Savoie

Os 5 lagos mais bonitos de Savoie

Lagos-de-savoie-na-frança
Escrito por Túlio Moura

Os 5 lagos mais bonitos de Savoie

A França tem inúmeras paisagens muito bonitas. Dentre as cidades, monumentos, praias e montanhas estão os lagos. Alguns formados por água de degelo, outros conhecidos por serem muito limpos, os lagos franceses se tornam uma das principais atrações durante todas as estações.

Visitei o distrito de Sabóia, na região dos alpes franceses. Se tem uma coisa que aprendi, é que aquelas montanhas guardam surpresas incríveis. Os lagos me chamaram muita atenção, pois sempre envolvem diferentes opções de lazer e são lugares normalmente tranquilos, onde as pessoas vão para descansar e se divertir.

A preservação dos lagos que visitei é algo impressionante. Mesmo os que já foram mais poluídos já passaram por processos de recuperação e são rigorosamente cuidados, tanto pelos moradores quanto pelos visitantes. É admirável a iniciativa de cuidar da natureza local, algo que está em falta nos dias de hoje.

Criei uma lista com os cinco lagos mais bonitos que conheci na França. Se tiver a oportunidade, tente conhecê-los! Não vai se arrepender.

Lago do Bourget

Lago do Bourget

Estamos falando do maior lago natural da França. O lago do Bourget possui 18km de extensão. Ele fica na região dos alpes, sendo cercado pelos maciços de Bauges, de Epine, Chambotte, Mont du chat e Mont Revard.

Muitas atrações ficam às margens do lago. Na margem sul, fica o Bourget-du-lac e a capital do distrito de Savoie, Chambèry, do outro lado, a charmosa Aix-les-bains, com suas conhecidas fontes de águas termais e casinos.

Principalmente durante as estações mais quentes, esse famoso lago vira uma praia e fica repleto de pessoas. São inúmeras opções. As margens se tornam bons lugares para caminhar, fazer passeios de bicicleta ou ler um livro sob a sombra de alguma das árvores.

Muitas pessoas também se refrescam nas águas azuis do Bourget.

Há ainda os que preferem avistar o manto azul do lago de um local mais alto. As montanhas que o rodeiam são repletas de pontos, de onde é possível admirar o lago do Bourget com uma vista panorâmica.

Lago de Annecy

O lago de Annecy é único pelo seu panorama e conhecido principalmente pela qualidade de suas águas. É rodeado por montanhas, onde as cores variam no decorrer das estações, formando um belo espetáculo: do azul e verde do verão aos tons quentes do outono e o branco do inverno.

O lago é considerado patrimônio frágil, pois em outra época já foi poluído por resíduos agressivos. A situação era tão crítica, que faltava oxigênio aos peixes. Graças às inúmeras ações ao longo de mais de 40 anos, o Lago de Annecy se tornou um dos mais puros da Europa.

As águas cristalinas e a pureza excepcional são pretextos para a prática de vários esportes aquáticos, como  mergulho e kayak. Serve também aos banhistas que costumam se refrescar ali durante o verão, além de ser um belo cartão postal da Veneza francesa.

É possível admirar a paisagem do lago de diferentes pontos, como Pont des Amours, e também de caminhar pelos parques ou andar de bicicleta pela pista que fica na parte sul do lago. A superfície do Lago de Annecy tem 15km de uma margem à outra, sem dúvidas é um dos lagos mais bonitos da França.

Lago de Thuile

Esse lago fica na pequena cidade de Thuile, localizada na extremidade sul do maciço de Bauges. Apesar de não ser tão grande, faz parte de uma paisagem bucólica perfeita para relaxar. É proibido se banhar, apesar de a tentação ser grande. Isso porque o lago fica congelado na maior parte do ano.

As montanhas que rodeiam o Lac de la Thuile são refletidas na superfície, revelando um espelho que mostra as rochas e vegetação. Mesmo sem se banhar, a visita pode ser para um pic-nic, para pegar um bronzeado ou mesmo pescar.

Lago Carouge

Lac Carouge

O lago Carouge se transforma em um verdadeiro centro de lazer que atrai muitos visitantes para a cidade de Saint Pierre D’Albigny. Isso porque as atividades ali são intensas e variadas: natação, pesca, pedalinhos, jogos para crianças ou caminhadas pelas margens e arredores, onde há um camping .

Principalmente durante o verão, a praia do lago fica repleta de pessoas se banhando e pegando um bronzeado. Não animei entrar na água quando visitei o carouge, ainda estava frio, mesmo sendo início da primavera. A vista mais bonita do lago é o maciço de Bauges, imponente e colorido durante todo o ano.

Lago de Passy

Lago do Passy - Mont Blanc

Você vai ficar de queixo caído ao chegar às margens do lago de Passy. Isso porque além de ser um ótimo lugar para se banhar, a primeira coisa que tomam os olhos é o belo cenário formado pelo Mont-Blanc. Ele fica perto da cidade de Chamonix, um dos locais mais conhecidos por esquiadores.

A natação é permitida somente nas áreas demarcadas, sempre há alguém vigiando para que nenhum acidente aconteça. Além de se banhar, o lago é conhecido por ser uma base de lazer. Das inúmera opções, as mais comuns são o mini golfe, passeios de barco, pista de caminhada e banhos de sol. A praia é aberta ao público, um grande atrativo para aproveitar a tranquilidade da região.

E você? Quais são os seus lagos preferidos? Conte aí nos comentários!

Sobre o autor

Túlio Moura

Deixe um comentário

--