Dicas e Preparação

Inspire-se! Seis filmes sobre o Caminho de Santiago

Escrito por Antonio JR

Inspire-se! Seis filmes sobre o Caminho de Santiago

Minha próxima jornada no Caminho de Santiago está muito próxima e é natural que eu busque me inspirar. Mesmo que as lembranças da minha primeira peregrinação (veja como foi) sejam minhas maiores fontes de inspiração, eu procuro por outros olhares em filmes e documentários.  Foi uma ótima oportunidade para conhecer novos trabalhos e assistir alguns novamente.

Nos parágrafos a seguir, eu indico seis filmes e documentários que, além de me inspirar a fazer o Caminho, me trazem ótimas recordações sempre que os assisto. Se você pretende fazer o Caminho algum dia ou ainda não parou para pensar na ideia é hora de sentar no sofá e curtir as belezas desse lugar mágico. Estou certo que uma semente será plantada dentro de você e que uma hora ou outra te levará para o Caminho.

São eles:

#6 – Onde está a Felicidade? 

O filme de 2011 estrelado por Bruna Lombardi mostra mais dos perrengues do Caminho do que o Caminho em si. Uma comédia interessante que descreve a transformação de uma perua (Bruna) ao longo de suas experiências no Caminho. Pela comédia vale a pena entrar na lista.

#5 – Paulo Coelho on the road to Santiago de Compostela

2010. De volta ao Caminho depois de aproximadamente 30 anos, Paulo Coelho relembra algumas curiosidades e o seu processo de transformação. Dessa vez não foi para refazer o Caminho e sim, visitar os principais pontos da peregrinação que foi inspiração para o livro “Diário de um Mago”, que contribuiu para que o Caminho se tornasse mais popular no mundo inteiro.

# 4 – Um Caminho de Santiago

Muito importante na minha primeira passagem pelo Caminho. Ele contém mais dados técnicos e informações sobre o que os peregrinos irão encontrar pela frente. Isso rendeu ao documentário uma grande audiência no Brasil e na Europa.  Além das informações importantes que possui, sua fotografia também é bastante interessante.

#3 – The Journey to Santiago

De 2012, esse documentário explora as paisagens e cenários deslumbrantes do Caminho. 60 minutos de muita beleza e informação. Vale muito a pena adquirir!

#2 – Walking the Caminho. Six ways to Santiago

Vi pela primeira vez há poucos dias. Um documentário belíssimo que mostra de perto, seis peregrinos e suas histórias. Cada um com um motivo e todos com um único objetivo: Chegar em Santiago de Compostela. Imagens belíssimas e fortes depoimentos deixam esse documentário de 2014 muito mais atraente. Vale a pena adquirir a versão online que e ainda possui diferentes opções com diferentes preços.

#1 – The Way

Costumo dizer que é a porta de entrada para o Caminho. Produzido por Emilio Esteves e atuação de Matin Sheen no papel principal, The Way possui uma bela e comovente história que rende na minha opinião, o posto de melhor filme sobre o Caminho. A história tem o apelo emocional de um pai que perde seu filho no início da peregrinação e resolve fazer o caminho em seu lugar. Poderia ser até clichê se não fosse pela real magia do Caminho.

O que você está esperando para se deliciar com histórias e imagens de tirar o fôlego. O Caminho pode ser feito antes mesmo de pisar em terras espanholas. É só você escolher qual vai assistir primeiro.

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe um comentário