Lyon

Festa das Luzes em Lyon

Festa das luzes em Lyon

Festa das Luzes em Lyon

A Festa das Luzes em Lyon (Fête des Lumières) é o evento mais famoso de Lyon e ocorre anualmente em torno do dia 8 de dezembro. Como morei em Lyon durante um ano e meio, tive o prazer de estar por dois anos consecutivos nesta grande festa. É magnífica! É quando a cidade é iluminada por toda parte durante quatro dias ficando ainda mais linda que o normal. A Festa das Luzes em Lyon É uma boa pra quem visita a França no início de dezembro. Esse ano (2014)  ocorrerá do dia 5 ao dia 8. Me arrepio só de lembrar!

Festa das luzes em Lyon

Festa das luzes em Lyon

Segundo a lenda, desde os tempos que em uma peste atacou o sul da França (de 1550 a 1643) e a cidade de Lyon foi pouco atingida, os lioneses adotaram o hábito de rezar pela intercessão de Virgem Maria em situações difíceis. E, desde então, todos os anos, os católicos lioneses fazem um peregrinação até o alto da colina de Fourvière.

No ano 1848 começaram a reformar a torre da capela do alto da colina e em 1852, com o trabalho finalizado, decidiram instalar uma imagem de Maria sobre a torre, como forma de agradecimento. A inauguração estava prevista para o dia 8 de setembro (data de comemoração do nascimento de Maria), mas um grande temporal caiu sobre a cidade, fazendo o rio Saône transbordar, o que impediu a inauguração.

Uma nova data foi escolhida: 8 de dezembro (dia de Imaculada Conceição). Mas nas vésperas e no dia, tempestades terríveis caíram sobre a cidade, e decidiu-se adiar pela segunda vez a cerimônia, mas milagrosamente (ou não), no fim da tarde do dia 8 as nuvens desapareceram. Lyon então anoiteceu com velas e castiçais nas janelas que alegraram a cidade sob uma nova luz até o amanhecer. E desde então, no dia 8 de dezembro, os lioneses iluminam a cidade com velas nas janelas.

De 1872 a 1884 uma nova igreja em honra a Virgem Maria foi construída no local da capela, a Basílica de Notre-Dame de Fourvière. Iluminada, a Basílica fica show!

Festa das luzes em Lyon

No alto Igreja de Saint Jean

Outra igreja que tem um aspecto maravilhoso com a intervenção das luzes é a Igreja de Saint Jean. A troca de luzes a deixa atrativa a cada apresentação e a todo momento você pode desfrutar de uma diferente pintura. Sem dúvidas é maravilhosa!

Festa das luzes em Lyon

Igreja de Saint Jean

Festa das luzes em Lyon

Igreja de Saint Jean

Hoje em dia são vendidos cerca de 8 milhões de lumignons (pequenos vidros com vela colorida) em Lyon durante a preparação da festa e estima-se que 3 milhões de turistas passam pela cidade nos quatros dias. As crianças adoram e é fácil ver a demonstração de surpresa e felicidade em seus rostos.

Festa das luzes em Lyon

São mais de 80 pontos da cidade que ficam repletos de luzes, são prédios históricos e igrejas que recebem animações, árvores iluminadas, fontes coloridas, e muito mais. Quem passa por Lyon nesses dias se encanta com tantas apresentações de tirar o fôlego. Por todo canto há sempre muita música e muito vin chaud (vinho quente) para esquentar os lioneses e os turistas.

Como a cidade fica lotada, fica quase impossível encontrar um hotel de última hora, sendo necessário se programar com certa antecedência. Pra quem pretende ir por um único dia, sugiro evitar o sábado que é quando as ruas ficam extremamente lotadas sendo até difícil (mas não menos prazeroso) se locomover de uma atração a outra. Algumas das animações continuam fazendo parte do cenário da cidade até o ano novo.

Costumam dizer que a nossa primeira Festa das Luzes em LyonFête des Lumières) é inesquecível. Eu posso disser que fui igualmente surpreendido no meu segundo ano de festa e espero poder voltar outras vezes.

Meu conselho é se programar para poder desfrutar de tudo que a cidade tem a oferecer e ainda curtir a espetacular Festa das luzes em Lyon.

Festa das luzes em Lyon 2014 – 5 a 8 de dezembro

Fotografias: Breno Coelho e Marcos Vinicius Lacerda

Reserve seu hotel com a gente, vai!

Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço não altera e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento grátis! É muito simples e seguro.

Clique em :

Booking.com – Hoteis em Lyon  pela Booking.com

Booking.com – Hoteis em qualquer lugar do Mundo 

Veja também outros posts da França:

Paris – Romantismo como moldura de uma bela arquitetura

Veja mais fotos da Festa das Luzes em Lyon:

Sobre o autor

Breno Resende Coelho

Sou mineiro, nasci e cresci na pequena cidade de Resende Costa MG. Moro em Viçosa, onde estudo Engenharia de Produção na UFV. Recentemente fiz um intercâmbio de um ano e meio na França, onde estudei francês, cursei um ano de faculdade e fiz estágio numa empresa belga. Tudo isso em Lyon, cidade que adotei como minha segunda casa. Andei pela Europa e quero passar dicas aqui pra vocês!

1 comentário

  • Lyon é um cidade charmosa, segunda maior da França, situada entre os Rios Ródano e Saône. Capital mundial da gastronomia, conta com uma movimentada vida cultural, desde festivais a museus. 
Na minha humilde e suspeita opinião, Lyon dá de dez a zero em Paris. Sim!
    Além de linda e charmosa, a cidade não é tão cheia, é mais acessível nos quesitos preço e locomoção e conta não só com um, mas com dois rios!

Deixe um comentário