Destaque Prados Tiradentes

Travessia Serra São José – Prados a Tiradentes

travessia Serra São José
Escrito por Antonio JR

Travessia Serra São José – Prados a Tiradentes

A Travessia Serra São José é maravilhosa assim como a própria serra! São várias trilhas que podem ser exploradas pelos mais variados grupos de pessoas. Existem diferentes níveis de dificuldade técnica e física. Na grande maioria, são caminhadas simples que qualquer pessoa pode fazer.

Resolvi fazer esse trajeto de Prados a Tiradentes pois é a maior trilha que dentro da APA (área de Proteção Ambiental). Nesse caso, grau de dificuldade física é alto e técnica, médio.

Travessia Serra de São José

No meio da subida – Travessia Serra de São José

Passamos por diversos terrenos durante todo o percurso. Subimos alguns irregulares, em meio a pedras e sem trilha definida. É imprescindível ir com Guia no Local. Fui com um pessoal do Batalhão de Infantaria e Montanha da cidade que conhecem essa serra como ninguém.

Saímos bem cedo pois a previsão era de sol e isso dificulta mais ainda a travessia. São 15 km saindo da cidade de Prados, mais precisamente na caixa d´agua da Copasa e seguimos para as Águas Santas o município de Tiradentes.

É valido lembrar que o Balneário Águas Santas, apesar de pertencer a Tiradentes está praticamente dentro da cidade de São João del Rei. É bom ter essa informação para não achar que a caminhada termina dentro da cidade de Tiradentes. Do Balneário até o centro da cidade é cerca de 20 quilômetros.

Neste caso específico, você terá que contratar um guia em algum receptivo da cidade e não terá qualquer tipo de problema relacionado a logística. Eles deixam tudo organizado. Indico a Rumos em Rotas, o pessoal muito competente e de primeira!

O início do Trekking é mais pesado. Muita subida em meio a pedras e, como esse trecho é um trecho pouco utilizado, as trilhas ou as passagens estavam mais sujas de vegetação. Logo após alguns lances de subida chegamos ao Cruzeiro, um local descampado com uma cruz. Um local não menos sensacional!

Travessia Serra de São José

Travessia Serra São José

Travessia Serra de São José

Travessia Serra São José

Travessia Serra de São José

Travessia Serra São José

Travessia Serra de São José

Travessia Serra São José

Travessia Serra de São José

Travessia Serra São José

Tempo de travessia foi 3h56` caminhando e 5h10`já considerando as paradas que fizemos. Fomos em um ritmo forte pois esse já estava nos planos para servir de preparação para a corrida da KTR em abril de 2016.

Travessia Serra de São José

Travessia Serra São José

Quem possui um preparo físico mais elevado, pode fazer essa trilha sem maiores problemas e talvez seja necessário somente desenvolver um ritmo mais lento. Você percorre a parte alta de todo paredão da serra e o visual lá de cima, é deslumbrante!

Recomendo!

Travessia Serra de São José

Travessia Serra São José

Outras travessias na Serra (Segundo  Rumos em Rotas):

– Roteiros Serra de São José – Travessia Águas Santas / Mangue / Cachoeira do Bom Despacho Duração aproximada: 3 horas 30 minutos Saída pelas Águas Santas e chegada no primeiro Marco da Estrada Real

– Rota do Dromedário e Mangue Duração aproximada: 1 hora e 30 minutos Saída e retorno pelas Águas Santas

– Trilha do Carteiro Duração aproximada de 3 horas Saída e retorno em Tiradentes

– Rota das Libélulas (depende da época do ano) Duração aproximada: 3 horas 30 minutos Saída e retorno em Tiradentes

– Travessia Águas Santas – Tiradentes Duração aproximada: 1 hora 30 minutos Saída pelas Águas Santas e chegada em Tiradentes

Dicas Retrip:

– É como uma trilha qualquer. Use roupas e tênis apropriados.

– Proteja-se do sol pois em épocas quente, ela irá prejudicar seu rendimento

– Não faça com chuva. Como disse o início é sobre pedras e elas ficam muito escorregadias

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

2 Comentários

Deixe um comentário

--