Bichinho Prados

Prados – Bichinho, um vilarejo que evidencia a arte.

O que fazer em Bichinho
Escrito por Antonio JR

O que fazer em Bichinho, um vilarejo que evidencia arte.

Bichinho foi escolhido por mim para ser o primeiro lugar para levar meu filho de quatro meses. O primeiro motivo é por estarmos perto (praticamente ao lado) e a logística seria simples, ainda mais sendo dia dos pais! Depois, por ser gostoso caminhar pelas ruas desta vila observando os costumes simples do homem mineiro, desde de uma roda de bate papo, todos agachados na varanda de uma casa ou seja na ação de um simples corte  de cabelo no “barbeiro” da cidade.

O que fazer em Bichinho

Casa de adobe – O que fazer em Bichinho

Apesar de muitos que já conhecem Bichinho, acharem que este pequeno vilarejo, de características mineiras pertencer ao município de Tiradentes, Bichinho faz parte da cidade Prados dentro da Estrada Real. Uma cidade  menos conhecida mas que carrega um riquíssimo artesanato em madeira. Também vale uma visita!

Bichinho é aquele vilarejo que revela facilmente os costumes e rotinas do pacato cidadão mineiro. Um dia percorrendo suas poucas ruas já é suficiente para se deliciar com os doces regionais vendidos ali, degustar cachaças artesanais, vibrar com as cores dos diversos tipos de artesanatos e pinturas que retratam os costumes da região.

É muito interessante você olhar e sentir como as pessoas daquela vila, encaram o artesanato local. É o que move financeiramente a vila e certamente você encontrará os mesmos produtos que os encontrados em Tiradentes a um preço bem mais acessível. Vale procurar e pechinchar!

O que fazer em Bichinho

Cotidiano pacato – O que fazer em Bichinho

Em Bichinho, além das oficinas de arte e o engenho de cachaça, o visitante deverá conhecer (e não tem como não a ver) a Matriz N. S. da Penha, fundada em 1771 e com várias pinturas no estilo rococó no seu interior. As casas simples são também um atrativo para quem não tem o costume de ver construções desse perfil. Elas são, em grande parte, construídas com adobe, tijolo artesanal feito de terra, palha e água.

O que fazer em Bichinho

Artesanato – Namoradeira – O que fazer em Bichinho

O que fazer em Bichinho

Igreja N. S. da Penha – O que fazer em Bichinho

Fazer um “bate-volta” a Bichinho é suficiente! Leve dinheiro por que não são todos lugares que aceitam cartões. Desta forma,  não podíamos deixar de indicar uma boa comida. Assim como a arte, a culinária também é bastante apreciada por quem visita essa simpática vila. Dois restaurantes podem ser sugeridos como principais. Ora-pro-nobis e Tempero da Ângela. Ambos valorizam a saborosa culinária mineira. Vale escolher e se deliciar.

Minha  sugestão é que o processo de andanças e desbravamentos sejam feitos antes do almoço, por que depois dele, provavelmente andar não vai ser o que mais vai lhe interessar!!!!

Como ir

De Tiradentes são 8 km de estrada calçada e por Prados são 12 por estrada de Terra. Faz parte da estrada real: Estrada Real Tácito Moura.

Clique aqui e veja mais sobre a Estrada Real:

Abaixo os post da Região da Vertentes

São João del Rei – Dicas das igrejas e seus horários

São João del Rei – Terra onde os sinos falam

Semana Santa em São João del Rei – Uma das mais belas do Brasil

São João del Rei – Caminhadas na Serra de São José

Museu de Arte Sacra em São João del Rei

Atrações lado B de São João del Rei

O que fazer em Tiradentes – 8 Dicas

Tiradentes – Doce ar pitoresco

Tiradentes – Festival de Gastronomia

Mostra de Cinema de Tiradentes

Travessia Serra São José – Prados a Tiradentes

Museu do Automóvel da Estrada Real

Carrancas – O fascínio das águas

Coronel Xavier Chaves – Belo artesanato em pedras

 

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

2 Comentários

Deixe um comentário