Montevidéu Roteiros

Montevidéu Roteiro 3 dias

Montevidéu Roteiro
Escrito por Antonio JR

Montevidéu Roteiro 3 dias

Montevidéu Roteiro 3 dias: Com um ritmo de cidade não tão acelerada, Montevidéu desponta como um dos principais destinos escolhidos pelos brasileiros nos últimos anos. O investimento do governo em ações de divulgação do país e consequentemente de sua capital e a facilidade de passagens aéreas que podem ser encontradas por grande parte dos brasileiros são os principais fatores que estão atraindo essa mudança de cenário.

Você pode escolher Montevidéu para passar um final de semana prolongado ou fazer como eu fiz, esticar para outras cidades vizinhas e percorrer grande parte do país. Você pode viajar solo, a dois ou em família (meu caso). Estar em Montevidéu cai bem a qualquer estilo de viagem e agrada a qualquer coração.

Como a capital uruguaia pode ser conhecida em pouco tempo, vou detalhar para você um roteiro completo que pode ser feito em apenas 3 dias na cidade, citando somente atrações da capital e algumas que estão em seu entorno como as famosas vinícolas.

Bem, então vamos ao dia a dia, ok?

Dia #1:

Como viajamos em dois casais com filhos pequenos, preferimos fazer um city tour logo no primeiro dia e deixo essa sugestão para todos. Os ônibus estilo hop on hop off circulam pelas ruas da cidade, dão detalhes históricos (em vários idiomas, inclusive) e ainda é bem divertido quando estamos no andar superior. Como o dia anterior à viagem tinha sido cansativo, não queríamos, já no primeiro dia, fazer com que as crianças se desgastassem ainda mais. E olha, foi pura diversão.

Além do post “Montevidéu Roteiro 3 dias” veja também:

Pré roteiro Uruguai 7 dias
Dicas do Uruguai para sua primeira viagem
Uruguai com crianças
O que fazer em Montevidéu – Dicas dos bairros
Onde ficar em Montevidéu|
Transporte em Montevidéu – Formas de conhecer a cidade
Vinícolas em Montevidéu – Visita guiada Bodega Juanicó
Casa Pueblo (Punta Ballena)
O que fazer em Punta del Este
Dicas de Punta del Diablo
Dicas de Cabo Polonio
Dicas de Colônia do Sacramento – Delícia de Aconchego
Colonia do Sacramento. Quais são as maneiras de conhecê-la saindo por Buenos Aires

Resolvi que só alugaria um carro quando saísse de Montevidéu sentido Punta Ballena. Para aproveitar a cidade com as próprias pernas e outros meios de transportes (táxis e ônibus) – Em Montevidéu não há metrô. Nos deslocamentos intermunicipais, não queria ficar na dependência dos horários de ônibus, e mesmo que bem confortáveis e com horários interessantes, estar mais independente faria a viagem ficar mais agradável com os nossos pequenos.

Como escolhemos começar pelo ônibus turístico Descubri Montevideo, vimos que teríamos a opção de pegá-lo no Shopping Punta Carreta (Parada 10) no final da manhã, pois estávamos hospedados no bairro Pocitos, ponto mais próximo da Parada. Nosso horário foi o primeiro, às 11:44h. Veja aqui a tabela de horários da empresa Bus Turisticos Montevideo.

Roteiro Montevidéu

Entrada Shopping Punta Carretas – Montevidéu Roteiro 3 dias

São 12 paradas no total, sendo a primeira, Parada 0, no Mercado del Puerto na Ciudad Vieja. Todo o circuito tem aproximadamente duas horas de duração.

Logo depois passamos pela Parada 11 no parque Rodó, não descemos pois já estava previsto que voltaríamos com calma no dia seguinte ou no terceiro dia. Assim, seguimos para o Mercado del PuertoParada 0.

Começamos nossas andanças pela Ciudad Vieja (Centro Antigo de Montevidéu). Caminhamos por praticamente todas as ruas com os meninos se divertindo sempre. Fomos conferir o Palacio Taranco, que estava em reforma e uma pausa na Plaza Zabala para um pequeno descanso. Depois, seguimos direto até a Rambla Sur onde caminhamos sentindo a brisa no rosto até chegarmos ao Porto de Montevidéu. Os meninos ficaram impressionados com o tamanho dos navios visto a euforia deles. Logo voltamos para o Mercado onde fizemos uma pausa para cerveja e sorvete. Ao lado do Mercado está o Museu do Carnaval, mas só passamos pela frente dele. Se você quiser, pode “dar um confere” lá também!

