Salvador

Salvador – Oito ótimas indicações

Salvador
Escrito por Antonio JR

Salvador – Oito ótimas indicações

Salvador é uma cidade com grande importância no cenário do nosso país. Uma cidade de quase 500 anos, mais precisamente 466 esbanjando rica cultura, música e gastronomia, além é claro, de possuir uma participação expressiva no cenário que construiu toda a história do nosso país.

Salvador possui belezas únicas, certamente pela mistura de povos e culturas mas paralelamente a toda essa característica singular, algumas preocupações devem estar presente quando se decide por conhecer a linda capital baiana. Toda a cidade incluindo seus pontos turísticos são acessíveis para a prática de delitos como furtos e roubos. O melhor é se prevenir, ter atenção dobrada e curtir toda a beleza e história, que não são poucas, que essa cidade tem a oferecer.

Seguem abaixo os destaque que visitamos e vamos contar agora para vocês tintin por tintin. É importante citar que passamos no total, um dia por lá (set/2015). A tarde de uma segunda feira e a manhã de terça. Fizemos e focamos em um roteiro família pois nosso filho Guilherme nos acompanhou nessas andanças.

Além é claro de tudo que nos encantou, não posso deixar de citar o que nos preocupou e irritou também. Neste outro post vocês podem ler como foi nosso itinerário para montar seu próximo roteiro (o que fazer em Salvador em 1 dia). Eu já visitei Salvador em outras duas oportunidades mas não citarei nesse post aquilo que foi visto por mim alguns anos atrás e que não repeti nessa nossa trip.

Procuramos nos informar qual seria a melhor opção de locomoção na cidade, onde seria melhor se hospedar e optamos pelo Vila Galé Salvador (clique aqui para reservar), além do que seria visitado. Tudo isso também é contado nesse outro post citado acima. Não deixe de ver como definimos todos os detalhes que fizeram da nossa viagem, uma agradável passagem pela capital baiana.

#1 – Farol de Monte Serrat

Queríamos ter visto o pôr do sol de lá. Muitos baianos dizem ser o pôr do sol mais bonito da cidade mas a chuva e o trânsito caótico atrapalharam nossos planos. A noite não é bonito de ser ver e não recomendo. Pense uma melhor programação para não perder o que há de mais belo que é o pôr do sol ou então passar por lá durante o decorrer do dia que, sem dúvida, parece ser muito bonito. A

#2 – Praia da Ribeira

Legal conhecer essa praia e caminhar por lá. Recomendo que esse passeio seja feito conforme manda o ritual baiano: com muita calma e tranquilidade.

#3- Sorveteria da Ribeira

Foi a primeira vez que fui experimentar o famoso sorvete baiano e não me arrependi. Os sabores escolhidos pela Carla (minha esposa) e Guilherme estavam divinos. Biribiri e Jenipapo foram os escolhidos por mim e não tive tanta sorte. O primeiro até que é gostoso e o azedinho faz a diferença. Já o outro, não curti nem um pouco. Porém, isso se deve somente a não identificação com o sabor escolhido, viu? O sorvete realmente é maravilhoso!

#4 – Igreja do Senhor do Bonfim

Não conseguimos entrar! Uma pena! Como começando pela parte baixa de Salvador e tivemos alguns problemas com transito e chuva, quando chegamos e a encontramos fechada. Como eu já a conheço posso afirmar que seu interior é lindo. Merece escolher um horário que seja possível conhecê-la. As fitinhas dão um colorido especial à fachada e meu Guilherme ficou encantado querendo puxá-las. Na porta ficam vários vendedores tentando de todas as formas lhe vender algum item e isso me irrita. Quer uma dica? Diga que já comprou alguns e encerre a conversa.

#5 – Farol da Barra

Nossa primeira parada do dia seguinte, um gramado gigante e uma brisa deliciosa. Tudo que uma família com filhos pequenos necessita para começar bem o dia, em um ritmo acelerado e com muita queima de calorias. Não entramos no Museu Marítimo da Bahia e me arrependo um pouco. Já o conhecia e é um museu muito legal. Queria ter visitado seu interior novamente mas como o dia seria muito longo deixei para um próximo retorno à Salvador.

#6 – Mercado Modelo

Sou alucinado com mercados municipais e faço questão de conhecer todos possíveis. O mercado modelo não é diferente dos outros mas merece uma visita. Comer um acarajé, comprar as “lembrancinhas” dos amigos e ainda por cima, em dia de sorte, ver um pouco de roda de capoeira torna o dia e o local especial.

#7 – Elevador Lacerda

Partimos para parte alta. É um meio de transporte como um outro qualquer e muito útil para o morador da cidade. Seus incríveis 15 centavos de custo mostra que o foco é realmente levar os trabalhadores da parte baixa para parte alta ou vice-versa. Mas do alto tem uma vista incrível.

#8 – Caminhar pelo Pelourinho

Chegamos no Pelourinho e começamos a rodar pelas ruas históricas, parando, fotografando e acompanhando a agitação do Guilherme. O carrinho de madeira que compramos pra ele no Mercado Modelo quase nos serviu de transporte pelas ruas do Pelô de tanto que ele rodou com ele no chão dessas ruas, calçadas e paredes. O Guilherme amou. Ele sempre fica eufórico em locais diferentes e coloridos então, parece que chama mais a atenção. Rodamos por ruelas, vistamos a Igreja de N. S. do Rosário dos Pretos (onde também deixamos nossa fitinha) e pela Igreja de São Francisco. Sentamos em frente à Fundação Casa de Jorge Amado para um merecido descanso. Tomamos um sorte para refrescar do calor que fazia e que deixava o dia com tons mais vívidos. Foi um passeio divertido. Desta vez não fomos muito importunados por vendedores. Parece que começou a ter uma consciência sobre o assunto.

#Dica Bônus – Praia do Forte e Projeto Tamar

A Cidade de Praia do Forte está aproximadamente a 70 km do centro de Salvador. Se você pretende fazer algo a mais do que conhecer a capital baiana, este local é imperdível. Uma vila deliciosa e com uma ótima infra-estrutura com lojas e bons restaurantes e bares. O projeto Tamar está no centro da vila e também é uma grande atração. Tenho certeza que tanto papais e mamães quantos seus pequenos irão adorar! É top meso

Veja nossa Galeria de Fotos:

Reserve seu hotel em Salvador com a gente, vai!

Banner Booking horizontal 810x100Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço NÃO altera em absolutamente nada e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento GRÁTIS! É muito simples e seguro.

Clique em :

Booking.com – Veja hotéis espalhados por Salvador

Booking.com – Reservar o Vila Galé Salvador

Venha pra nossa Rede:

Facebook   Google+   Instagram     Pinterest   Twitter

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe um comentário