Destaque Dicas Top Listas

Economizar para viajar sempre

Economizar para viajar
Escrito por Antonio JR

Economizar para viajar sempre

Minha formação acadêmica e toda especialização na área de finanças me fez, mesmo tendo trocado de área há alguns anos, adquirir alguns conhecimentos que me acompanham pela vida inteira e que serve para alguma coisa (risos): saber economizar para viajar mais… Brincadeiras à parte, a questão financeira é a que mais direciona as pessoas a viajarem ou não.

Enquanto alguns poucos possuem condição de viajar sempre e para onde quiserem, a maior parcela da população ainda é aquela que planeja para conseguir conhecer o destino dos sonhos, grupo no qual, inclusive, me incluo.

Economizar para viajar

Economizar para viajar

Na linha de pensamento que, dinheiro não nasce em árvores, e você tem que se preparar para botar os pezinhos no mundo, algumas dicas são essenciais para a organização e sucesso da sua jornada inicial que é economizar.

Podemos dividir essa jornada em duas etapas: a primeira, se refere às regras de casa e do seu cotidiano, aquilo que Maslow descreve em sua pirâmide de hierarquia de necessidades. A segunda já é um apanhado de dicas  de planejamento e execução da viagem em si.

ETAPA 1

dica #1: Tenha FOCO!

– Nada disso será possível se essa premissa básica não estiver entranhada na em sua vida. Foco é tudo e não deixa você se perder durante o caminho, que em alguns momentos, será árduo. Quando aparecer algo que você gostaria muito de comprar ou um objeto que você sempre desejou ter, lembre-se: Experiências são mais valiosas do que coisas.

dica #2: Estabeleça meta!

– Se o FOCO é seu grande aliado, a META é a linha de chegada. É nela que você tem que focar! Sem ela tudo fica subjetivo. Lembre-se: “qualquer lugar é bom quando não se sabe onde se quer chegar” e não é bem isso né?

dica #3: Tenha um cofrinho!

– Já comprei uma antena de TV por assinatura, já fiz upgrade em bicicleta ou adquiri um bom acessório de carro com a moedas que juntei, e é claro que em minha viagens, rachar aquela garrafa pet, bem ao meio, e fazer a farra com o pequeno tesouro guardado em moedas, sempre me ajudou muito. Já notou que moedas, facilmente, podem ser pedidas ou são como um convite a serem gastadas? Geralmente uso o mesmo bolso para guardar as moedas ou o console do carro para depois transportá-la para o cofrinho destinado a viagens. Quem sabe guardar o pouco pode usufruir do muito! #ficaadica

Economizar para viajar

Economizar para viajar

dica #4: Os cortes começam em casa!

– Se você passar um “pente fino” nas contas de casa vai observar que muitos pequenos gastos acabam, juntos, se tornando avassaladores de sonhos! Verifique as luzes, aparelhos em stand-by, planos de tv a cabo, o tempo que você deixa eletrodomésticos ligados, aparelhos com alto consumo e etc. Comece a baixar os custos.

dica #5: Organização financeira

– Você estudou os cortes que devem ser feitos em casa, o próximo passo é se organizar. Listar as possibilidades de os gastos e as metas a serem batidas. Quando os gastos se tornarem menores que a meta, você deverá se lembrar do cofrinho que citei lá em cima e depositar seus ganhos ali. Entram na lista de contenção: cinemas, salão de beleza, serviços domésticos, dentre outros.

Economizar para viajar

Economizar para viajar

dica #6: Mudança de comportamento

– Nessa altura do campeonato você já deve ter percebido que aquilo que se vive tem mais valor do que aquilo que se compra, não é mesmo? Então comece por abolir qualquer espécie de artigos onde se paga pela marca. Não é nenhum segredo que existem inúmeras marcas alternativas que possuem qualidade igual ou superior àquela que, cujo o montante pago faz um grande estrago no bolso.

dica #7: Sair de casa? Não, obrigado!

– Atualmente um chope com os amigos, o happy hour, a noitada ou um jantar romântico no mais renomado restaurante de sua cidade são luxos que podem ser temporariamente cancelados. É claro que não é necessário abolir toda ou qualquer possibilidade de interação com o meio, mas você pode reduzir bastante. Evite sair para locais caros. Reforce a ideia de fazer encontros em casa que, além de mais seguros, são mais compensadores para o bolso. Lembra do cofrinho?

dica #8: Seja sustentável

– Use transporte alternativo. O metrô pode render bons frutos ao seu cofrinho e sua bicicleta pode ser a melhor opção para seu bolso e para o meio ambiente.