Roteiro Montevidéu

Orla Rambla Sur – Montevidéu Roteiro 3 dias

Roteiro Montevidéu

Plaza Zabala – Montevidéu Roteiro 3 dias

Roteiro Montevidéu

Ruas da Cidade Velha – Montevidéu Roteiro 3 dias

Mercado del Puerto: Uma antiga estação ferroviária e atualmente, um agradável mercado de especiarias e restaurantes. O Mercado del Puerto é um espaço gastronômico muito interessante, estiloso e com inúmeras possibilidades gastronômicas. Os preços são mais salgados do que na região, mas o espaço dá um diferencial.  Aliás, Montevidéu possui preços bem elevados quando o assunto é “comer e beber bem”. Como o tempo estava curto, preferimos não almoçar por lá, mas recomendo pois o ambiente pede!

Com o horário planejado se aproximando, voltamos para pegar o ônibus sentido Parada 1Puerta de la Ciudadela na Plaza da Independência.

A Plaza da Independência é bela e organizada e nela estão: o Palacio Salvo, a Puerta da Ciudadela e o Mausoleu.

Uma curiosidade: Montevidéu era murada. A construção da muralha começou em 1741 e sua derrubada começou em 1829. A parte principal do que restou pode ser vista na Plaza de Independência, a Puerta del Ciutadela.

Plaza da Independência: Uma bela Plaza no centro de Montevidéu. É datada do séc. XIX e foi executada como parte de um plano diretor.

Dicas de Montevidéu

Plaza Independência – Montevidéu Roteiro 3 dias

Mausoleu: Foi construído para abrigar restos mortais de José Artigas, um político e militar uruguaio. Foi construído no subsolo e construído em granito.

Palacio Salvo: Símbolo da arquitetura uruguaia, já reinou como prédio mais alto da América do Sul durante anos. Atualmente possui visitas guiadas nas terças e quintas feiras. Não fizemos a visitação, mas tenho certeza que a vista lá de cima deve ser fantástica, concorda?

Dicas de Montevidéu

Plaza Independência do alto – Montevidéu Roteiro 3 dias

Caminhamos por todos os lados buscando conhecer as ruas e avenidas. Paramos no Café Bacacay, praticamente em frente ao Teatro Solys. Delicioso desfrutar de alguns minutos sentado e vendo toda movimentação dos uruguaios e turistas. Segundo a Carla, minha esposa, o café estava delicioso. Perto do café, na Rua Sarandi, está a Casa de Câmbio Columbusnet S.A (troca 1: 1 real = 7,60 pesos / troca 2: 1 real = 7,70 pesos ) onde foi a melhor cotação que encontramos. Na região tem muitas casas de câmbio, mas de longe essa foi a melhor que pagava pelo real.

Muitos museus estão situados na região da Parada 2 e são eles: Museo Historia del Arte, Museo Arte Pre-colombino y Colonial, Museo del Azulejo, Museo del Automobil, Museo de los Artesanos e Museo Pedagógico. Além dos museus estão também nessa região o Monumento ao Gaucho, Mercado Central, Plaza Constitución e o Teatro Circular. Claro, não podemos nos esquecer do Teatro Solys. Só caminhamos pelas ruas e praças e não nos aventuramos em nenhum desses museus.

Teatro Solys: A imponente construção próxima à Plaza da Independência mostra a importância da arte na vida dos uruguaios. O teatro do anos 50 foi primordial para consolidação da arte em Montevidéu como também em todo o Uruguai.

Roteiro Montevidéu

Teatro Solis – Montevidéu Roteiro 3 dias

O teatro possui uma visita guiada que custa 50 pesos uruguaios, aproximadamente R$ 6,50. Não consegui fazer a visita na turma que tinha acabado de começar (horário das 16h) e como a Carla estava com o Gui dormindo em seu colo no Café Bacacay, resolvi voltar e não esperar o próximo grupo. Veja aqui a programação para não se perder.

Na Parada 3, Palacio Legislativo, não descemos. Como já tínhamos programado para o dia seguinte ir ao Mercado Agrícola definimos por conhecê-lo neste dia, já que estão bem próximos.

