Montevidéu

O que fazer em Montevidéu – Dicas dos bairros

O que fazer em Montevidéu
Escrito por Antonio JR

O que fazer em Montevidéu – Dicas dos bairros

Montevidéu é aquela capital de um país que mais parece uma cidade de médio porte. Você tem a qualidade de vida dos grandes centros com as vantagens que as cidades medianas trazem pra você. Esse post “O que fazer em Montevidéu – Dicas dos bairros” mostra como em Montevidéu tudo é simples e fácil de ser conhecido e o transporte também facilita as coisas.

Vou descrever nesse post os principais bairros de Montevidéu. Aqueles que, seja em um primeira vez na cidade ou depois de ter ido uma ou duas vezes, não sairão da sua lista. Focarei nos atrativos turísticos além da facilidade de locomoção e aspectos gerais como tranquilidade e proximidade com o centro.

Tenho no blog um roteiro para 3 dias em Montevidéu, contando detalhes dia a dia. Acesse clicando aqui.

Cidade Velha e Centro

Como o próprio nome diz, é a parte antiga da cidade, como a cidade foi originalmente uma fortificação militar espanhola, existia uma muralha de pedra que delimitava o espaço e era chamada de Ciudadela. Atualmente, o que restou dessa muralha pode ser visto na Plaza Independencia – Portal de la Ciudadela onde existia um portão de entrada.

É um bairro com maiores riscos em segurança, principalmente no início da noite, porém, é um bairro com bastante atrativo noturno  onde bares, discotecas, pubs e restaurantes são muito comuns.

Na Ciudad Vieja, ou cidade Velha, estão concentrados vários atrativos turísticos. Prédios patrimoniais, museus, salas de exposições, livrarias, cafés e antiquários podem ser vistos por toda a parte. Recomendo boas caminhadas por este bairro e para não arriscar, faça-os durante o dia.

Atrativos turísticos:

– Museu del Carnaval

– Museu de Arte Pré Colombino

– Museu de Artes Decorativas

– Centro Cultural de España

– Museu Torres Garcia

– Plaza da Independencia

– Museu Histórico Nacional

– Mercado del Puerto

– Porto de Montevidéu

– Plaza Zabala

– Plaza Cnstituición

– Teatro Solis

– Catedral Metropolitana

– Puerta de la Ciudadela

– Banco República

– Banco Interamericano

O que fazer em Montevidéu

Praça da Independência – O que fazer em Montevidéu

O que fazer em Montevidéu

Teatro Solis – O que fazer em Montevidéu

O que fazer em Montevidéu

Puerta da Ciudadela – O que fazer em Montevidéu

O que fazer em Montevidéu

Praça Zabala – O que fazer em Montevidéu

O que fazer em Montevidéu

Banco da República – O que fazer em Montevidéu

O que fazer em Montevidéu

Mercado do Porto – O que fazer em Montevidéu

O que fazer em Montevidéu

Ruas da Cidade Velha – O que fazer em Montevidéu

Pocitos, Punta Carreta e Parque Rodó

Se trata de bairros nobres onde muitos restaurantes e hotéis estão situados. Além disso, ainda conta com o principal shopping da cidade, Punta Carretas.

São bairros mais tranquilos onde é perfeitamente possível andar pelas ruas para uma simples caminhada durante a noite. Logo cedo, eu saía para correr na Rambla Republica del Peru que fica próxima. Ótimo local para uma caminhada ou um simples passear curtindo a brisa que nos acompanha a todo momento.

Bairros que conta com uma grande área verde como o clube de golfe e o Parque Rodó além de possuir muitas opções para compras e pequenos supermercados.

Atrativos:

– Shopping Punta Carretas

– Farol de PUnta Carretas

– Praça Liberdade

– Teatro de Verão

– Castelo Pitamiglio

– Clube de Golfe

– Parque Rodó

O que fazer em Montevidéu

Parque Rodó – O que fazer em Montevidéu

O que fazer em Montevidéu

Praia de Pocitos – O que fazer em Montevidéu

Prado e Aguada

Prado já é um bairro mais afastado de toda concentração. Geralmente não é utilizado para as pessoas se hospedarem e acaba sendo visitados por causa de alguns importantes atrativos turísticos.

