Passa Quatro

Passa Quatro – um charme no sul de Minas

O que fazer em Passa Quatro
Escrito por Antonio JR

O que fazer em Passa Quatro – um charme do sul de Minas

No sul das Minas Gerais, praticamente entrando no estado de São Paulo, está a tranquila e delicada Passa Quatro. Rodeada de belas montanhas, é um lugar perfeito para curtir o estilo pacato do cidadão mineiro e, caso você tenha interesse, ainda mesclar com atividades de Ecoturismo.

A pequena cidade mineira possui alguns atrativos semelhantes aos de outros destinos do estado, como por exemplo, a deliciosa comida mineira. Além disso, a cidade preserva o interessante passeio de trem pela Serra da Mantiqueira.

Podemos observar alguns casarios históricos, mesmo a cidade não sendo a referência nesse aspecto. Os paralelepípedos dão charme às ruas e ao centrinho comercial da cidade, onde estão deliciosas praças que geram uma vontade enorme de passar o dia inteiro jogando conversa fora.

O que fazer em Passa Quatro

Ruas da cidade – O que fazer em Passa Quatro

O que fazer em Passa Quatro

Praça central – O que fazer em Passa Quatro

Ecoturismo:

Passa Quatro possui vários atrativos naturais. A Pedra da Mina, a quinta montanha mais alta do Brasil, com seus quase 2800 metros de altitude, é a principal referência. Excelente para os amantes de trekking, corredores de montanha ou amantes de esportes radicais. Inclusive, minha visita à cidade foi para participar da corrida de montanha KTR (Kailash Trail Run), em abril de 2016.

Pude desfrutar de um cenário perfeito, participando dessa prova que possui um alto grau de dificuldade técnica, devido à grande dificuldade de suas trilhas, nas subidas e descidas.

É possível fazer travessia da Serra Fina em três dias, porém, só faça com presença de um guia, ok? O nível de dificuldade é médio/alto e você deve se preparar fisicamente para não passar por situações de riscos pela travessia.

A Pedra da Mina está na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Mesmo diante de todas as dificuldades da prova que fiz pela Serra Fina, não pude deixar de contemplar a natureza que se mostra perfeita e imponente. Fiquei maravilhado e ansioso para um dia voltar a caminhar/correr por lá.

Um atrativo de Ecoturismo que não pude conferir é o passeio pelo Rio Verde, que leva esse nome devido a coloração de suas águas. Veja: somente veículos 4×4 conseguem fazer esse passeio, então sugiro contratar algum receptivo da cidade. Meu final de semana foi muito corrido, literalmente (rs) e deixei para fazer esse passeio quando fizer uma nova visitinha.

Para aqueles que adoram mesclar caminhadas com escalada é possível conhecer o Pico do Itaguaré com seus 2300 mts de atitude. É possível fazer um passeio para apreciar o pôr do sol, mas nesse caso é necessário pernoitar por lá.

A cidade

Passa Quatro é uma pequena cidade e tudo possui fácil acesso. Uma cidade com pequenas praças e igrejas típicas do interior de Minas Gerais.

O que fazer em Passa Quatro

Praça Passa Quatro – O que fazer em Passa Quatro

A Capela de São Sebastião é uma graça com suas cores fortes. Ela é de 1850, quando foi construída em substituição à antiga igreja existente no local.

O que fazer em Passa Quatro

Capela de São Sebastião – O que fazer em Passa Quatro

Em Passa Quatro você pode fazer um passeio de Maria Fumaça a vapor do ano de 1925 pela Serra da Mantiqueira, são duas horas circulando desde a estação de Passa Quatro até a estação de Coronel Fulgêncio, passando ainda pela estação de Manacá e também por um túnel que liga Minas Gerais a São Paulo. O custo é de 50 reais por pessoa (abril 2016) e funciona somente nos finais de semana, com saída às 10h da manhã. Em alguns finais de semana possui saída às 14h:30m, mas isso deve ser consultado.

