Teresópolis

O que fazer em Teresópolis RJ – Com a Companhia do Dedo de Deus

O que fazer em Teresópolis
Escrito por Antonio JR

O que fazer em Teresópolis RJ

Teresópolis é um charme só. Ser uma das principais cidades da região serrana do Rio de Janeiro, faz de Terê (para o íntimos) um dos destinos mais procurados dessa região do estado.

A cidade é um reduto de beleza natural com clima ameno no verão e mais friozinho no inverno, o que deixa a cidade ainda mais aconchegante. A Imperatriz Tereza Cristina, esposa de Dom Pedro II, adorava isso e passar seus finais de semana por lá se tornaram uma constante, daí vem a origem do nome “Teresópolis”.

Não tem como começar esse post sem citar inicialmente a beleza natural dos parques que fazem parte da cidade: O Parque Estadual dos Três Picos, Parque Natural Montanhas de Teresópolis e o  Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que tive o prazer de conhecer.

De boa parte da cidade podemos observar o Dedo de Deus e outras montanhas de toda a Serra. É lindo isso!

O que conhecer

Começo falando do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Sendo aventureiro ou não, você pode desfrutar do parque que conta com uma estrutura muito interessante. Uma piscina natural do ano 1940, bosques com mata fechada, uma sala interativa, um mini auditório e ainda uma loja de souvenir e lanchonete dão o apoio que você precisa.

Algumas trilhas curtas podem ser feitas durante o dia. São trilhas de categorias fácil  e moderada. Já outras, são necessárias algumas horas de caminhada como a trilha da Pedra do Sino. Para fazer essa trilha é necessário que você assine um termo de responsabilidade e conhecimento dos risco bem na sua entrada no parque. Os itens de segurança também são verificados como botas ou tênis de caminhada, lanterna, alimento, cantil de água e algum agasalho. São 11 quilômetros de extensão e pelas fotos que circulam por aí, parece ser realmente um cenário maravilhoso. Nesta minha passagem não consegui realizar essa caminhada, infelizmente. Voltarei em breve!

Outra possibilidade bem procurada é a travessia Petrópolis – Teresópolis. São 30 quilômetros que podem ser feitos em 2 ou 3 dias, dependendo do condicionamento físico do aventureiro.

Algumas pequenas trilhas são de fácil acesso e começam dentro do próprio parque e são elas: Trilha Primavera (500 m de caminhada leve), Trilha Suspensa (1300 m de caminhada muito leve sobre piso de madeira e corrimão), Trilha Mozart Catão (1050 m de caminhada faácil) e Trilha Cartão Postal (1200 m de caminhada moderada). Fiz as duas últimas. A Mozart Catão traz uma bela vista da cidade de Teresópolis  e de parte da Granja Comary como gran finale, já a segunda, Cartão Postal, tem uma vista de arrepiar da Serra dos Órgãos, deixando você frente a frente com o Dedo de Deus. Fiz as duas no mesmo dia e é super simples subir mesmo que seu condicionamento físico não seja dos melhores. Se não for realmente, vá devagar!

O que fazer em Teresópolis

Vista Mozart Catão – O que fazer em Teresópolis RJ

O que fazer em Teresópolis

Vista Trilha Cartão Postal – O que fazer em Teresópolis RJ

O que fazer em Teresópolis

Vista Trilha Cartão Postal – O que fazer em Teresópolis RJ

A entrada do Parque custa 15 reais para utilização de toda estrutura e 10 reais para os veículos. Durante a alta temporada o parque fica bem cheio e por isso recomendo chegar bem cedo. O parque abre as 8h da manhã mas caso você adquira seu ticket antecipadamente, já é possível entrar no parque a partir das 6h.

Outros pontos para conhecer

Mirante

Uma bela vista na saída da cidade sentido Rio de Janeiro, BR 116. Nela você pode apreciar o vale sendo cortado pela rodovia sempre com a presença do Dedo de Deus por perto. No local há lanchonetes e lojas de artesanatos.

