San Pedro do Atacama

Atacama – Geisers El Tatio

Geisers El Tatio
Escrito por Antonio JR

Atacama – Geisers El Tatio

Dois lugares me impressionaram muito positivamente nessa minha passagem pelo Deserto do Atacama. A subida ao Cerro Toco e a ida aos Geisers El Tatio. CCada um com sua característica própria, porém ambos ficaram guardadinhos dentro do meu peito.

Geisers El Tatio

Como nem tudo são flores, para fazer esse passeio você tem que estar disposto a duas coisas: acordar às 4 da manhã para viajar cerca de 2h até o local, em estradas sinuosas e cheias de buracos e ainda enfrentar um frio hard de – 14 graus celsius, numa altitude de 4200 m.

Geisers El Tatio

Logo na entrada – Geisers El Tatio

Várias recomendações são passadas pelo pessoal da Ayllu Expediciones quando a opção é por fazer esse passeio. O primeiro é se preparar para o frio, ou seja, usar roupas adequadas para enfrentar as temperaturas negativas. Uma outra é descansar, pois a viagem é cansativa, mesmo estando somente a quase 100 quilômetros de San Pedro. CComo a viagem é por estradas de terras e sinuosas, o tempo de viagem estica e acaba sendo um bom momento para descansar. Alguns sentem o mal da altitude ou soroche e por isso o descanso se faz muito necessário. Recomenda-se que esse passeio também não seja feito logo na chegada a San Pedro. É bom ambientar com a altitude menor da cidade primeiro.

Outro posts do Deserto do Atacama:
San Pedro de Atacama – O que fazer na cidade
Termas de Puritama – Um precioso oásis no Deserto de Atacama
Atacama – Geiser El Tatio
Outros posts ainda serão publicados. Acompanhem!

Vejam hotéis em San Pedro do Atacama pela Booking, clicando aqui

Saí do hotel às 5h da manhã e seguimos diretamente para o campo geotérmico dos Geisers El Tatio. Paramos na portaria para pagar as entradas e fazer uma pausa para o banheiro, já que o local onde os Geisers se encontram não possui. Conferi a temperatura e estava em 14 graus negativos naquela manhã. Tirando o frio, estava tudo okay.

Geisers El Tatio

Vista da Portaria – Geisers El Tatio

Porque é necessário sair tão cedo? Porque é a melhor hora para observar o fenômeno do vapor brotando da terra, que ocorre entre 6 e 7 horas da manhã. É a diferença de temperatura entre o meio externo (muito frio) e as águas (quentes) jorradas para fora da terra, que geram muito vapor e que dão brilho ao espetáculo. Jatos de água com 7 ou 8 metros são jogados para o alto, a temperatura da água é de 85 graus. Por falar em “jorrar”, a palavra Geiser vem do verbo islandês “jorrar” e também é o nome de uma nascente eruptiva de Haukadalur, na Islândia.

Geisers El Tatio

Fumaça a todo vapor – Geisers El Tatio

Geisers El Tatio

Geisers El Tatio

Geisers El Tatio

Geisers El Tatio

Geisers El Tatio

Geisers El Tatio

É muito legal presenciar todo o espetáculo. O barulho das águas brotando da terra, as fumaças dando ar mais sombrio ao local, as pinturas vermelhas nas pedras que delimitam o espaço, o pessoal se movimentando de uma lado para o outro nos locais permitidos e o sol surgindo e colorindo ao ambiente. Tudo isso cercado por várias montanhas que podem chegar a 5900 m de altitude. Entre elas, está o El Tatio. Devido a isso, foi dado o nome: Geisers El Tatio.

