Dicas Vistos e Tickets

Passaporte brasileiro. Como tirar? Para Adultos e crianças

Passaporte
Escrito por Antonio JR

Quando tirei meu primeiro Passaporte as coisas eram bem diferentes. Filas na Policia Federal (em Belo Horizonte), e as vezes o número era tão grande que não dava tempo. Quando renovei pela primeira vez, o processo já passou a ser bem mais simples e passou a valer esta forma que atualmente é utilizada. Agora, foi a vez do passaporte do filhão, com apenas 2 anos de idade. Pensando em facilitar a vida daqueles que querem tirar seu passaporte para conhecer o mundo ou por alguma outra necessidade, vou passar aqui as dicas necessárias para que você tenho o seu da maneira mais simples e cômoda.

Antes de mais nada, separe seus documentos:

Carteira de Identidade

CPF

Título de Eleitor

Certidão de Nascimento (se for menor de 12 anos)

Casamento (se houve alteração de nome por causa de casamento)

Certificado Militar (se for homem, maior de 18 anos)

Passaporte anterior (se houver)

OBS: Se você possui um passaporte vencido, não há possibilidade de renovação ou extenção de prazo. Terá de ser emitido um novo passaporte.

Entre no site da Polícia Federal ou procure no google por Polícia federal

Para o site da Polícia Federal na seção Passaporte, clique aqui.

PassaporteNa coluna dos passos, item 2 clique em emissão do passaporte. (ou clique aqui)

Passaporte

Preencha as abas com seus dados pessoais, documentos, dados complementares e Local de Atendimento

Passaporte

Atenção no preenchimento

Aba Documentos: Se o passaporte for para um menor de 12 anos, que também é meu caso, precisa preencher com os dados da certidão de nascimento. No nosso caso houve alteração do nome da minha esposa então se faz necessário o preenchimento com os dados da certidão de casamento.

Homens, maiores de 18 anos, devm preencher a situação militar.

Local de Atendimento: Escolha sua cidade e caso ela não ofereça este serviço, procure a cidade mais próxima ou com mais fácil acesso. No nossa caso foi em Belo Horizonte.

Pagamento no GRU

Com todo preenchimento efetuado de maneira correta, é gerada uma Guia GRU (Guia de Recolhimento da União). Atualmente esta taxa se encontra no valor de R$ 156,07.

Caso seja renovação, não deixe de levar o passaporte anterior para não pagar o amargo valor de R$ 312,14.

Agendamento

Caso você tenha optado por alguma cidade que possua o controle por agendamento, é necessário fazê-lo.

Locais que necessitam agendamento, clique aqui.

Passaporte

Compareça no dia e local determinado

No dia e hora marcados, compareça no local determinado de posse de todos os documentos necessários inclusive a GRU paga. Hoje em dia, não é necessário levar fotografia. A foto é tirada lá mesmo no local. Para aqueles que se preocupam bastante com a aparência na foto, podem ser preparar.

Geralmente não há atrasos. Neste sistema, na minha renovação, houve até uma antecipação pois eu já estava no local. Não se preocupe, se chamarem antes do horário e você ainda não esteja lá, não há problema algum. Você, claro, não perderá seu agendamento. Mas NÃO SE ATRASE!

Retirada do Passaporte

Há uma data e hora que estará disponível a retirada do Passaporte. Voce pode verificar no andamento clicando aqui, ou ir em uma data posterior a data estabelecida para entrega.

O Passaporte agora possui validade de dez anos. Muito tempo pra fazer várias viagens antes de vencr, não acha?

Reserve seu hotel com a gente, vai.

Booking.com

Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço não altera e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento grátis! É muito simples e seguro.

Clique em :

Booking.com – Hoteis em qualquer lugar do Mundo 

Venha pra nossa Rede:

Facebook   Google+   Instagram

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

2 Comentários

Deixe um comentário