Espanha Mochilão

Tossa de Mar – O tesouro azul da Costa Brava

tossa-de-mar-torre
Escrito por Túlio Moura

Uma obra prima da arquitetura medieval, a majestosa Tossa de Mar fica na Costa Brava, província de Girona, na Catalunha. A antiga cidade de pedras oferece vistas maravilhosas da costa mediterrânea, sendo o local perfeito para aprender um pouco da história da região, também para aproveitar o sol de uma forma especial.

O vilarejo de aproximadamente 6.000 habitantes é uma opção muito comum para um bate-volta saindo de Barcelona, dado a proximidade entre os dois lugares (aproximadamente 100 km). Atualmente o turismo é a principal atividade em Tossa de Mar. O que atrai os milhares de turistas é a combinação perfeita entre belezas naturais e patrimônios históricos.

De fato, basta olhar para a paisagem e perceber como o queixo cai automaticamente com a visão: um belíssimo contraste entre o azul cristalino do mar e os tons pastéis das construções. Mesmo no inverno, é difícil imaginar quem não queira dar um mergulho.

A cidade é bem pequena e não exige um roteiro para explorá-la. Tudo pode ser feito a pé e as atrações não são numerosas, mas compensam cada instante.

Atrações de Tossa de Mar:

Vila Vella

tossa-de-mar-muralha

O principal cartão postal da pequena Tossa de Mar é um castelo amuralhado que faz frente ao mar azul. A Vila Vella é toda a parte da cidade que fica dentro dessas muralhas. No passado a bela torre servia de proteção contra os piratas.

A preservação do local transformou Tossa de Mar na única cidade medieval fortificada ainda existente no litoral da Catalunha. O castelo pode ser visitado, bem como a Villa Vella. Após subir, aproveite para apreciar a vista lá do alto – vai entender o apelido de “paraíso azul”.

Ainda na Villa Vella, faça uma visita ao museu municipal. No acervo estão achados arqueológicos que revelam a presença humana durante o período Paleolítico, além de obras de arte. A entrada do museu custa € 3.

Faro de Tossa

Outro museu de Tossa de Mar é o Faro de Tossa. Na verdade o local é um farol que fica no ponto mais alto da cidade antiga. Já deu pra sentir que a vista de lá é uma das mais privilegiadas, não é mesmo?

Ao lado fica um restaurante com um mirante que valem a parada antes de descer.

Cala Es Codolar

A praia principal não é a mais deslumbrante de Tossa de Mar. Na minha opinião, a Cala Es Codolar é o local mais bonito da cidade. Depois de percorrer algumas ruelas de pedra, passar por casinhas históricas e descer escadarias, chegamos em uma pequena praia cercada por grandes paredões de pedra.

Se ainda não tiver se encantado com o mar cristalino, é a oportunidade perfeita para tirar os sapatos e entrar na água – nem que seja até os joelhos.

Vila romana de Els Ametllers

Algumas ruínas de uma cidade romana podem passar despercebidas, mas são um passeio interessante. É mais uma evidência da importância histórica do local. Na parte de cima, mosaicos e restos de construções de pedra. Enquanto na parte de baixo apenas paredes incompletas.

Passeios de barco

Esse foi um dos passeios que me arrependi de não ter feito. Não apostei muito, mas saiba que enquanto escrevo esse texto tenho vontade de voltar no tempo e me empurrar em uma das embarcações que oferecem passeios de barco.

Se a vista do mar a partir da cidade é grandiosa e relaxante, imagine só passear de barco e avistar a pequena Tossa de Mar do ângulo contrário? Espero voltar e matar essa vontade.

Praia

A principal praia da cidade tem em seu lado direito o castelo e a muralha da Vila Vella e vários hotéis e restaurantes do lado esquerdo. Mesmo no inverno, o local fica repleto de turistas e é uma grande atração para quem gosta desse tipo de programa.

Se tiver sorte, sua visita será durante os meses mais quentes e você conseguirá aproveitar um bom banho de mar.

Além das duas praias que citei no post, existem muitas outras que ficam mais afastadas e entram para a lista de locais paradisíacos para se visitar algum dia.

Por fim, vale a pena visitar Tossa de Mar?

Sem dúvida alguma. Digo isso mesmo não sendo um grande fã de praias. Quando cheguei em Tossa, meus olhos se encheram com as cores do mar e me senti em um daqueles cenários de revistas de turismo.

Se estiver com tempo sobrando durante uma viagem pela região (Barcelona ou Girona são os destinos mais comuns), passar um dia descobrindo a Costa Brava vale muito a pena! Seja pela excelente gastronomia, ou pelas paisagens de tirar o fôlego, Tossa de Mar é um dos destinos que mais recomendo aos amigos.

Você conhece algum outro lugar com praias paradisíacas? Me conta aí nos comentários!!

Sobre o autor

Túlio Moura

Deixe um comentário

--