Madri

Roteiro 4 dias em Madri, Espanha

Roteiro 4 dias em Madri
Escrito por Antonio JR

Roteiro 4 dias em Madri.

A capital espanhola cativa seus visitantes com muita história e arte. Madri possui museus importantes e tem uma rica história contada pelas suas ruas e construções.

Neste post farei um roteiro 4 dias em Madri. Não estou disponibilizando nenhum dia para algum bate e volta para cidades como Segóvia, Toledo ou Ávila. Você pode decidir por fazê-lo em seu quinto ou sexto dia de viagem. É claro que este roteiro pode ser adaptado para uma quantidade menor de dias, deixando de fora algumas das indicações, mas seguiremos mostrando como foi nosso itinerário pelas ruas de Madri.

Madri tem um sistema de metrô muito interessante. Você poderá se locomover pelos trilhos subterrâneos toda vez que a distancia ou o cansaço forem mais evidentes.

Dia 1 – Centro Histórico

É importante informar que estas grandes e importantes cidades europeias exigem um pouco de disposição para caminhadas porque para todo lado que você olhe, você vê alguma bela construção. É claro que você poderá fazer seu passeio com aqueles ônibus panorâmicos, vendo tudo rápida e em alguns casos, superficialmente. Só aconselho caso realmente as caminhadas não puderem fazer parte do seu dia a dia. Caso seja necessário, Madri possui uma linha de ônibus especiais com WiFi, inclusive. Madrid City Tour. Veja mais informações clicando aqui.

Saindo do Hostel, providenciei o ticket do metrô. Comprei o que incluía 10 viagens e desembarquei na Estação Sol, na Plaza Puerta del Sol. Resolvi começar pelo centro histórico da cidade. Fiquei ali por um tempo admirando as construções e a grande movimentação de pessoas que alí circulavam, pois se trata de uma área comercial. Após alguns minutos, segui caminhando para Plaza Mayor que era minha referencia inicial.

Na Plaza Mayor possui um Centro de Informações Turísticas onde eles estão disponíveis para lhe atender em qualquer tipo de dúvidas. Gostei bastante do atendimento. A Plaza Mayor talvez seja o Ponto Turístico mais procurado na capital espanhola. Ela é fechada ao transito e com vários portais de entrada. Nela você presencia muitos artistas de rua e músicos se apresentando para ganharem alguns “trocados” dos inúmeros turistas que transitam por esta praça diariamente. Também é ponto de encontro de turistas com inúmeros simpáticos restaurantes. As mesinhas de fora dão todo o charme além das lojas de artesanatos espalhadas.

Roteiro 4 dias em Madri

Plaza Mayor – Roteiro 4 dias em Madri

Segui caminhando até a Catedral de La Almudena e também ao Palácio Real. Pelo Caminho parei para conhecer a Plaza de La Villa e também a Casa de La Villa. Nada demais!

Se você desejar ir a Catedral ou ao Palácio de metrô, a estação que você deve desembarcar é a Estação Ópera. Neste caso você aproveita para conhecer o Teatro Real. A Catedral de Muestra Señora de La Almudena é uma catedral com diferentes estilos. Desde neoclássico até neogótico e isso se deu pela demora de sua construção. A Entrada é grátis porém se você desejar ir até o torre paga-se 6 euros. A vista é linda da capital espanhola e merece uma visita. Dentro dela você também pode conhecer um pouco mais sobre a história dessa igreja e da diocese de Madri que fica nos andares que antecedem a torre. Do alto da torre é possível ver os Jardinses Del Campo Del Moro. Não fui conhecê-lo mas me pareceu interessante. Fiquei satisfeito com o visual do alto.

Roteiro 4 dias em Madri

Catedral Almudena – Roteiro 4 dias em Madri

Roteiro 4 dias em Madri

Catedral Almudena – Roteiro 4 dias em Madri

Roteiro 4 dias em Madri

Vista da Cúpula da Catedral Almudena – Roteiro 4 dias em Madri

Roteiro 4 dias em Madri

Vista da Cúpula da Catedral Almudena – Roteiro 4 dias em Madri

Logo a sua frente está o Palácio Real. Seu interior é maravilhoso e a seção de aposentos especiais é fantástica. Não é possível fotografar mas a noção de tamanha riqueza que este ambiente possui, impressiona! Eu não deixaria de conhecer. O preço são 8 euros. De segunda a quinta-feira é gratuito das 18 as 20h.

Roteiro 4 dias em Madri

Fachada Palácio Real – Roteiro 4 dias em Madri

Roteiro 4 dias em Madri

Vista Frontal Palacio Real – Roteiro 4 dias em Madri

Após o Palácio, a próxima parada foi o Teatro Real, fotografias e pronto!

Embarquei no metrô na Estação Opera e segui até a Estação Plaza de España. Cuidado nesta estação pois em um minuto de desatenção você poderá se perder pelas galerias subterrâneas e chegar até a Estação Noviciado. Aconteceu isso comigo. De lá (de qualquer uma, porém a Noviciado é um pouquinho mais distante) segui para a Plaza de España. As ruas que circundam a Estação Noviciado parecem com as ruas do bairro argentino San Telmo. Por alguns minutos me senti caminhando na  capital hermana.