DICA: Você pode optar por descer na Parada 3, conhecer e fazer uma visita guiada no Palácio Legislativo, seguir para o Mercado Agrícola e pegar o ônibus na Parada 4. É uma boa opção pois são as únicas atrações que me chamaram atenção nesta região.

Roteiro Montevidéu

Palácio Legislativo – Montevidéu Roteiro 3 dias

Seguimos no ônibus e passamos pelos pontos turísticos também nas Paradas 5 e 6 onde se encontra o Jardim Botânico. Como não teria outro ônibus vindo posteriormente, preferimos seguir adiante. E os pequenos já estavam exaustos!

Acredito que você deva conhecer melhor o Jardim Botânico pois ele me pareceu bastante interessante. Gosto de visitar com calma, sentir a natureza e caminhar sem pressa e sem horário. Não seria uma boa descer ali rapidamente. Sugiro que o faça em outro dia com mais calma. Pretendia fazer essa opção, porém no dia seguinte, mas não consegui. Conto mais adiante.

Na Parada 8 estão: o Estádio Centenário e o Museo del Fútbol. Como é um assunto que me atrai, já estava programado para o dia seguinte.

Passamos também pela Parada 9 onde estão: o Campo de Golfe e o World Trade Center do Uruguai e finalizamos na Parada 10, Shopping Punta Carretas.

Optamos por entrar e conhecê-lo, assim aproveitávamos para comer algo já que não tínhamos almoçado. Optamos por jantar neste shopping depois de ver o pôr do sol de sua torre. Com tanto deslumbramento das crianças com a decoração de final de ano, com parque infantil, árvore de natal gigante e Papai Noel, não consegui subir para ver o pôr do sol a tempo. Recomendo chegar um pouco mais cedo.

Jantamos no restaurante no shopping. Delícia de comida e com preço normal. Nada acima do que estávamos vendo pela cidade. Caso queira aproveitar um final de tarde para compras e ver um lindo pôr do sol da torre, esse restaurante é uma boa opção.

Roteiro Montevidéu

Restaurante El Fogon – Montevidéu Roteiro 3 dias

Voltamos para o Hotel Armon com a sensação de dever cumprido.

Quer reservar o Hotel Armon? Clique aqui

O que conhecemos?

Mercado del Puerto
Museu do Carnaval
Plaza Zabala
Plaza Independência
Palacio Salvo
Mausoléu
Teatro Solys

Comemos:

Café Bacacay – Centro
Restaurante – Shopping Punta Carretas

Dia #2:

Em minha organização do roteiro, reservei o segundo dia para conhecer atrações que me chamaram mais a atenção no passeio do primeiro dia porém não pude conhecer e também outras que se localizam um pouco mais afastadas do centro da cidade.

Nesse segundo dia, como corredor que sou, saí muito cedo para dar uma corridinha na orla. Foram 15 quilômetros percorrendo a Praia de Pocitos pela Rambla República del Peru. Nesta época do ano no Uruguai, o dia começa bem cedo e como foi um dia de sol, sair para correr foi uma excelente ideia.

A primeira atração que conhecemos foi o Mercado Agrícola. Um mercado como outro qualquer, mas que atrai pela qualidade e beleza de seus produtos, além de possuir um espaço bem legal para as crianças. Foi ótimo! Conheci uma cervejaria artesanal e não pude deixar de experimentar né?

Mercado Agrícola: Datado de 1912. Monumento feito em ferro trazido de Bruxelas para construir um local de exposição pecuária, foi durante anos, o principal fornecedor de hortifrútis de Montevidéu.

Roteiro Montevidéu

Mercado Agrícola – Montevidéu Roteiro 3 dias

Roteiro Montevidéu

Mercado Agrícola – Montevidéu Roteiro 3 dias

Após o Mercado agrícola, saímos em direção ao Palácio Legislativo. Ficamos brincando com os guris no imenso jardim e não conseguimos novamente fazer a visita guiada. Ainda estávamos no meio do dia e ela só ocorreria às 15h. Depois de muita brincadeira, uma pausa para um lanchinho, seguimos para o Estádio Centenário e o Museo del Fútbol.

Palacio Legislativo: Com arquitetura neoclássica foi inaugurado em 1925. Possui esculturas e obras de arte onde há a Câmara dos Deputados e Senadores.

