Senna Mágico – Os passos de Ayrton Senna em Imola Itália

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Senna Mágico! os Passos de Ayrton Senna em Ímola, na Itália

O Brasil estava acostumado a vibrar aos domingos, quando Ayrton Senna enchia os sofás de adrenalina e orgulho. Mas as lágrimas que caíram no dia 1° de maio de 1994 não foram de felicidade, mas sim de luto e tristeza. É difícil encontrar algum brasileiro que viveu aquele dia e não se lembra das fortes emoções diante da televisão, após assistir ao acidente que matou Ayrton Senna, em Ímola, na Itália. Eu, fui um deles!

Não foi este fato que o tornou um grande herói nacional. Senna já servia de inspiração pelas várias vitórias, fé, persistência e apesar de algumas controvérsias, talento. Sem dúvida alguma uma das representações mais significativas das cores de nossa bandeira no mundo todo.

Kobra em ação

Senna não só virou herói nacional, como também ganhou admiradores pelo mundo todo, principalmente entre os italianos. O terrível acidente fez com que a bandeira de chegada de sua vida fosse se ali, em Ímola, cidade italiana que sempre o acolheu e que agora, rende-lhe inúmeras homenagens nesse 25º ano de sua morte. Dentre as homenagens, estão: Exposições de pinturas e fotografias de sua carreira, o Museu virtual Ayrton Mágico e agora, um grande mural em homenagem ao piloto. O mural foi feito por ninguém menos que Kobra, grande nome da street art brasileira. 

Ímola é uma cidade italiana que fica na região da Emília-Romanha, na província de Bolonha. De modo geral, a cidade tem muitos atrativos históricos, mas é o Autódromo Enzo e Dino Ferrari um dos grandes motivos para o turismo intenso pela região. Foi ali, em uma curva conhecida como Tamburello, onde Ayrton Senna deu seu último suspiro em vida. Do outro lado do muro está a estátua do nosso eterno ídolo, como se fosse o coração do Parque da Água, parte do autódromo.

Quando recebi o convite para conhecer o autódromo e as homenagens ao Senna, não podia imaginar que o faria em uma manhã chuvosa, como aquelas em que ele adora correr, e ganhar. A emoção é inevitável, uma vez que me conectei com momentos de muita inspiração, reflexão e história de minha vida, que naquele momento se cruzaram com os passos de um grande ídolo. 

Ayrton Mágico 

O Museu Checco Costa fica dentro do autódromo de Ímola e recebe, em 2019, a mostra Ayrton Mágico – a alma além dos limites. Por meio de uma narrativa inovadora e multimídia, é possível revisitar e conhecer a história do piloto brasileiro. 

A exposição tem um repertório composto por fotografias, vídeos, entrevistas e projeções, que mostram como Senna viveu além dos limites. Tudo isso acontece em uma verdadeira imersão inovadora, com vários recursos que aguçam ainda mais a emoção de se conhecer o piloto, homem e pessoa que Senna se tornou. 

A homenagem fica ainda mais bonita com as cores do mural feito pelo artista brasileiro Eduardo Kobra. A obra vai renovar a fachada do museu e também marcar os 25 anos desde a morte de Senna. 

Além de muito talentoso, Kobra também é fã de Ayrton Senna. Ao todo, o artista fez mais de 10 murais em homenagem ao piloto, sempre com aprovação do Instituto Ayrton Senna. No cenário da street art, Kobra é um dos nomes mais aclamados da atualidade, com obras espalhadas por vários países. 

Parco delle Acque Minerali 

A calmaria do Parque das Águas Minerais não é o único motivo pelo qual milhões de peregrinos passam por ali. Desde 1997, o local abriga um monumento dedicado à Ayrton Senna. Trata-se de uma escultura feita pelo artista Stefano Pierotti, que fica sempre repleta de flores, mensagens, objetos e homenagens ao piloto. 

O Autódromo Enzo e Dino Ferrari fica em um parque que tem várias áreas esportivas, além do estádio do Imolese, clube de futebol italiano. 

O memorial de Ayrton Senna fica posicionado estrategicamente, próximo ao local do acidente. Inclusive, a Curva Tamburello já não existe mais. 

Embora o acidente de Senna seja o mais conhecido, a extinta Tamburello já foi palco para outras tragédias. Em termos mais técnicos, o trecho não possuía área de escape e representava grande dificuldade para reformas, visto que fica próxima a um rio. 

Por esta razão, a curva foi removida e deu lugar a uma chicane, dessa vez com área de escape maior e, consequentemente, mais segurança. 

Embora a curva não esteja ali, o local é facilmente identificado em um passeio guiado pelo autódromo. Se você for fã de Senna, vai se emocionar do começo ao fim.

Hotel Castello

O Hotel Castello era onde Senna dormia religiosamente todas as vezes em que ia disputar algum prêmio em Ímola. Mais precisamente na suíte 200.

Se você tiver sorte, conseguirá reservar ao menos uma noite por ali ou passar para conhecer o quarto. É o que milhares de fãs e admiradores fazem, fato que acaba ocupando o quarto.

O quarto também foi eternizado em um livro escrito pelo jornalista Giorgio Terruzzi. Intitulado “Suíte 200, a última noite de Ayrton Senna”, o livro romanceia a noite que antecedeu a tragédia. 

Na época, Senna enfrentava alguns dilemas pessoais, os quais ele certamente remoeu em momentos de ansiedade, naquela suíte. Tais dilemas e a tragédia estão presentes no livro que mistura realidade e ficção, referência para muitos fãs de Senna. 

Para além do limite 

Para muitos, Senna foi e segue sendo uma enorme inspiração. Seja como pessoa ou piloto, a mensagem que ele sempre passou é de persistência, fé, luta e coragem. Mas se lembrar dos olhares lançados pela viseira do capacete verde e amarelo é também se conectar a momentos felizes com a família. 

Seja como menino, jovem ou adulto, a música da vitória evoca também lembranças familiares e sentimentos fraternos. 

E você? Como sua vida foi marcada por Ayrton Senna? Como este grande herói lhe inspira? Vamos conversar sobre isso nos comentários!

E claro, não deixe de assistir ao vídeo que produzi especialmente para homenagear meu eterno ídolo. 

Posts Relacionados