Outras curiosidades:

  • Aquecimento das águas: as águas de um lençol freático são aquecidas em contato com as rochas quentes e isso é que gera a propulsão das águas para fora do solo.
  • Campo geotérmico: é caracterizado por rochas porosas fundidas ou em processo de consolidação. Essa estrutura rochosa retém o calor da energia geotérmica no subsolo, aumentando a temperatura entre a profundidade da camada rochosa e a superfície da crosta terrestre.
  • Geisers El Tatio é a terceiro maior área de Geisers da América do Sul e a terceira do planeta, ficando atrás de Yellowstone, no Estados Unidos e Dolina Gieserov na Rússia.
  • O local possui um cheiro de enxofre que pode incomodar alguns, mas não foi meu caso.

É bem legal brincar com as fotos.

Geisers El Tatio

Geisers El Tatio

Geisers El Tatio

Geisers El Tatio

Depois que circulei por todo o espaço, me encantei com o fenômeno e registrei tudo que podia registrar, foi a hora de uma pausa para o café da manhã. Muito bem preparado pelo pessoal da Ayllu Expediciones.

O café da manhã que eles oferecem é fantástico! Não tenho outro adjetivo que defina melhor que esse. Afinal, tudo que eu adoro (e eu adoro “gordices”) tem nele: variedades de pães, biscoitos (sim, sou mineiro) deliciosos, croissant, Doce de Leite e Nutella para colocar nos pães, sucos e chás. Além do café que, como não tomo, não posso emitir opinião. Para esclarecimento, o café é servido em um local mais afastado de onde cheira enxofre.

O frio vai deixando de ser hard e por isso é aconselhável que se utilize várias peças de roupas, assim você pode ir tirando a medida que for esquentando.

Um bate papo delicioso sentando numa linda mesa, conversando sobre assuntos místicos e vendo a fumaçada ilustrando como pano de fundo.

Outro posts do Deserto do Atacama:
San Pedro de Atacama – O que fazer na cidade
Termas de Puritama – Um precioso oásis no Deserto de Atacama
Atacama – Geiser El Tatio
Outros posts ainda serão publicados. Acompanhem!

Vejam hotéis em San Pedro do Atacama pela Booking, clicando aqui

Piscinas Termais

Há no local, no mesmo campo geotérmico, uma piscina de água termal e águas com temperaturas superiores a 30 graus. Os mais animadinhos podem levar roupa de banho. Roupões são fornecidos pela Ayllu. No nosso grupo ninguém se atreveu a entrar. Preferimos o bate papo sobre óvnis e a existência de seres em outros planetas.

No local é possível ver também algumas raposas que aparecem para observar a movimentação dos turistas.

Geisers El Tatio

Geisers El Tatio

Outros Locais

Voltando para San Pedro ainda foi possível parar em outros dois locais:

  • Vado Putama que é uma espécie de lago com inúmeras aves e patos. Pelo caminho ainda vimos várias vicuñas;
  • Povoado Machuca, um pequeno vilarejo onde é possível saborear o espetinho de carne de llama e também a empanada de queijo de cabra. Experimentei o espetinho e gostei muito, parece carne de vaca porém com gosto mais forte e mais salgado. Não tão salgado quanto o seu preço: 3.000 pesos chilenos, ou seja, 12 reais. Já a empanada não deu pra arriscar pois excedi minha cota no café da manhã. A aparência era boa, então deixei pra vocês comerem quando forem e contarem aqui depois!

Dicas Retrip:

  • Custo da Entrada dos Geisers: 5.000,00 pesos chilenos
  • Levar roupa de frio que podem ser removidas com o Calor
  • Levar roupa de banho
  • Boné, touca e água são bem vindos. Luvas e protetor solar indispensável

 

Um pedido meu pra você! Clique abaixo que você encontra tudo que você precisa pra montar a viagem dos seus sonhos e você ainda ajuda o blog! 

 

baner pagina de vendas

Clique abaixo e veja as melhores opções de hotéis:

banner-booking-80x728

Vejam hotéis em San Pedro do Atacama pela Booking, clicando aqui
Reserver Corvatsch pelo Booking, clicando aqui

Redes Sociais:

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe um comentário

--