Estádio Centenário: Templo do futebol uruguaio. Onde aconteceu a Copa do Mundo de 1930 vencida pelos donos da casa.

Roteiro Montevidéu

Estadio Centenário – Montevidéu Roteiro 3 dias

Museo del Fútbol: Museu dedicado a toda história do futebol uruguaio e suas conquistas como as Copas do Mundo de 1930 e 1934 assim como as Olimpíadas de 1924 e 1928. Um grande painel do “Maracanasso” ilustra uma parede do museu.

A ideia seria partir para o Jardim Botânico, mas o Guilherme muito cansado acabou dormindo, seguimos para o Hotel. Novamente na correria não almoçamos e só fizemos pequenos lanches. Desistimos da ida ao Jardim Botânico pois preferimos deixar os meninos descansados já que sairíamos a noite para jantar no restaurante e Pub 62.

Antes de seguirmos para o pub, fomos à sorveteria Freedo na mesma Rua do Hotel, em Pocitos (Av. 21 de septiembre). Felicidade para os pequenos e para os grandinhos.

Que noite gostosa! Ambiente agradabilíssimo, atendimento muito bom e comida deliciosa. É um local para casais ou solteiros que estão em turma, mas como nossos pequenos se comportaram muito bem, acabou sendo um local feito para os papais e mamães também. Como pesquisei boas referências do local, não queria perder a chance de conhecê-lo.

Nos locomovemos de táxi nesse dia. Não achei caro o valor das corridas e em nenhuma delas pagamos mais que 190 pesos uruguaios – R$ 24,60, inclusive na saída à noite.

Valores dos Táxis. Cotação 1 real = 7,70 pesos uruguaios

Pocitos – Mercado Agrícola = 150  pesos
Mercado Agrícola – Estadio Centenário = 180 pesos
Estadio centenário – Hotel em Pocitos = 190 pesos
Hotel – Pub 62 ambos em Pocitos a noite = 130 pesos

O que conhecemos?

Mercado Agrícola
Palácio Legislativo
Museu do Futebol
Estádio Centenário

Comemos em:

Pub 62 – Pocitos

Dia #3:

Acordamos cedo e saímos caminhando para buscar o carro que tínhamos reservado. Fizemos o trajeto em cerca de 40 minutos de caminhada. Muito bom para quem, neste dia, não saiu pra correr. A loja da AVIS – Centro abre as 9h da manhã e chegamos um pouco antes. Tivemos alguns problemas na retirada do veículo.

Estávamos com uma reserva para as 11h na Bodega Bouza e outras as 15h na Juanicó. Perdemos tanto tempo na retirada do carro que perdemos o horário da primeira. Solicitamos que desmarcassem nosso horário pois as 11h estávamos ainda no hotel fazendo check out.

A Bodega Bouza é uma das mais famosas de Montevidéu. Ela está a cerca de 20 minutos (isto é, 20 km) do centro da cidade. Infelizmente deixamos de visitá-la.

Saindo do hotel com um pouco mais de tempo e com a vinícola desmarcada, fomos para o Parque Rodó levar as crianças. Não percorremos todo o parque pois seu tamanho não permite pelo tempo que tínhamos, ele é grande e escolhemos um local agradável para ficarmos, curtindo o lindo visual que o parque proporciona.

Roteiro Montevidéu

Parque Rodó – Montevidéu Roteiro 3 dias

Depois do Parque Rodó seguimos para a Vinícula Juanicó. Ela está no quilômetro 38 da Ruta 5 no vilarejo de Juanico, provincia de Canelones, cerca de 40 minutos do centro de Montevidéu (respectivamente 45 km).

O custo da visita guiada varia entre duas opções. Uma 30 e outra 60 dólares. O que mais varia nas duas possibilidades são os tipos de vinhos que são servidos. Já tínhamos escolhido no ato da reserva a mais barata e foi a que fizemos.

A Bodega Juanicó é muito bem estruturada. É a maior produtora de vinhos do Uruguai e a quarta maior da América Latina. Sem dúvida, vale a visita.

