São João del Rei Tiradentes

Final de semana São João del Rei e Tiradentes – Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem

Escrito por Antonio JR

Um Final de semana em São João del Rei e Tiradentes – Segundo Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagens

Outro final de semana para ficar na história da cidade de São João del Rei. Este ano (2015), novamente foi realizado o Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagens. Desta vez a segunda edição contou com a participação de 17 blogs e 28 blogueiros de viagem. A cidade de São João del Rei os recebeu de braços abertos para um final de semana cheio de atividades, descontração e aprendizado.

Na sexta feira, em São João del Rei fomos conhecer o artesanato em estanho da cidade na Imperial Estanho. São lindas peças cujo artesanato só é produzido nessa cidade. Peças de decoração maravilhosas esbanja estilo e requinte. Vimos uma apresentação de como são torneadas essas peças e como é feito o acabamento final. Seja no polimento ou no envelhecido. Vocês deveriam conhecer também!

Logo após, seguimos para o escritório da Rumos em Rotas que apresentou um pouco da história da empresa, que foi parceira número um do evento e um pouco do que seria visto nos próximos dois dias nas cidades de São João e Tiradentes. Além da apresentação fomos recepcionados pela Cachaçaria Alferes e também com o apetitoso “tijucano” um mini sanduíche de pão de queijo com bolinho de feijão dentro dele. Delicioso e com uma cachaça de boa qualidade, um espetáculo!

Seguimos para a primeira noite de confraternização dos blogueiros no Restaurante Monte Alverne. Com um dos cenários mais bonitos da cidade, em frente a Igreja São Francisco de Assis, podemos experimentar o pastel de angu, porção típica da região e colocar a prosa em dia!

Sábado de Manhã foi dia de palestras. O Fábio do blog Intrip e a Cris Marques do blog Dentro do Mochilão fizeram apresentações de mexer com o pessoal. Foi muito bom ouvir cases de sucesso e saber que, em alguns casos, estamos no caminho certo e em outros, que precisamos evoluir. Foi show!

O almoço no Restaurante Albatroz do Garden Hill Hotel e Golfe não podia ser diferente: Comida Mineira. Tutu a mineira, feijão tropeiro, frango com quiabo e frango com ora-pro-nóbis me fez deliciar com a comida e nem pensei que a tarde toda seria tomada por passeio de Maria Fumaça e tour por Tiradentes.

O passeio de Maria Fumaça é um tradição na cidade. Máquinas a vapor, do século XIX, faz um trecho de 45 minutos, aproximadamente 12 quilômetros, que liga a cidade de São João del Rei à Tiradentes nos transporta no tempo. Um passeio delicioso e que a maioria das pessoas adoram! As crianças então, vibram!

Chegando em Tiradentes fomos guiados pelo pessoal da Rumos em Rotas pelas ruas da cidade. Saímos da Igreja de São Francisco de Paula, percorremos as simpáticas ruelas, conhecemos o Chafariz de São José, visitamos a Igreja de Santo Antônio, matriz da cidade. Além de passarmos por outras igrejas até chegarmos na praça central. Além disso, conhecemos um pouco da rica história das cidades mineiras. Um jeito gostoso de passar a tarde de sábado é caminhar pelas ruas de Tiradentes e claro, uma pausa para compras de doces e iguarias não é nada mal.

Dia de blogueiro é dia intenso e não podia parar por aí. Depois de uma caminhada por Tiradentes, à noite fomos prestigiar a atração Lendas Sãojoanenses. Um espetáculo que mistura histórias e causos da região com algumas lendas do livro “Contam que… ” de Lincoln de Souza. Maravilhoso e mostra uma São João del Rei sob as luzes noturnas, um cenário bem diferente do que presenciei durante o dia.

Após esse belo espetáculo fomos para outra bar/restaurante de vista singular. O Bistrô é um espaço aconchegante com pratos deliciosos e com uma vista da Igreja Nossa Senhora do Carmo de fazer qualquer fotógrafo querer estufar o peito e clicar a melhor foto! Ao som de chorinho, passamos nossa noite de sábado!

Domingo foi dia de aventura! Saímos para a Serra do Lenheiro para visitar as pinturas rupestres da região. Datadas de 6 mil anos elas estão sendo catalogadas para serem protegidas pelo patrimônio histórico. Algumas já possuem tal proteção mas podem ser visitadas com guia credenciado. É uma área protegida pelo Exército Brasileiro, sendo mais específico, pelo décimo primeiro batalhão de infantaria de São João del Rei.

Como a noite anterior não tinha acabado cedo, resolvemos encurtar a caminhada e solicitar ao motorista da Van nos levasse ao local mais próximo da área. Assim, a caminhada seria somente serra acima e com duração de somente 15 minutinhos. Foi bacana ver a moçada disposta, essa foi uma atração a mais!

Voltamos de lá famintos e nada melhor do que comer em um super restaurante né? Sim, fomos para o Restaurante Dedo de Moça onde a Ana, proprietária, nos apresentou os pratos e entradas que foram vencedoras de festivais gastronômicos importantes da região. Sensacional! E ainda, de quebra, conhecemos o Sr. João Dutra, fabricante do único queijo feito de leite in natura. O famoso queijo Catuá é um queijo da nossa região. Delicioso, a turma não deixou por menos e arrematou todas as unidades que estava à venda! Faltaram alguns para aqueles mais atrasadinhos! (risos).

Este encontro foi sem dúvida, um momento único. Essa mescla de aprendizado, viagem e contato nos fazem crescer em todos os sentidos, como pessoas e como blogueiros. Valeu e ano que vem tem mais!

 

Os Blogueiros Convidados:
Casal Só Viagem  / Coisos on the go / Contando as Horas / D&D Mundo Afora / Dentro do Mochilão / Devaneios de Biela / Freitas para o Mundo / Gastando Sola Mundo Afora / Intrip / Juntando Mochilas / Luana Prazeires Collection / Retrip Viagens / Tá indo pra onde? / Trilhas e Aventuras / Viagem de fuga / Viajando no Blog / Viajante Solo

Parceiros do evento #ap:
Um agradecimento especial aos parceiros que acreditaram no evento Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem de São João del Rei / Tiradentes:

Imperial Estanhos, Café Caramello, Rumos em Rotas, Garden Hill Hotel e Golfe, Cachaçaria Alferes, Ferrovia Centro AtlânticaRestaurante Dedo de MoçaQueijo CatauáRestaurante O Bistrô e Restaurante Monte alverne

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

7 Comentários

Deixe um comentário