Equipamentos

Spot GEN3 – minha experiência no Caminho de Santiago

Escrito por Antonio JR

Spot GEN3 – minha experiência no Caminho de Santiago

Desembarquei na Espanha para a primeira etapa do projeto Caminhos Peregrinos. A meta de concluir o Caminho de Santiago em 28 dias.

Saint Jean Pied de Port, na França foi o meu ponto de partida. Dentro do primeiro dia da jornada já estava em solo espanhol.

Publiquei nas redes sociais, inclusive no site da Spot (veja o post aqui), no início da minha jornada, que eu teria proteção de dois importantes itens durante toda a peregrinação. Um, a vieira ou concha, símbolo do Caminho de Santiago e que acompanha praticamente todos os peregrinos que vivem essa experiência, e meu Spot GEN3, que seria o elo de ligação entre minha família, amigos e meus seguidores que estavam torcendo por mim.

Spot GEN3

Sobre o Spor GEN3, ele é um aparelho que serve para que o usuário seja localizado. Seja a título de curiosidade para que as pessoas próximas saibam exatamente onde ele está, ou o mais importante, para que seja localizado em situações de risco.

O aparelho deve funcionar juntamente com um plano anual adquirido da própria empresa Spot (verificar opções aqui). Você deve, além de comprar o aparelho, fazer uma assinatura anual. Utilizei nessa viagem o Plano Básico que atendeu a todas as minhas expectativas. Avalie cada plano e claro, suas necessidades!

O GEN3 é uma graça! leve (114g) e bonito! ele deve estar sempre com sua parte frontal virada para cima. Assim, você deve deixa-lo na parte exposta da bagagem. Geralmente as pessoas anexam à parte de trás mochila, eu preferia usar mais próximo ao peito pois facilita dar os comandos. Não se preocupe com a chuva pois ele é resistente à água.

Funções do Aparelho:

Tudo fica pré programado! Durante sua utilização só é necessário apertar os botões. Em linhas gerais ele envia mensagens pré-programadas, localizações geográficas, mensagens de ajuda e até de S.O.S.

Função check in: As mensagens são programadas previamente dentro da plataforma do usuário dentro do site da Spot. Você define o texto da mensagem e pra quem ela deve ser entregue toda vez que você fizer um “Check in”. São enviadas para um e-mail e celular (SMS) previamente cadastrados, as coordenadas geográficas além da mensagem pré estabelecida. E mais: pode ser compartilhado diretamente na Rede Social de sua preferencia.

Função Ajuda e S.O.S.: Essa funções devem ser utilizadas somente em casos de problemas mais sérios. as teclas possuem um lacre que impede que seja acionado acidentalmente. A Função ajuda serve para você acionar alguém que você tenha deixado como contato. São problemas que podem ser resolvidos por alguém próximo a você. Já a função S.O.S. é para problemas mais graves. A central da

Dentro da plataforma do usuário estão os arquivos que são atualizados em tempo real ( o plano básico é de 10 em 10 minutos). Como o sistema é integrado ao Google Maps, você consegue visualizar sua trajetória em uma mapa 3D. Além disso, realiza um traçado preciso, que fica sobreposto a um mapa 3D, de todo o trajeto e é atualizado em tempo real.

Em ação

O Spot GEN3 foi meu companheiro durante 28 dias no Caminho de Santiago. Foram mais de 800 quilômetros e 200 check ins. Estava em funcionamento entre 7 e 10 horas diárias, aproximadamente 230 horas no total (não houve troca de pilhas). Em quase todo pueblo ou cidade eu dava aquela “apertada básica” na tecla para registrar onde eu estava passando. Minha esposa, amigos e seguidores me acompanhavam em tempo real.  Foi bastante divertido. As vezes recebia um print de tela do Google Earth de onde eu estava.

Tela do site da Spot

Tela do site da Spot

A maior virtude desse aparelho é tirar de encrencas quem se aventura por esse mundão a fora. No meu caso, não houve a necessidade de teclar a Ajuda ou o S.O.S., graças a Deus. Tudo em ordem e sob controle!

O Aparelho é leve, fácil de carregar ou de guardar, é resistente a água (passei por algumas chuvas) e ainda tem design muito bonito. Fácil de manusear e boa autonomia de pilhas.

O trajeto fica todo na plataforma e pode ser baixado em até 30 dias. O mapa fica lindão mas senti falta de informações como distancia, altimetria. Como sou corredor de montanha adoro ver esses dados. Não é o objetivo principal do aparelho mas seria muito bacana ver tudo integrado a ele. #ficaadica

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe um comentário

--