Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – A juventude do bondinho de 100 anos.

Rio de Janeiro
Escrito por Antonio JR

Rio de Janeiro – Bondinho de 100 anos.

No início achavam que pudesse ser uma loucura a construção. Tanto pela geografia do lugar como também pelos seus quase 400 mts de altura. O projeto seria o terceiro teleférico no mundo e o primeiro no Brasil no início do século XX. O Bonde hoje é bem diferente dos que começaram os trabalhos no início do século mas seu trajeto, com a característica de encantar as pessoas, continua o mesmo. O Bonde vai subindo pela Urca e as belezas da cidade maravilhosa vão surgindo. E como é bela a subida! A vista mostra os morros da Urca, Corcovado, Praia Vermelha, Praia de Copacabana e a Pedra da Gávea.

Rio de Janeiro

Vista do Morro da Urca

Rio de Janeiro

Visual maravilhoso

Em 2012, dia 27 de outubro, o Bondinho comemorou 100 anos de existência. Foram muitas idas e vindas pelo Pão de Açúcar e Morro da Urca que levaram aos olhos de turistas e cariocas paisagens maravilhosas da cidade que encanta o mundo todo. Houve comemoração! Bolos e souvenirs foram distribuídos para aqueles que compareceram nesta data comemorativa.

Rio de Janeiro

Comemoração 100 anos

Durante estes 100 anos, segundo a Riotur, foram mais de 40 milhões de turistas que transitaram pelas cabines e pelos cabos de aço do bondinho. A conservação da estrutura parece estar muito bem feita.

No lugar reúnem-se lanchonete e lojas para que o turista possa ficar mais tempo curtindo o visual e também comprando objetos que levarão de recordação de um dos mais belos cartões postais do mundo.

Rio de Janeiro

Trajeto

Rio de Janeiro

Bondinho

Cada trecho (são dois) leva em torno de 3 minutos de travessia e a capacidade do bondinho é de no máximo 65 pessoas por vez. Geralmente as filas são grandes quando se trata de finais de semana, feriados ou datas especiais então, se você quiser conhece-lo numa destas situações recomendo que vá cedo e que não tenha nenhuma pressa. Vale a pena!

Não pude estar presente para a festa mas fiz questão de subir (pela primeira vez) na véspera do aniversário. O dia não enchia os olhos com o sol que geralmente embeleza o Rio mas mesmo assim fiquei surpreso com o que vi e sinceramente agradeci a todos que, 100 anos atrás desafiaram os limites da época e trabalharam para que se tornasse possível essa deslumbrante subida.

Rio de Janeiro

Estrutura

Hoje o custo para se subir é de R$ 53,00. O “ticket” deve acompanha-lo até o final da subida porque entre as estações, estão roletas que são liberadas com a leitura do código de barras. Crianças de 6 a 12 anos pagam R$ 26,00. Menores de 6 anos a entrada é gratuita.

 

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe um comentário