Pomerode

O que fazer em Pomerode

Escrito por Antonio JR

O que fazer em Pomerode

Preparei pra você nesse posso várias dicas do que fazer em Pomerode. Ela é considerada a cidade mais alemã no Brasil, é uma cidade com grande potencial turístico principalmente pelas suas construções que possuem características alemãs, Fica no estado de Santa Catarina, entre o Vale do Itajaí e Blumenau.

O que fazer em Pomerode – História

Os alemães não foram os primeiros a habitar essa região, inicialmente essa localização possuía duas aldeias indígenas, os índios carijós e xokleng. Porém, após a chegada dos portugueses ao Brasil, a partir século XVI a cidade ficou inabitada por um bom tempo até a chegada da imigração alemã no século XIX.

Então, foi fundada uma colônia alemã localizada estrategicamente entre as cidades de Blumenau e Joinville. Não foi por acaso, a instalação dos imigrantes nesse local foi incentivada principalmente para fortalecer o mercado local existente entre as duas cidades vizinhas, Blumenau e Joinville.

O que fazer em Pomerode

O que fazer em Pomerode

E porque do nome Pomerode? A cidade recebeu o nome de “Pomerode” em homenagem a cidade de onde vieram maior parte dos imigrantes, a Pomerânia. Uma pena que muito da cultura nativa ficou prejudicada durante e após a segunda guerra mundial por causa de uma ação do Presidente da época, Getúlio Vargas, que iniciou uma campanha de nacionalização exigindo que nada mais da cultura alemã fosse difundido ou reproduzido.

O que fazer em Pomerode – Turismo

O turismo é muito forte na cidade, principalmente pelo interesse dos brasileiros em conhecer um pouco mais da cultura alemã, já que Pomerode possui essa forte característica.

O que fazer em Pomerode

O que fazer em Pomerode

Espalhados pela cidade existem diversas construções produzidas de acordo com a típica arquitetura germânica, além de festas que celebram tradições alemãs que ainda são preservadas por seus moradores, e também restaurantes que servem comidas típicas da Alemanha. Respira-se a cultura alemã e tudo na mais perfeita ordem!

Em janeiro de todos os anos acontece a Festa Pomerana, bem conhecida e tem como foco a tradição e costume do povo, como por exemplo: rituais de casamentos ao estilo tradicional do povo pomerano, e também comidas, bebidas e vestes típicas alemã. Alguns fazem comparações com a Oktoberfest, inclusive.

Infelizmente não pude conhecer Pomerode em sua época de festa principal pois deve muito divertido. Durante as festas é comum ver competições entre os moradores e também com os visitantes. Disputas de serrar madeiras, tiro ao alvo são comuns nas festas. Também há um concurso de Miss Festa Pomerana, torre de chope no metro, entre outras competições do tipo. Não deve ser o máximo?

Osterfest, que é uma comemoração que ocorre na Páscoa, e também o Natal, que é sempre muito decorado e bonito.
Outros pontos interessantes de se visitar são as feirinhas. Na última Páscoa, ele bateram o recorde mundial com uma árvore cheia de ovos. mais de 32 mil ovos e um maravilha de ver!

Por ser uma cidade pequena, não podia deixar de existir uma tradição no artesanato e inclusive, existe uma feira de artesanato, com a venda de produtos locais, e também tradicionais da Pomerânia e artigos típicos alemães.

Quer saber de mais? Então visite o Mercado das Pulgas, que é uma feira de objetos usados e antigos.

O que fazer em Pomerode – Principais atrações da cidade

• Museu Pomerano

Agradabilíssimo e como é curioso como me interesso pelo passado de um cultura. Eu curto muito e talvez possa não curtir tanto mas que é bacana demais a foram como eles mostram as crianções do O museu traz artigos e peças do colecionador particular e visionário Egon Tiedt (1934-2008) e tenta também reconstruir parte da história de Pomerode, desde a chegada dos imigrantes ao Brasil no século 19.

O que fazer em Pomerode

O que fazer em Pomerode

• Árvore de Páscoa do Guiness book – Osterbaum

Imagina uma dúzia de ovos. Imagina centenas de ovos. Agora imagina quase 80 mil ovos (aqui não tenho emoticon de carinha azul assustada).  Essa árvore entrou para o livros dos recordes mundial como sendo a maior árvore de Páscoa do mundo pela quantidade de ovos colocados nela. Ainda permanece toda linda mas a intenção é que no próximo ano seja desmontado (2018).  Curisosidade: Osterbaum tem o significado de Árvore de Páscoa.

o que fazer em Pomerode

o que fazer em Pomerode – Maior árvore de Páscoa do mundo

• Mini casas no Centro Cultural

As minicasas estão localizadas no Centro Cultural de Pomerode. Uma simpática rua com sua coloridas casinhas. Isso mesmo. Casas em tamanho pequeno que nos faz sentir grandes, fortes e imponentes – brincadeira. É bemlegal essas mini casas em estilo alemão.

O que fazer em Pomerode

O que fazer em Pomerode – Ana do Italiana Blog fazendo pose!

