del Rei

Tendo conhecido essa parte do centro histórico, você deve seguir até o chamado Largo Tamandaré. Nele estáo Museu Colonial que se quiserem parar para uma visita, vale a pena.

Dicas de São João del Rei

Largo Tamandaré – Dicas de São João del Rei

Os museus também mostram grande acervo colonial e mostra muito sobre a cidade em épocas passadas. Destaque para o Museu de Arte Sacra e o Museu Colonial.

São João é cortada por um rio. A Igreja de São Francisco de Assis é do outro lado e talvez possa ser seu próximo ponto turístico a ser visitado. Alguns pequenos monumentos podem ser vistos no trajeto. A Rua da Prata (rua paralela à Igreja de São Francisco), possui casarios com estilo colonial mineiro.

Dicas de São João del Rei

Vista da Igreja São Francisco – Dicas de São João del Rei

Dicas de São João del Rei

Torre da Igreja São Francisco – Dicas de São João del Rei

Dicas de São João del Rei

Memorial Tancredo Neves – Dicas de São João del Rei

Outros pontos que possuem arquitetura colonial mineira são: A Prefeitura Municipal, Casa do Barão de Itambé, Os solares do Barão de São João del Rei e da Baronesa de Itaverava. Próximo à Prefeitura Municipal que pode ser conhecida logo após a Igreja de São Francisco está a Ponte da Cadeia.

Dicas de São João del Rei

Ponte da Cadeia – Dicas de São João del Rei

Além de seu centro histórico, a cidade concentra também uma bela gama de artesanatos de cidades vizinhas, cada uma com sua tradição. A musicalidade também está presente e como já falei antes, além dos badalos dos sinos, a musica se mostra em corais e bandas.

Esta bela cidade não vive somente de igrejas, música e cultura. Pela sua localização, ela pode oferecer opções para aventureiros. Escalada, esporte off-road e mountain bike podem ser feitos na Serra do Lenheiro. Trekking podem feitos também pela Serra de São José, uma área de proteção ambiental com belíssimas paisagens.

Um passeio muito interessante para quem busca um passeio mais tranquilo é o de Maria fumaça. Um trem do século XIX que leva os turistas até a cidade vizinha de Tiradentes (outra cidade histórica). Este passeio encanta pessoas de todas as idades. Vale a pena!

Pontos Turísticos: Igrejas (principais entre as 35 da cidade):

Igreja Nossa Senhora do Carmo
Igreja Nossa Senhora das Mercês
Igreja da Matriz
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Igreja de São Franscisdo de Assis

Pontos de visitação:

Casarios da Rua Santo Antonio
Pontes da Cadeia e do Rosário
Prefeitura Municipal
Rua da Prata
Solar do Barão de São João e Baronesa de Itaverava
Chafariz da Legalidade
Estação Ferroviária e passeio de Maria Fumaça

Ecoturismo:

Serra do Lenheiros
Serra de São José

Onde ficar:

Em são João del Rei tem diversas pousadas e hotéis muito interessantes. Seguem algumas dicas:
Garden Hill Small Resort (a paz de um small resort com campo de golf)

Pousada Buonabitacolo (bairro)
Pousada Casa dos Contos (bairro)
Vila magnólia (centro)

Mais posts de São João del Rei

São João del Rei – Dicas das igrejas e seus horários

São João del Rei – Terra onde os sinos falam

Semana Santa em São João del Rei – Uma das mais belas do Brasil

São João del Rei – Caminhadas na Serra de São José

Museu de Arte Sacra em São João del Rei

Atrações lado B de São João del Rei

Clique aqui e veja mais sobre a Estrada Real:

Abaixo os post da Região da Vertentes

O que fazer em Tiradentes – 8 Dicas

Tiradentes – Doce ar pitoresco

Tiradentes – Festival de Gastronomia

Mostra de Cinema de Tiradentes

Travessia Serra São José – Prados a Tiradentes

Museu do Automóvel da Estrada Real

Bichinho – Um vilarejo que respira arte

Carrancas – O fascínio das águas

Coronel Xavier Chaves – Belo artesanato em pedras

Prados – Dicas de Prados – A cidade da música e da arte em madeira

Resende Costa – Uma história tecida em tear

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

6 Comentários

Deixe um comentário

--