Espanha Europa

Girona – a cidade cinematográfica da Espanha

Vista-girona
Escrito por Túlio Moura

Girona é uma cidade das cidades turísticas mais importantes da Catalunha. É uma cidade medieval encantadora, muito bem preservada e cheia de atrações. As casinhas coloridas na beira do rio Onyar, a floresta do Parc de la Devesa, muralhas e jardins muito bem cuidados. Tudo tem seu lugar no deslumbre inicial pela pequena Girona.

Girona ficou bastante conhecida por aparecer em alguns episódios da série Game of Thrones. Se você gosta da série da HBO, essa é uma boa oportunidade para fazer um tour temático. Caminhar pelas ruas do bairro judeu, pela muralha e por jardins que viraram cenários são passeios que vão render muito mais que uma lembrança de tv.

De fato, depois de explorar Girona e um pouco da região, percebi que as belas paisagens são realmente muito cinematográficas. Praticamente todo e qualquer canto podem ser considerados um cenário. Não só a Girona antiga, mas o outro lado do rio também é muito bonito e repleto de atrações.

Recomendo também um passeio pela Costa Brava, você não vai se arrepender.

O que fazer em Girona

Fiquei quatro dias em Girona e acho que foi tempo suficiente para conhecer bem os pontos principais e ainda experimentar um pouco da vida noturna da cidade.

El Cal

O bairro El Cal é considerado um dos bairros judeus mais bem preservados da Europa. Você vai perceber isso se fizer uma caminhada pelas ruelas de pedra e construções antigas (alguns lugares desse bairro aparecem em Game of Thrones e devem estar no seu roteiro temático).

Uma visita completa em El Cal deve incluir o Museu da História Judaica. O passeio é essencial para uma boa contextualização da história judaica em Girona. O que mais me chamou atenção foram as tumbas do cemitério de Montjuïc, além de escritos e registros antigos. A visita ao museu custa €4.

Muralha

game-of-thrones-girona

Durante o Império Romano, a área onde fica Girona era um local estratégico para invasões. Consequentemente, foi erguida uma enorme muralha com cerca de 5 km. Boa parte da muralha dessa época permanece intacta, enquanto o restante foi muito bem restaurado.

Uma curiosidade: ao contrário de muitos lugares, em Girona (creio que na Espanha toda) as restaurações são feitas e claramente marcadas. A muralha, por exemplo, possui pedras de tipos e tamanhos diferentes em determinados pontos, para que as pessoas saibam que foi fruto de restauração.

Parc de la Devesa

devessa-girona

Esse é um parque pra lá de completo. Lagos, florestas, pistas para caminhada, área para esportes… enfim, muitos outros cenários para confirmar nossa ideia de que Girona é extremamente cinematográfica.

É um local extremamente preservado e fica um pouco afastado do centro da cidade. Se você gosta de fazer pic-nics, caminhadas ou mesmo quer um bom lugar para fotos, o Parc de la Devesa é uma parada obrigatória.

Museu do Cinema

girona-cinema

A história do cinema contada através de fantoches, pequenas exibições, objetos antigos, projetores, figurinos e desenhos. Isso é o que se deve esperar de uma visita ao Museu do Cinema de Girona. Os quatro andares de exposição ainda reservam paradas interativas, nas quais você consegue entender na prática sobre alguns princípios da sétima arte.

Seja cinéfilo ou não, o grande acervo vale muito a pena ser visitado. A visita custa €5 e dura pouco mais de 1 hora.

Catedral de Santa Maria de Girona

Catedral-de-girona

A grande igreja que se destaca de praticamente todos os pontos da cidade é a Catedral de Santa Maria de Girona. Construída no século XI, a catedral já passou por algumas reformas. Dito isso, essa é a razão pela qual encontramos três estilos diferentes em sua arquitetura.

A grande escadaria que leva até a catedral também é cenário de Game of Thrones, mas recomendo uma visita interna, é fascinante como as coisas são conservadas.

Pont de les Peixateries Velles

Eiffel-girona

O melhor local para ter uma das vistas mais pitorescas de Girona é a ponte do Eiffel (o mesmo que fez a torre em Paris). A paisagem do rio Onyar cortando as margens com casinhas coloridas é muito comparada àquela vista em Florença, na Itália.

Comparações à parte, esse é um marco para quem visita Girona e provavelmente vai render muitas fotos. Afinal, a cidade é quase inteira cinematográfica.

Vida Noturna em Girona

indie-Girona

Ao contrário do que muitos imaginam, a vida noturna de Girona não deixa a desejar. Confesso que pelo tamanho da cidade eu esperava muito menos. Cheguei em uma quinta-feira e os bares e discotecas já estavam bem movimentados.

Meu pub favorito foi o Yeah Indie Club, onde havia música boa, gente bonita e cerveja barata (quer combo melhor?). Além da vida noturna, os restaurantes de Girona são bem conhecidos ao redor do mundo. Visitei o restaurante El Cul del Mon e não me arrependi – bem fino e delicioso! Comi o confit de canard e tomei um bom vinho da região (só de lembrar me bateu saudades).

Ainda não se convenceu de que Girona vale a pena?

Faça um bate-volta saindo de Barcelona, a cidade pode ser desbravada em um único dia, mas os que ficam mais são bem recompensados.

Além desses pontos que mencionei no post, Girona guarda inúmeras descobertas e muitas outras atrações. Quando for visitar, procure saber sobre o calendário de eventos da região, ouvi dizer que são muito animados!

 

Sobre o autor

Túlio Moura

Deixe um comentário

--