A Plaza de España é bem interessante. Nela há uma feirinha todos os dias. Pontos de compras de artesanato local. Pare para conhecer no meio às barracas o Monumento a Cervantes. Nele estão Don Quixote e seu incansável companheiro, Sancho Pança. Não deixe de apreciar o Edifício España e a Torre de Madri.

Roteiro 4 dias em Madri

Plaza de España – Roteiro 4 dias em Madri

Próxima parada foi a Templo de Debod. Adorei! É um templo egípcio do sec IV a.C. Em 1961 foi dado de presente a Espanha em agradecimento pela ajuda prestada ao salvamento dos templos de Abu Simbel. Sua reconstrução terminou em 1972. Seu jardim é muito bonito e mesmo um pouco afastado, não deixe de visitá-lo. A entrada em seu interior é permitida somente para 60 pessoas de cada vez. Então, é normal que se crie filas para visitá-los. Senão for extensa recomendo que espere. Entrada é gratuita.

Roteiro 4 dias em Madri

Templo de Debod – Roteiro 4 dias em Madri

O que visitei e qual estação mais próxima:

  • Plaza Puerta del Sol – Estação Sol
  • Plaza Mayor – Estação Sol
  • Catedral de La Almudena – Estação Opera
  • Palácio Real – Estação Opera
  • Teatro Real – Estação Opera
  • Plaza de España – Estação Plaza de España
  • Monumento a Cervantes – Estação Plaza de España
  • Torre de Madri – Estação Plaza de España
  • Templo de Debod – Estação Ventura Rodrigues

Veja mais sobre Madri:

– Museu do Prado

– Madri – Atrações Gratuitas

– Dicas de Madri – A caliente capital espanhola

Dia 2 – Centro Histórico

Comecei o dia desembarcando na Estação Gran Via. Após subir as escadarias do metrô me deparei com o imponente Edifício Telefônica. Pausa para um café e segui até a Real Academia de Bellas Artes.

Segui caminhando passando pela Puerta del Sol e Palácio Santa Cruz. Porém, se preferir, você pode embarcar na Estação Sevilla ou Estação Sol e seguir para a Estação La Latina. Esta região é onde se encontra uma grande variedades de restaurantes que servem as tradicionais Tapas. A combinação de um “tira gosto” e um chope gelado. Você pede um chope e logo chega seu acompanhamento, gratuito. Geralmente há uma imigração dos turistas e até mesmo espanhóis pelos bares e restaurante da região provando deste acompanhamento em diversos lugares.

Nesta região está o Museu Origenes por onde passei antes de seguir pela Calle San Francisco e almoçar por ali. Como estava indo em direção a Igreja San Francisco El Grande, achei a melhor escolha. Restaurantes em Madri é o que não faltam. Verifiquei alguns e, definitivamente, não há uma grande discrepância nos preços. Já a qualidade não posso informar.

Roteiro 4 dias em Madri

Glorieta Puerta de Toledo – Roteiro 4 dias em Madri

Após o almoço, segui para a igreja de San Francisco El Grande, 4 euros para entrar. Não entrei. Talvez valesse a visita, não sei! Logo depois fui em direção a Glorieta Puerta de Toledo. Costumo caminhar bastante quando a cidade permite que eu veja inúmeras construções interessantes e uma arquitetura de encantar os olhos. Sinto a história no caminhar mas caso prefira, pode seguir da Estação La latina até a Estação Puerta de Toledo para conhecer este Monumento e sacar uma bela foto.

O que visitei e qual estação mais próxima:

  • Edifício Telefônica – Estação Gran Via
  • Real Academia de Bellas Artes – Estação Sol ou Estação Sevilla
  • Puerta del Sol – Estação Sol
  • Palácio Santa Cruz – Estação Sol
  • Museu Origenes – Estação La Latina
  • Igreja San Francisco El Grande – Estação Puerta de Toledo
  • Glorieta Puerta de Toledo – Estação Puerta de Toledo

Veja mais sobre Madri:

– Museu do Prado

– Madri – Atrações Gratuitas

– Dicas de Madri – A caliente capital espanhola

Dia 3 – Região do Paseo del Prado.

Desembarquei na Estação Atocha para começar meu terceiro dia. Minha intenção foi percorrer uma região madrilenha onde se concentra os principais museus da cidade e alguns, da Europa.

Comecei conhecendo o Museu Nacional Reina Sofia. Neste museu, obras como Guernica, de Picasso e Muchacha en la Ventana, de Salvador Dalí estão expostas. O ticket custa 8 euros e é gratuito de segunda a sexta das 19 as 21 horas.

Logo ao lado está o Real Conservatório de Música. Antes de seguir em direção ao CaixaForum, almocei por ali mesmo, em um restaurante super gostoso em frente ao Museu. Restaurante Sambria com suas super ensaladas e uma deliciosa paella. O preço é que superou um pouco minhas expectativas. Cerca de 30 euros o prato. Depois segui para o CaixaForum e enfim, começar a caminhar pelo Paseo del Prado.