Você pode utilizar o transporte de ônibus turísticos para descer e conhecer os atrativos de lá. As paradas 3, 4 ou 5 podem funcionar perfeitamente para você conhecer a região. Os táxis também são excelente meios já que não são tão caros. De Pocitos para o Prado uma corrida de táxi me custou 160 pesos uruguais, cerca de 20 reais.

Prado é um bairro do período colonial e como tem uma referência com a aristocracia do gado, atualmente ainda possui o Jardim Japonês e o Museu e Jardim Botânico além do Museu Municipal de Belas Artes.

Atrativos:

– Jardim Botânico

– Museu Municipal de Belas Artes

– Jardim Japonês

– Mercado Arícola

– Palácio Legislativo

– Praça Primeiro de Maio

– Torre das Telecomunicações

O que fazer em Montevidéu

Palácio Legislativo – O que fazer em Montevidéu

O que fazer em Montevidéu

Mercado Agrícola – O que fazer em Montevidéu

Parque Batle

Um bairro mais distante do centro e considerado o pulmão da cidade devido aos seus 60 hectares de área verde com diversas árvores nativas e exóticas. Optamos por conhecê-lo por causa do Estádio Centenário. Se você utilizar o ônibus Panorâmico, a parada 7 ou 8 serão as que você deve descer. Caso utilize taxi do centro irá gastar aproximadamente 200 pesos uruguaios, já que para Pocitos gastamos 180 pesos.

No entorno do Estádio existem vários parques para desfrutar a natureza.

Atrativos:

– Praça da Bandeira

– Parque Batle e Ordoñes

– Estádio Centenário

– Museu do Futebol

– Monumento a la Carreta

O que fazer em Montevidéu

Estadio Centenário – O que fazer em Montevidéu

O que fazer em Montevidéu

Foto Maracanazo – Museu do Futebol – O que fazer em Montevidéu

Conclusão:

Fiquei hospedado no Bairro Pocitos (em alguns locais vi como sendo Punta Carretas) e adorei. No Centro ou Cidade Velha está a maioria dos atrativos turísticos a se conhecer, porém, a questão de segurança não é das melhores. Pelo que li na internet há recomendações para evitar transitar sozinha durante a noite.Confesso que minhas andanças pelo local foram somente durante o dia mas não achei que o local seja perigoso. De qualquer forma não tem como garantir.

Pocitos é um bairro muito tranquilo e facilmente você consegue chegar ao centro ou qualquer outro bairro que esteja dentro do seu roteiro. Outra vantagem é que ele está mais perto do aeroporto, consequentemente mais barato o transfer de locomoção.

Como gostei muito da minha passagem nesse bairro minha sugestão é que fique por ali. Além desses benefícios, o Shopping Punta Carretas também é outro atrativo no bairro.

Veja outros posts do Uruguai:

Pré roteiro Uruguai 7 dias

Dicas do Uruguai para sua primeira viagem

_ Uruguai com crianças

Montevidéu Roteiro de 3 dias

Onde ficar em Montevidéu

Transporte em Montevidéu – Formas de conhecer a cidade

Vinícolas em Montevidéu – Visita guiada Bodega Juanicó

Casa Pueblo (Punta Ballena)

O que fazer em Punta del Este

Dicas de Punta del Diablo

Dicas de Cabo Polonio

Dicas de Colônia do Sacramento – Delícia de Aconchego

Colonia do Sacramento. Quais são as maneiras de conhecê-la saindo por Buenos Aires

Reserve seu hotel com a gente, vai. As melhores condições e ajuda o blog.

Banner Booking horizontal 810x100Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço não altera e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento grátis! É muito simples e seguro.

Clique em :

Booking.com – Hotéis em Montevidéu

Booking.com – Hotel Armon

Venha pra nossa Rede:

Facebook   Google+   Instagram

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe um comentário