Top Listas

Filmes para arrumar as malas

Filmes para viajar
Escrito por Antonio JR

Que eu AMO viajar, todo mundo já sabe, mas às vezes, quando não tem jeito de pegar uma estrada ou um vôo, a solução é dar aquela escapada para uma cidade vizinha. Tá bom! Naqueles dias chuvosos, geralmente domingos, friozinho do cão, edredom sobre o corpo no sofá da sala, surge uma bela oportunidade de viajar com os olhos e a mente. Assistir um bom filme, principalmente se o tema for viagem, também pega muito bem!

Como é geral entre os travel bloggers fazerem listinhas de filmes de viagens, também resolvi fazer a minha e postar para vocês leitores. E como se trata de algo muito pessoal, resolvi ser o mais eclético e fiel possível às minhas escolhas. Filmes que me marcaram ou me fizeram querer comprar logo um ticket de passagem aérea. Tem comedia, aventura, drama e claro, tem romance também.

É importante ressaltar que não coloquei em ordem de gosto. Até porque em alguns casos a dúvida é tão grande que esse post não sairia e sendo assim, preferi fazer uma escolha e postá-las de forma aleatória.

Então, prepare a pipoca que as nossas sugestões são:

Comer, rezar e amar

Esse filme baseado na história da própria autora Elizabeth Gilbert (Julia Roberts), inspira não só a viajar como também a mudar de vida. Isso é algo eu adoro em filmes! A protagonista se vê diante de uma vida que muitas mulheres gostariam de ter, mas que ela mesma se sente infeliz e em pânico. A atitude de abandonar tudo e seguir em frente, viajando por lugares incríveis – Índia, Itália e Bali, e ainda sozinha é de muita coragem e que lhe traz uma grande recompensa no final! Um bom filme para te levar a fazer uma auto crítica.

Filmes para viajar

Comer, rezar e amar

O Caminho (The Way)

Sou suspeito pois tudo que envolve o Caminho de Santiago me comove tanto que já assisti esse filme seis vezes. O filme retrata a história de um pai que resolve fazer o Caminho de Santiago de Compostela em causa do filho, que o faria mas morre logo no primeiro dia. A história de um homem que descobre a espiritualidade para se transformar, passo a passo, dia a dia em sua peregrinação.

Filmes para viajar

The Way – O Caminho

Thelma e Louise

Thelma e Louise são duas amigas que estão cansadas da vida monótona que levam e resolvem abandonar tudo e botar o pé na estrada. Típico do meu signo, sagitário. Durante a viagem, porém, elas se envolvem em um crime e começam a ser perseguidas pela polícia. Esse filme é um clássico que vale a pena ser visto tanto pelo enredo quanto pela fotografia que é linda. Eu pelo menos, curti!

Filmes para viajar

Thelma e Louise

Natureza Selvagem (Into the Wild)

Esse me fez repensar vários aspectos da minha vida. Apesar da obsessão equivocada do jovem Christopher McCandless (Emile Hirsch) em viver sem nenhum recurso material (e nota-se no filme que mesmo desapegado, em alguns momentos ele dependia desses recursos) e sua vontade de viver isolado, o filme mexe com nossos instintos mais aventureiros.

Filmes para viajar

Into the Wild – Natureza Selvagem

Meia noite em Paris

Meia noite em Paris é um super filme de Woody Allen sobre a história de um roteirista de Hollywood que sempre sonhou em ser um escritor. Numa viagem a Paris com a noiva e os futuros sogros, ele se vê completamente frustrado e resolve retomar os planos de ser um escritor reconhecido. O filme mostra Paris de uma forma belíssima e alternativa, que realmente desperta uma vontade gigantesca de botar os pés por lá.

Filmes para viajar

Meia noite em Paris

Sob o Sol da Toscana

Esse é um lindo romance vivido na belíssima região da Toscana (região que conhecerei em breve). A protagonista se divorcia do marido na cidade de San Francisco e compra uma chácara na Toscana para descansar e terminar de escrever um livro. Depois desse filme, não tinha como essa região da Itália não entrar na minha lista de “viagem dos sonhos”, não é mesmo?

Filmes para viajar

Sob o sol da Toscana

A praia

Leonardo de Caprio ainda novinho e já se firmando como bom ator nesse filme que ainda possui uma fotografia divina. Depois se conhecer um casal de franceses e um viajante experiente, que lhe diz sobre uma ilha secreta – Ilhas Phi Phi, na Tailândia, um lugar perfeito onde não existem turistas. Convencidos a embarcar nessa aventura, mal sabiam dos conflitos e problemas que encontrariam por lá. A fotografia é o ponto forte do filme mas Tailândia ajuda né?

Filmes para viajar

A Praia

Livre (Wild)

Para os amantes da viagem peregrina, assim como eu, esse filme é bastante inspirador. Baseado em um história real,  a trama conta sobre a viagem de uma mulher – Cheryl Strayed (Reese Witherspoon), que resolveu fazer a trilha de 4.200 Km, que inclui toda a costa oeste dos Estados Unidos, da fronteira com o México até o Canadá, conhecida como “Pacific Crest Trail” sem nenhuma experiência do tipo. Seu intuito era esquecer seu passado com as drogas e sexo promíscuo e também a busca de autoconhecimento. O longa inspira mochilões por aí e mostra a beleza e os perigos de uma viagem desse tipo.

Filmes para viajar

Livre

Pequena Miss Sunchine

Filme vencedor de um óscar de melhor roteiro original, conta realmente com uma história divertida e cheia de dramas também. Uma família com membros do tipo, um avô viciado em cocaína, um tio que já tentou suicídio, um filho que está fazendo voto de silêncio e por aí vai, resolve viajar para levar a estrela da casa, a pequena Olive (Abigail Breslin), uma menina de 7  anos para participar de um concurso de dança e beleza. Na vigem acontece de tudo e mais um pouco e o final surpreende bastante. Eles atravessam o país para levá-la em uma kombi amarela e velha que também participa ativamente do enredo.

Filmes para viajar

Pequena Miss Sunshine

Eurotrip

Nesse filme, uma turma de amigos resolve viajar pela Europa tendo como destino final, Berlim. Um dos rapazes, precisa se retratar com uma bela garota alemã. As confusões já começam em sua primeira parada, Londres. Mesmo sendo uma comédia besteirol americana, confesso que nesse caso me fez dar muitas risadas.

Filmes para viajar

Eurotrip

Realmente eu adoro um Bônus:

Diário de Motocicleta

Gael García Bernal interpreta Che Guevara. Largue o seu lado político de lado e viaje com o estudante de Medicina que planejou uma grande viagem em uma motocicleta pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado. A história ganha um ótimo formato quando começam os contra tempos. A partir daí, a dupla passar a seguir seu caminho dependendo de caronas e dos próprios pés. Conhecem diferentes tipos de pessoas e locais, muito atentos às diferenças socioeconômicas.

Filmes para viajar

Diária de Motocicleta

Tá! Eu sei que ficaram vários de fora. Queria fazer uma lista com dez e não podia deixar meu bônus pra trás. Então vamos fazer o seguinte: Me conte aqui nos comentários um (s) filme (s) que não deveria ter ficado de fora na sua opinião, ok?

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe um comentário

https://retrip.com.br/--