Cidade do México

Cidade do México – De ruinas e cores!

O que fazer na Cidade do México
Escrito por Antonio JR

O que fazer na Cidade do México

A Cidade do México é uma das 4 maiores cidades do mundo, de posse desta informação já se percebe uma grande variedade cultural e semelhança nos grandes problemas sociais que envolvem grandes cidades pelo mundo afora, principalmente se tratando de países menos desenvolvidos. A Cidade do México ainda carrega entranhada em sua imagem, o fato de parecer ser uma gigante favela com a criminalidade escancarada por onde quer que você passe. Esta impressão logo se desfaz quando você a conhece. É claro que a criminalidade, a pobreza, o transito caótico e poluição fazem parte do cenário mas certamente em outros níveis do que imaginamos ser. No lugar disso, você observa a riqueza de cores, culturas, religiosidade, hospitalidade e muita história! Zonas arqueológicas, construções coloniais  e muito mais. Na Cidade do México você encontra um resumo cultural de todo o país.

O que fazer na Cidade do México

Museu de Antropologia – O que fazer na Cidade do México

Todo roteiro de viagem é sempre definido e depende de onde você vai ficar hospedado. É de lá que você sempre segue o roteiro traçado. O primeiro dia, sugiro que,  independente e onde você está hospedado, você caminhe pela parte histórica da cidade. Pode começando pelo Zócalo, nome da praça central da cidade.

Apesar de estar sempre cheia de manifestações é uma praça muito larga e deslumbrante com a Cathedral Metropolitana dando ainda mais beleza. Em toda área histórica, ainda pode ser visto o Edifício Lationamericano, o Palácio de Belas Artes, dentre inúmeros outros que serão citados mais abaixo.

O que fazer na Cidade do México

Zocalo – O que fazer na Cidade do México

O que fazer na Cidade do México

Palácio Bellas Artes – O que fazer na Cidade do México

Logo no dia seguinte,  seguimos para um dos museus importantes da cidade, Museu de Antropologia e História ($51). Muito interessante! Ele contem um grande acervo e sua integração com o visitante é muito bem explorada. O Museu fica numa área mais nobre da cidade que é o Bosque Chapultepec que também foi visitado. Neste museu vale a pena a contratação de um guia pois ele irá dar varias explicações sobre a história da civilização mexicana e que você certamente irá precisar se ainda for visitar zonas arqueológicas por todo o México. Do Museu Frida Kahlo ($70) não posso falar o mesmo, a casa onde a dupla Diego-Frida moraram fica em Coyoacán e infelizmente apesar da casa estar muito bem conservada, o acervo é pequeno frustrando um pouco os curiosos da arte produzida por eles.

No Zócalo pode se encontrar inúmeros “guias” com veículo próprio que oferecem passeios para vários cantos dos arredores do México. Acho interessante a contratação deste serviço pois não são nada caros e te fazem perder pouco tempo, além deles servirem como guias, te passando explicações sobre o povo, a cultura e o local visitado. Neste dia escolhemos o passeio pela Praça das Três Culturas, Mercado de pratas, Basílica de Guadalupe e finalmente Teotihuacan ($51 – veja mais abaixo). O custo deste serviço foi de 1.000 pesos mexicanos que equivalem a R$140 para 4 pessoas, sendo aproximadamente R$35 por pessoa.viu ? Não é caro!

Uma boa opção para sua noite é a Praça Garibaldi onde possuem inúmeros grupos de Mariachis e várias opções de restaurantes que possuem shows e cartas de tequilas e mescals que fazem inveja.

Visto de Entrada

A grande maioria de nós já ouvimos falar que o México é a entrada principal para os EUA de pessoas que queiram entrar clandestinamente no país vizinho. Então, isso se deve ao fato de no México não haver Visto de Entrada para que deseja visitar o México. Basta seu passaporte!

A moeda!

A moeda mexicana é o Peso mexicano e atualmente (2011) tem seu cambio em aproximadamente 7 para 1 (2010). Novamente eu sugiro o uso do cartão debito. Existem caixas eletrônicos por toda a cidade e é fácil fazer saques dos montantes necessários. sempre avalio a comodidade, o custo e a segurança neste tipo de transação.

Transporte

O transporte urbano na cidade do México é bom e o metrô é bastante simples e eficiente apesar de algumas estações serem bem antigas. Os ônibus são meios alternativos e interessantes mas você deve saber bem qual linha deve pegar para evitar futuras frustrações.

Hospedagem

Ficamos no Hostel Mondo Jovem. É uma rede de hostel espalhada pelo mundo mundo que foi, para o nosso caso, mais interessante. Bons quartos e um staff que está a disposição e um bom atendimento. Ele é extremamente bem situado e fica logo atrás da Catedral do Zócalo.

O que fazer na Cidade do México

Vista do Terraço do Albergue – O que fazer na Cidade do México

Religiosidade

O México é um país com grande percentual de católicos, a Catedral Metropolitana é o mais importante monumento da Cidade do México. Fundada em 1573, seu período de construção foi de aproximadamente 2 séculos para ser finalizada.