Roteiro Montevidéu

Bodega Juanicó – Montevidéu Roteiro 3 dias

Roteiro Montevidéu

Degustação Juanicó – Montevidéu Roteiro 3 dias

O passeio começa pelas plantações. Preciso falar que os meninos adoraram? Percorremos as parreiras com excelentes explicações da Guia. Depois fomos para o processo produtivo. Muito bem organizado e limpo (como tinha que ser né?).

Voltamos para a sede depois de uns 50 minutos percorrendo as etapas do processo para a degustação. Sempre com ótimas explicações da Guia, mostrando cada detalhe de como tudo funciona na empresa, do processo produtivo e da tradição da propriedade. Aprovada!

Bodega Juanicó: Criada em 1979, fabrica o famoso vinho Don Pascual e é a maior vinícola do Uruguai. Outros vinhos fabricados por eles são: Bodegones del Sur, Familia Deicas, Casa Magrez.

Após a degustação, seguimos viagem para Punta Ballena mais especificamente na Casapueblo.

Regressamos para Montevidéu no ultimo dia de Viagem. Ficamos hospedados no Hotel Hispano. Um hotel mais simples localizado no centro da cidade. Perto da Plaza Independencia e atrás do Edifício Salvo. Um hotel com acomodações pequenas e muito simples. O que me agradou foi o preço e a localização. Escolhi pois era o último dia só dormiríamos um pouco até sairmos de madrugada para o aeroporto.

Quer reservar o Hotel Hispano? Clique aqui.

Ficamos o final da tarde e o início da noite na Plaza da Constituição. Comemos na Cervejaria Matriz. Foi muito legal por sinal e novamente a Catedral não se encontrava aberta. Uma pena!

Fomos para o hotel cedo para descansarmos e colocarmos os moleques para dormir. Viajamos as 6h da manhã seguinte. Preço da VAn do Centro para o Aeroporto: 750 pesos.

Além do post “Montevidéu Roteiro 3 dias” veja também:

Pré roteiro Uruguai 7 dias
Dicas do Uruguai para sua primeira viagem
Uruguai com crianças
O que fazer em Montevidéu – Dicas dos bairros
Onde ficar em Montevidéu
Transporte em Montevidéu – Formas de conhecer a cidade
Vinícolas em Montevidéu – Visita guiada Bodega Juanicó
Casa Pueblo (Punta Ballena)
O que fazer em Punta del Este
Dicas de Punta del Diablo
Dicas de Cabo Polonio
Dicas de Colônia do Sacramento – Delícia de Aconchego
Colonia do Sacramento. Quais são as maneiras de conhecê-la saindo por Buenos Aires

Reserve seu hotel com a gente, vai. As melhores condições e ajuda o blog.

Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço não altera e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento grátis! É muito simples e seguro.

Clique em :

Booking.com – Hotéis em Montevidéu

Booking.com – Hotel Armon

Venha pra nossa Rede:

Facebook   Google+   Instagram

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

8 Comentários

    • Show de bola Luiz! Que legal que curtiu! Serão várias posts sobre o Uruguai e as cidades que visitamos. Mas todos estaão linkados nesse aqui. Então, favoritando esse já é o suficiente para ver tudo, ok? Grande abraço e volte sempre!

  • Parabéns Antônio.
    O conteúdo sobre Montevidéu está muito bom. Certamente vai me ajudar bastante a montar o roteiro da minha próxima viagem pro Uruguai.
    Se prepara que logo logo vou vir com algumas dúvidas práticas.
    Grande abraço!

    • Ei Rafael Miranda! que bom que curtiu o post. Essa viagem foi muito legal pois foi a primeira viagem internacional do filhão. Foi programada com muito carinho e o roteiro quase 100% executado! Se precisar de alguma informação é só chamar! Grande abraço!

  • Olá Antonio, obrigado pelas dicas. Estou indo pra lá em junho e vou deixar seu blog nos favoritos. Muito bom.

    Por favor , quanto ao câmbio, levou dolar ou usou tudo em real? Teve problemas quanto à usar nossa moeda em todos os lugares, inclusive shoppings? Muito obrigado!

    • Olá William tudo bem? Em novembro do ano passado, em minha passagem pelo Uruguai, testei quase todas as possibilidades (débito, credito, real e peso) A melhor foi trocar reais por pesos, no blog fala a melhor casa de cambio que encontrei e olha que eu pesquisei. Quando for não deixa de verificar! Grande abraço!!!!

Deixe um comentário

--