Conheci o mirante na minha corrida matinal, sai da Granja Comary onde estava dormindo e segui para o centro da cidade. Queria voltar fazendo toda a subida até o Mirante. Foi bem legal e achei q vista incrível. Muitas pessoas caminham por lá e é comum usar as lanchonetes para tomar um suco ou comer algo.

O que fazer em Teresópolis

Mirante – O que fazer em Teresópolis RJ

O que fazer em Teresópolis

Mirante – O que fazer em Teresópolis RJ

O que fazer em Teresópolis

Mirante – O que fazer em Teresópolis RJ

O que fazer em Teresópolis

O que fazer em Teresópolis RJ

Catedral

A igreja da Matriz de Santa Tereza fica no centro da Cidade e possui uma construção gótica.

O que fazer em Teresópolis

Catedral – O que fazer em Teresópolis RJ

Feirinha do Alto

Várias barracas de artesanato lotam a Praça do Alto e é fácil encontrar souvenir, artesanatos em geral e comidas típicas. As crianças adoram pois possui brinquedos e também um trenzinho que circula a cidade com a meninada.

Granja Comary

O lago Comary e seus inúmeros patos e gansos podem ser apreciados por qualquer visitante. É onde está a sede da CBF, porém não é aberta a visitação. Somente moradores do condomínio tem acesso a partir da segunda portaria do local. De qualquer forma tem como ver os campos de treinamento assim com apreciar a tranquilidade do local.

O que fazer em Teresópolis

Lago Comary – O que fazer em Teresópolis RJ

O que fazer em Teresópolis

Lago Comary – O que fazer em Teresópolis RJ

O que fazer em Teresópolis

Patos no Lago Comary – O que fazer em Teresópolis RJ

Tinha em mente conhecer a Casa de Cultura mas, por falta de tempo, não foi possível conhecer.

O que fazer

A Gastronomia de Teresópolis é variada e famosa. Muitos bares e restaurantes espalhados pela cidade fazem você poder escolher levando em consideração seu gosto pessoal e seu bolso.

Villa Saint Gallen

São dois restaurante, Bistro 1912 e Abadia e uma cervejaria artesanal Theresópolis. Especializada em comida alemã, ela atrai visitantes do Rio de Janeiro só para passar a noite por lá. Um ambiente com alto requinte e com um complexo cervejeiro que fornece visita guiada porém com agendamento prévio.

O que fazer em Teresópolis

Villa Saint Gallen – O que fazer em Teresópolis RJ

O que fazer em Teresópolis

Villa Saint Gallen – O que fazer em Teresópolis RJ

Vagão Beer

Sentido oposto ao Villa Saint Gallen , o Vagão Beer é uma interessante opção para se comer pratos com carnes que rapidamente são preparados e um delicioso chope. Dentro do galpão há um vagão de trem com mesas decoradas com estações de metrô do mundo inteiro e faz parte de outro ambiente do bar.

O que fazer em Teresópolis

Vagão Beer – O que fazer em Teresópolis RJ

O que fazer em Teresópolis RJ

Vagão Beer – O que fazer em Teresópolis RJ

Teresópolis é delicioso para um final de semana ou feriado prolongado. O que não falta são opções para conhecer e curtir. A gastronomia também pode ser muito apreciada. Vários restaurantes que não visitei pareciam ser interessantes e me foi muito bem recomendado. Na próxima vez que retornar, conhecerei mais alguns.

Reserve seu hotel com a gente, vai. As melhores condições e ajuda o blog.

Banner Booking horizontal 810x100Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço não altera e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento grátis! É muito simples e seguro.

Clique em :

Booking.com – Hotéis em Teresópolis

Venha pra nossa Rede:

Facebook   Google+   Instagram

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

2 Comentários

Deixe um comentário

--