• Museu Casa do Imigrante

O museu “Casa do Imigrante” faz parte do patrimônio cultural e histórico do povo Pomerano no Brasil. Ele foi reconstruído ao estilo da autentica construção enxaimel. No local, a exposições com móveis antigos, roda d’água, prédio de atafona, rancho com moenda de cana-de-açúcar e também há a Praça Lauro Guenther.

• Portal Turístico Sul

Tem a tradicional pausa para fotos. Ciclistas, em carros, em ônibus ou vans. Todos param! O Portal é um símbolo da cidade e foi construído como uma forma de dar boas-vindas a todos que chegam na cidade.
Nas duas instalações, funcionam tanto a base da Secretaria de Turismo como o Centro de Informações turísticas. Ahhh! Tem uma lojinha de artesanato também, claro!

O que fazer em Pomerode

O que fazer em Pomerode – Galera top Encontro do Valeu Europeu – Foto: Mirko Secretaria de Turismo

• Letreiro de Pomerode

O famoso letreiro da cidade fica na Praça Jorge Lacerda. Uma bela praça com característica de pracinhas de pequenas cidades onde um coreto dá todo acabamento. Lindinha e possui um restaurante que te faz querer parar por ali por alguns minutos e observar os moradores que passam por ali. Na praça há também uma estátua de um imigrante. Esta estátua homenageia o sesquicentenário da imigração alemã no Brasil.

O que fazer em Pomerode

O que fazer em Pomerode – letreiro de Pomerode

• Portal Wolfgang Weege (Portal Norte)

Foi construído em comemoração aos 41 anos de emancipação de Pomedore e aos 25 anos das Malhas Malwee.
Atualmente o portal Wolgang Weege guarda a saída Norte da cidade. Não deu pra conhecer, infelizmente!

• Igreja Luterana

A igreja mais central de Pomerode e seu tamanho já nos faz vê-la de longe. Fui em um momento que ela estava fechada mas deu pra registrar a beleza de seu estilo gótico. Dentro há uma escultura de Lutero, obra esculpida pelo alemão Ervin Teichmann.

O que fazer em Pomerode

O que fazer em Pomerode – Igreja Luterana

• Museu do Marceneiro

Lembrei do meu Gui na hora que é louco com animaizinhos, animais e “animaizões”… Um dos mais antigos zoo do Brasil, o  Zoo Pomerode abriu as portas em em 1932 e possui mais de 230 espécies  e mais de mil animais.

o que fazer em Pomerode

o que fazer em Pomerode

• Museu do Marceneiro

Conta a história da empresa “Móveis Behling”, uma das mais importantes e respeitadas empresas familiares que atua em Pomerode desde meados da década de 50. Como meu dia foi muito intenso, faço a indicação com vontade de conhecer já que também não tive tempo.

• Cicloturismo Vale Europeu

Este é o primeiro roteiro brasileiro planejado para o cicloturismo. As rotas foram pensadas para que o ciclista possa passar pelos municípios que tem uma bela paisagem natural e também edificações construídas ao estilo europeu.

A rota conta com pontos de apoio, estrutura e sinalização para os ciclistas. E também locais para degustações de vinhos e queijos. Por duas vezes não consegui me programar para ir, infelizmente. Mas está na minha lista infinita! Notei que o volume de ciclistas transitando pela cidade era bem intenso quando fui, é uma rota bastante procurada.

O que fazer em Pomerode

O que fazer em Pomerode – Ciclistas curtindo o Vale Europeu

• Rota do Enxaimel

É um roteiro feito para que as pessoas possam passear através das construções produzidas ao estilo enxaimel, que é o representativo europeu. A rota tem um pouco mais de 16km, e conta com paisagens naturais e maravilhosas edificações.

O que fazer em Pomerode

O que fazer em Pomerode – construções estilo enxaimel

• Vila Encantada

É uma opção de lazer e diversão principalmente para as crianças. O parque temático concentra réplicas de piratas, dinossauros e insetos gigantes, além de brinquedos interativos.

•Ainda tem o Teatro Municipal, o Museu Casa do Escultor e mais. Quer saber quais? além da minha lista tem mais,claro: clique aqui e confira!

Aproveite nossas dicas e monte o seu roteiro de viagem ideal nessa cidade tão histórica e encantadora, e cheia de cultura para se absorver. Confesso: muito pouco tempo em Pomerode e por isso pretendo voltar em breve. Espero ter ajudado você a conhecer um pouco mais sobre a cidade e a descobrir o que fazer em Pomerode para se divertir e sentir-se parte da cidade. Pude sentir que os moradores vivem Pomerode e suas atrações e isso mostra o carinho que a cidade tem por suas tradições.

Qualquer outra dúvida que venha a surgir, ou comentários e experiências sobre a cidade, entre em contato comigo.

Obrigado a Márcia do blog Casa de Doda e Cássio (marido), pela organização e todo carinho!  Blumenau não é mais a mesma! aos meus olhos e tenho certeza que aos olhos de todos que estiveram nesse brilhante encontro. Até a próxima!

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe um comentário

--