O que fazer na Cidade do México

N. S. de Guadalupe – O que fazer na Cidade do México

O que fazer na Cidade do México

N. S. de Guadalupe – O que fazer na Cidade do México

O que fazer na Cidade do México

N. S. de Guadalupe – O que fazer na Cidade do México

O que fazer na Cidade do México

N. S. de Guadalupe – O que fazer na Cidade do México

A virgem de Guadalupe é para os mexicanos o que N. S. Aparecida é para os brasileiros. Assim como o Brasil, o México é um dos países com maior índice de católicos de todo o mundo e isso se deve à devoção a Virgem de Guadalupe. No Séc. XVI, um índio recém batizado, chamado Juan Diego recebeu a aparição da virgem em quatro ocasiões e neste local foi criado seu santuário.

A Basílica de Guadalupe é um dos santuários católicos mais visitados de todo o mundo e assim como no Brasil, para que fosse possível receber a grande quantidade de fiéis que a visita, foi necessária a construção de uma nova igreja.

Valeu a visitinha e para aqueles que mais religiosos, alguns bons minutos de oração!

Teotihuacan, um capítulo a parte!

Teotihuacan é sem dúvida é capítulo a parte. Quem está na cidade do México, mesmo que de passagem e com algumas horas vagas, não deveria deixar de conhecer Teotihuacan. É um pouco afastado do centro da Cidade do México mas vale a pena. Como dito acima, passeios que fazem a Praça das Três Culturas, Guadalupe e Teotihuacan são encontrados a um bom preço no centro da cidade mas se você não tiver tempo pra fazer todo o roteiro, contrate um táxi para leva-lo até Teotihuacan. Você não irá se arrepender!

Caminha pela Ruas dos Mortos, Subir nas Pirâmides Sol e Lua é deixar qualquer um fascinado. A vista é linda, as construções imponentes e a sensação de fazer parte daquilo é única!

A civilização de Teotihuacan é uma das mais antigas da América e sua extinção ainda é motivo de mistério. As piramides eram lugares de culto.

O que fazer na Cidade do México

Teotihuacan – O que fazer na Cidade do México

O que fazer na Cidade do México

Teotihuacan – O que fazer na Cidade do México

Arredores? Sim, arredores!

Não fiz nenhum passeio pelos arredores mas em meu roteiro pretendia visitar Puebla ou Tula mas não foi possível, infelizmente!

Mas para os que interessarem, um blogueiro conhecido meu, Rafael Carvalho (me auxiliou nas pesquisas), do blog Esse mundo é nosso e fez um post super bacana sobre Puebla e Cholula. De uma olhadinha, vai: Descobrindo Puebla e Cholula

Outras atrações imperdíveis:

A Lucha Libre é uma delas, símbolo do entretenimento no México, os famosos grandes lutadores, acrobatas e mascarados (maioria) fazem o maior sucesso no México e as atrações, bem divertidas. Por todo lado, ambulantes lhe oferecem máscaras destes lutadores. Não me senti muito bem no dia em que eu meu parceiro Daniel, iríamos a uma delas. Ele foi, gostou e a sua recomendação é certa.

Não podíamos deixar de ir ao Estádio Asteca, palco do título brasileiro da Copa do Mundo de 70, ver um jogo da Copa Libertadores da América. Jogo? América do México vs Argentino Júniors. Torcida? América do México, claro. Placar? Empate!!!  Quem aprecia futebol, tiver tempo e oportunidade, recomendo!

O que fazer na Cidade do México

Centro Histórico – O que fazer na Cidade do México

O que fazer na Cidade do México

Museu da Tequila – O que fazer na Cidade do México

 

O que fazer na Cidade do México

Praça das Três Culturas – O que fazer na Cidade do México

Outros pontos turísticos principais:

Centro histórico:

  • Praça da Constituição/Zócalo – Palácio Nacional – Catedral Metropolitana – Templo Maior : Linha 2 Estação Zócalo
  • Museu de Belas Artes – Edifício Latinoamericano – Edifício dos Correios : Linha 2 Estação Allende ou Estação Bellas Artes
  • Praça Garibalde : Linha 8 Estação Garibaldi

Coyoacán:

  • Museu Frida Khalo – Linha 3 Estação Coyoacán (é a mais próxima mas fica algumas quadras, talvez seja melhor um taxi deste local até o Museu)
  • Boque Chapultepec
  • Museu de Antropologia – Bosque Chapultepec – Paseo de la reforma: Linha 7  Estação Auditório

Outras:

  • Santuário de Guadalupe
  • Teotihuacan (1h do centro da Cidade do México)
O que fazer na Cidade do México

Museu de Antropologia – O que fazer na Cidade do México

O que fazer na Cidade do México

Museu Frida Khalo – O que fazer na Cidade do México

Veja Nossas fotos:

 

 

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

2 Comentários

Deixe um comentário

https://retrip.com.br/page/27/--