Minha intensão era entrar no Museo Nacional Del Prado em seu horário gratuito, de segunda a sábado das 18 às 20 horas, portanto resolvi deixá-lo para este horário. Fiz uma deliciosa caminhada pelo Paseo del Prado, passando, inclusive, pela entrada deste museu, seguindo até o Museo Thyssen e, posteriormente, ao Museo Naval.

No Museo del Prado, cheguei por volta das 17h e fiquei aguardando em uma fila quilométrica. Realmente, muitas pessoas aguardam este horário para economizar o valor de 14 euros. O Museo del Prado é o mais importante museu da Espanha e um dos mais importantes de toda a Europa. Muitas obras de grande importância no cenário artístico estão expostas nele. Os espanhóis Velasquez, Goya e El Greco, além dos italianos Botticeli e Rafael. Realmente valeu a espera assim como valeria se eu tivesse pagado a entrada de 14 euros.

Roteiro 4 dias em Madri

Fila para entrada no Museu del Prado – Roteiro 4 dias em Madri

DICA: Uma opção de economia é você comprar um passe que lhe permite entrada nos museus: Prado, Reina Sofia e Thyssen. O valor é 25,60 euros e você pode comprá-los em qualquer bilheteria desses museus.

Roteiro 4 dias em Madri

Interior Museu do Prado – Roteiro 4 dias em Madri

O que visitei e qual estação mais próxima:

  • Museu Nacional Reina Sofia – Estação Atocha
  • Real Conservatório de Música – Estação Atocha
  • CaixaForum – Estação Atocha
  • Museu Thyssen – Estação Banco de Espanha
  • Museu Naval – Estação Banco de Espanha
  • Museu do Prado – Estação Atocha ou estação Banco de Espanha

Veja mais sobre Madri:

– Museu do Prado

– Madri – Atrações Gratuitas

– Dicas de Madri – A caliente capital espanhola

Dia 4 – Parque Del Retiro

Deixei para o quarto dia, conhecer o belo Parque del Retiro. Realmente encantador! Uma caminhada despretensiosa se faz necessário já que nos dias anteriores o ritmo mais frenético tomou conta dos seus passeios.

Desembarquei na Estação Retiro. Tinha a possibilidade de caminhar até a Biblioteca Nacional e também o Museu Arqueológico. Confesso que não me interessei. Gostaria de poder desfrutar do parque e da tranquilidade que ele proporciona.

Já na Estação Retiro passei pela Puerta de Alcala. Se o fluxo de carros deixar você pode obter uma bela foto!

Roteiro 4 dias em Madri

Lago em frente ao Monumento Alfonso XII – Roteiro 4 dias em Madri

Roteiro 4 dias em Madri

Monumento Alfonso XII – Roteiro 4 dias em Madri

Segui caminhando, em passos bem mais tranquilos, em direção ao Monumento Alfonso XII com seu lago. Em sua lateral, vários bares com música ao vivo lhe convidam a uma boa cervejinha ou vinho. Recomendo sentar por ali e admirar. Almocei por ali também.

Já a tarde, no mesmo parque, fui conhecer o Palacio Velázquez e também o Palacio de Cristal antes de retornar ao hostel.

Roteiro 4 dias em Madri

Palacio Velazquez – Roteiro 4 dias em Madri

Roteiro 4 dias em Madri

Palacio de Cristal – Roteiro 4 dias em Madri

O que visitei e qual estação mais próxima:

  • Parque del Retiro – Estação Retrio
  • Puerta de Atala – Estação Retrio
  • Palacio Velazquez – Estação Retiro
  • Palacio de Cristal – Estação Retiro

Mais Dias em Madri? – Bônus com os arredores

Se você pretende ficar mais dias em Madri, sugiro que você faça um bate e volta para algumas cidades. Tudo isso depende de seu tempo de permanência na cidade. São Eles:

Toledo: Fiz. Veja post sobre Toledo clicando aqui.

Segóvia: Fiz. Veja post sobre Segóvia clicando aqui.

Ávila: Não fiz

El Escorial: Não fiz

Fiquei hospedado no Hostal The Way. Curti bastante o ambiente jovial que este hostal apresenta. Mas caso prefira se hospedar em Hotel, veja algumas opções abaixo na Booking.com

Veja mais posts de Madri:

– Museu do Prado

– Madri – Atrações Gratuitas

– Dicas de Madri – A caliente capital espanhola

Clique em :

Booking.com – Hoteis em Madri  pela Booking.com

Booking.com – Hoteis em qualquer lugar do Mundo 

Banner Página vendas 2

+Gol | +Voopter+Booking | +Hotéis.com | +Rentcars  | +Seguro Viagem  | +Ingressos  | +Guias | +Roteiros

Venha pra nossa Rede:

Facebook   Google+   Instagram

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

5 Comentários

Deixe um comentário

--