ETAPA 2

Segue abaixo as economias que você pode fazer programando sua viagem ou estando nela.

dica #9: Pesquise passagem com milhas ou fique atento às inúmeras promoções

– Aplicativos com promoções de passagens aéreas pipocam na rede. Baixe e acompanhe. Sabendo o destino fica mais fácil para quando aparecer aquilo que lhe interessar. Se cadastre também em sites que prestam o serviço de aviso de tarifas.

dica #10: Planeje sua viagem com antecedência

Tudo com tempo disponível se torna mais simples e você consegue pensar melhor em estratégias mais baratas. Também consegue achar alguma promoção de hotel ou aéreo e até melhorar seu posicionamento logístico na cidade que vai visitar. Tendo tempo, você estuda meios alternativos como ônibus circular ou metrô, evitando o gasto desnecessário com táxi ou traslado.

dica #11: O turismo é caro, então fuja dele

– Restaurantes de turistas têm, em quase sua totalidade, preços mais elevados. Não deixe de jantar no restaurante dos seus sonhos, claro, mas você pode equilibrar os gastos almoçando em outras opções mais acessíveis e de moradores locais.

dica #12: Otimize os pequenos lanches

– Durante o dia, leve em sua mochila pequenos lanches preparados com itens comprados em supermercado. A princípio pode parecer “farofada” mas pode ter certeza que você, ou qualquer pessoa quando está com fome, perde rapidinho esse pré-conceito.

dica #13: Hotéis geralmente é para banho e pouso

– Nunca vi e não vejo necessidade de reserva em uma suíte presidencial do principal hotel da cidade. Coloque na balança e analise o tempo que você ficará no hotel. Se a balança pesar para usufruir das dependências do hotel, talvez você esteja no lugar errado e não precisa ir tão longe para curtir os atributos de um 5 estrelas.

dica #14: Faça uma poupança forçada

– Os preços das passagens aéreas, quase nunca, são disponibilizadas com desconto à vista. Como as melhores promoções acontecem entre 4 a 6 meses antes da data da viagem, compre com o melhor preço e dividida em vários pagamentos. É como se você estivesse destinando esse recurso para uma poupança e quando chegar a data da viagem pode ser que a passagem já esteja quitada.

Retrip com você:

Tem alguma dica valiosa de Economizar para viajar sempre? Conte pra gente nos comentários e deixe essa lista ainda mais RICA!

Reserve seu hotel com a gente, vai. As melhores condições e ajuda o blog.

Banner Booking horizontal 810x100Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço não altera e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento grátis! É muito simples e seguro.

Clique em :

Booking.com

Venha pra nossa Rede:

Facebook   Google+   Instagram

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

6 Comentários

  • Muito bom o post Antonio! Uma coisa que me ajudou muito também foi parar de comer fora de casa (que em SP isso representa uma boa economia) e deixar de comprar roupas sem necessidade! Ajuda muito e você deixa de ser um acumulador 🙂

    • Ei Patricia, tudo joia? Que bom que curtiu o texto e concordo contigo que cada um sabe o que cortar para dar mais resultado. Deixar de ser acumulador te deixa bem mais leve para a vida! Grande abraço e obrigado por passar por aqui!

  • Antonio, adorei o post… e a página também!!! (curti)
    Minha meta é conhecer Itália e, estou me planejando $$$ pra isto. Uma forma que me ajuda muito a economizar é comprar apenas o necessário e útil e comparar o valor de um produto com diária de hotel (por exemplo, conheço pessoas que pagam $400 reais por uma peça de roupa e, me lembro que fiquei 5 dias em Porto de Galinhas pelo mesmo valor) . O principal de tudo é sempre planejar com antecedência !!! Abraço!

    • Exatamente Meire. Muito obrigado pelo comentário no post! De fato fazer essas comparações dos preços das coisas que podemos deixar de comprar com valores que teremos que desembolsar nas viagens a gente não tem dúvidas do que escolher não é mesmo? Ahhh Itália? Não conheço mas também está na minha listinha próxima. Grande abraço!

  • Dicas para economizar são sempre bem-vindas! Acredito muito no item da mudança de comportamento, acumular experiências e não coisas!

    • Ei Sonia! Que bom vê-la por aqui! Sim… economias nos dias atuais é necessidade mas quando podemos ainda nos esforçar mais um pouquinho para viver novas experiências, porque não né? Abração e obrigado pelo comentário!

Deixe um comentário

--