São João del Rei

São João del Rei Caminhadas na Serra São José

São João del Rei Caminhadas
Escrito por Antonio JR

São João del Rei Caminhadas pela Serra São José

Se você estiver em São João del Rei ou em Tiradentes, você tem a opção de conhecer um pouco mais da Serra São José. Um lindo local conhecido como APA (Área de Proteção Ambiental) e Refúgio de vida silvestre Libélulas da Serra de São José. Aproveitei que as meninas do blog Marola com Carambola estavam aqui na cidade e as convidei para este passeio. Foi bem legal! Fomos a convite da agência Rumos em Rotas, aqui da cidade!

São João del Rei Caminhadas

Eloah e Amanda do Marola com Carambola

Tem vários itinerários, desde passeios mais simples e rápidos como uma ida ao Mangue como outros mais avançados como a Trilha do Carteiro onde você pode ver as cidades que cercam a serra lá do alto.

São João del Rei Caminhadas

São João del Rei Caminhadas Serra São José

São João del Rei Caminhadas

São João del Rei Caminhadas Serra São José

São João del Rei Caminhadas

São João del Rei Caminhadas Serra São José

A Serra de São José possui 12 km de extensão (seu bloco rochoso) e possui vegetação arbórea, cerrado e campos rupestres. Você pode trilhar de forma linear, ou seja, indo e voltando pelo mesmo caminho, fazendo algum circuito ou saindo de um ponto e chegando a outro. São trilhas de fácil acesso e de grande beleza e em alguns pontos há calçamento construído pelos escravos no século XVII para escoar o ouro das minas. O nome Libélulas é devido a diversidade de libélulas que podem ser encontradas pelo percurso. Cerca de 120 espécies.
Muitas nascentes formam córregos, lagos e cachoeiras pelas trilhas. Águas cristalinas e que também tem importância no abastecimento de água da região. AS cidades que esta serra abrange são Tiradentes, São João del Rei, Coronel Chavier Chaves, Prados e Santa Cruz de Minas.

São João del Rei Caminhadas

São João del Rei Caminhadas Serra São José

São João del Rei Caminhadas

São João del Rei Caminhadas Serra São José

São João del Rei Caminhadas

São João del Rei Caminhadas Serra São José

Vamos falar da Trilha do Mangue, mais procurada pelos turistas pela simplicidade de sua trilha. Crianças também podem fazer este trecho. É simples e um banho na Cachoeira do Mangue, revitalizante. Par quem curte passeios naturais ou de pequeno grau de dificuldade pode escolher por alguma das possibilidades existentes.

É bastante comum o pessoal começar esta trilha pela Casa das Águas, antigo Balneário Águas Santas que, no século XIX era ponto de repouso dos tropeiros. O nome ” Águas Santas” foi dado devido a utilização destas águas, por um conceituado médico homeopata, que depois de observar curas na família, resolveu fazer um agradecimento construindo a Capela de Nossa Senhora da Saúde no local.

Mais posts de São João del Rei

São João del Rei – Dicas das igrejas e seus horários

São João del Rei – Terra onde os sinos falam

Semana Santa em São João del Rei – Uma das mais belas do Brasil

São João del Rei – Caminhadas na Serra de São José

Museu de Arte Sacra em São João del Rei

Atrações lado B de São João del Rei

Clique aqui e veja mais sobre a Estrada Real:

Abaixo os post da Região da Vertentes

O que fazer em Tiradentes – 8 Dicas

Tiradentes – Doce ar pitoresco

Tiradentes – Festival de Gastronomia

Mostra de Cinema de Tiradentes

Travessia Serra São José – Prados a Tiradentes

Museu do Automóvel da Estrada Real

Bichinho – Um vilarejo que respira arte

Carrancas – O fascínio das águas

Coronel Xavier Chaves – Belo artesanato em pedras

Prados – Dicas de Prados – A cidade da música e da arte em madeira

Resende Costa – Uma história tecida em tear

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

5 Comentários

Deixe um comentário

--