O que fazer em Passa Quatro

Estação Passa Quatro – O que fazer em Passa Quatro

O que fazer em Passa Quatro

Maria Fumaça – O que fazer em Passa Quatro

Mais informações sobre o passeio de Maria Fumaça, clique aqui.

Onde Ficar

Em Passa Quatro há inúmeras pousadinhas, além de um grande hotel, o Mira Serra Parque Hotel. Como fui para participar de uma corrida, ficando somente de sexta a domingo, optei por ficar em uma pousada que estaria mais próxima à largada. O curioso foi que, devido a alguns problemas no relacionamento dos organizadores do evento com o IBAMA, a corrida acabou tendo sua largada de dentro da pousada que fiquei. Foi excelente!

+Hotéis e pousadas em Passa Quatro, clique aqui

Pousada Pedra da Mina

A Pousada Pedra da Mina é bem aconchegante, mas alguns pontos me irritaram logo quando chegamos. A forma de arrumação do quarto, com cama de casal. Desde o início estava claro que eram somente homens com reserva de camas de solteiro. O valor da diária diferente do valor passado pelo próprio dono da pousada por e-mail. Foi necessário argumentar, mesmo mostrando o e-mail com o valor combinado. Inclusive, já havia sido feito um depósito inicial de 50% do valor total. A piscina não estava em condições de uso. Pense bem, depois de uma prova dura como a que fiz, uma piscina cairia muito bem, mas isso não foi possível.

O que fazer em Passa Quatro

Pousada Pedra da Mina

Onde comer

Existem vários bares e restaurantes em Passa Quatro, mas vou passar somente as três opções que acabamos recorrendo, em nosso pequeno período por lá.

Restaurante Bela Napoli

Um restaurante tradicional italiano e realmente com massas deliciosas. Como a intenção era comer massa no dia anterior ao da prova, acreditamos que seria a melhor opção. De fato, a massa servida estava deliciosa e acho que até compensou a demora, levaram o dobro do tempo informado inicialmente para servirem.

O que fazer em Passa Quatro

Rest. Bela napoli – O que fazer em Passa Quatro

 

Até acredito que tenha sido despreparo do restaurante que não previu o movimento maior da casa, mas os atendentes também não colaboraram para tentar solucionar os atrasos e organizar os pedidos. O atendimento foi muito fraco!

Restaurante Seis e Meia:

A intenção era comemorar a conquista da KTR e o local foi escolhido, pois pareceu ser um local mais descontraído e ainda com música ao vivo. Cerveja geladinha e a comida muito gostosa, comi o medalhão com risoto, perfeito. Mas de novo, o atendimento não foi grandes coisas. Tive dificuldade de ser atendido e às vezes era necessário me levantar para solicitar algum item que estava faltando à mesa. Pelo menos nesse caso, os atendentes tentaram resolver os problemas.

O que fazer em Passa Quatro

Rest. Seis e Meia – O que fazer em Passa Quatro

A música também não me agradou, mas isso é ponto questionável né? Gosto musical é muito relativo e o que eu não curti realmente foi o estilo. Pra quem curte música sertaneja é uma boa opção. É interessante perguntar sobre o tipo de música que terá na noite, eu não me lembrei desse importante detalhe.

Cervejaria Napoleão

Fica localizada no centro da cidade, quase em frente a Capela de São Sebastião. Um local descolado para tomar uma cerveja. Não comi nada pois passei por lá depois que sai do Restaurante Seis e Meia, mas a galera estava mais agitada e tinha rolado um rock n´roll que infelizmente perdi.

O que fazer em Passa Quatro

Cervejaria Napoleão – O que fazer em Passa Quatro

Foi somente um Final de Semana em Passa Quatro e ainda com o compromisso de ter uma corrida que durou o sábado inteiro. Porém, deu para perceber que se você tem a vontade de passar um final de semana buscando sossego e descanso, Passa Quatro pode ser uma boa opção. Se você ainda quiser aventuras durante do dia e algum agito a noite, possui alternativas. Ou seja, para todos os gostos!

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe um comentário

--