Filosofia de Viagem Viagem em Família

3 Pilares de uma Viagem em Família de sucesso

Escrito por Antonio JR

3 Pilares de uma Viagem em Família de sucesso

Sair de casa, da rotina, voar de avião, andar de carro, ônibus e metrô. Comer fora de casa, dormir em hotéis, acordar cedo e dormir tarde, caminhar, visitar pontos turísticos, descobrir algo novo e aproveitar tudo o que uma viagem tem a oferecer é, no mínimo, uma experiência intensa, não é mesmo?

Se isso que acabei de descrever fosse um roteiro de um filme solo onde você é o único autor, já seria preciso ter muita disposição para encarar tantas mudanças.

Imagine agora se essa situação envolver outras pessoas de perfil e ritmo de viagem diferentes?

Quando botamos o pé na estrada com nossa família devemos entender que um novo ritmo de viagem acaba de ser criado.

Não é mais “seu” e sim “nosso” ritmo. E o nível de adequação a esse novo formato é diretamente proporcional ao nível de sucesso da viagem.

Você acha que tudo é uma brincadeira divertida? Te respondo que sim, mesmo que a princípio pareça que não.

Sabendo que uma viagem com crianças assusta muitos papais e mamães por aí, decidi contar como lido com essa situação e quais são os 3 Pilares para que sua viagem em família seja um sucesso!

Claro que não é uma receita de bolo mas essas dicas certamente farão de sua viagem, um momento de curtição em família.

Pilar#01 – Planejamento

Planejamento é essencial para tudo na vida e em viagem não é diferente. Ter um plano bem elaborado serve para minimizar os riscos de algo sair errado e botar tudo a perder. Digo “minimizar” porque mesmo quando planejamos muito bem uma viagem, não temos o controle total da situação e isso dá um frio na barriga.

viagem em família de sucesso

viagem em família de sucesso 

Planejo focando em como eu quero que a viagem aconteça, busco otimizar o tempo disponível e traço todos os pontos que possam facilitar a trip. Minha primeira preocupação é saber onde quero chegar para depois definir o caminho a seguir.

Em Viagem em família, os riscos de algo dar errado são maiores e por isso a organização deve ser mais bem pensada.

Se quiser ler o post sobre Dicas de Viagens com Filhos pode clicar aqui. Por aqui, descrevo somente a importância desse pilar ser bem estruturado para que detalhes não sejam esquecidos como por exemplo remédios ou alguma intolerância alimentar.

PS: Lembre-se que é sempre bom manter a receita médica junto ao medicamento.

Para crianças mais novas, tê-las sob controle ajuda bastante a manter o bom humor de todos. Nesse caso, um arsenal contra o tédio é a solução. Escolha os melhores brinquedos e eletrônicos para facilitar quando houver uma situação constrangedora, tipo pirraças ou super agitação.

Pais e mães conhecem seus pequenos e sabem qual deveria ser a maior preocupação e lembre-se: seu ritmo de viagem deve ser o ritmo do lado mais frágil, certamente o do seu filho.

Pilar#2 – Paciência

Planejar detalhadamente uma viagem facilita muito sua execução, mas sempre pode acontecer alguma coisa fora do script. Nesse caso, o segundo pilar – e talvez o mais importante – deve entrar em ação: a Paciência.

Não podemos esperar coisas interessantes em um ambiente com pessoas impacientes e, pode acreditar, a impaciência se multiplica!  Basta ter alguém impaciente para que as outras pessoas também sigam o mesmo rumo.

viagem em família de sucesso

viagem em família de sucesso

Imagine uma viagem com 2 ou 3 pessoas impacientes. Como seriam as reações de cada uma caso algo saísse do roteiro? O casal é responsável por manter a ordem e junto com ela, a paciência. Pense que são poucos dias fora de casa com a possibilidade de conhecer e viver coisas novas, de ter um momento em família, bem juntinhos!

Deixe para se irritar com o que realmente vale a pena e se possível, dentro de casa.

A paciência, assim como a fé, move montanhas. A habilidade de enxergar alternativas e criar uma nova estratégia para que sua ideia inicial de viagem sofra menos impacto é fruto da paciência. Ela é fundamental para uma viagem bem sucedida.

Pilar#3 – Fantasia

Em casa ou fora de casa, as crianças já fantasiam muitas situações na rotina do dia a dia. Coisas que nunca foram vistas atraem os olhos dos pequenos e criam fantasias. Os pais devem incentivar esse comportamento, principalmente nas viagens.

Fomente as expectativas, crie situações onde a criança se sinta inserida no mundo que criou. Lembre-se que em uma viagem tudo é novo para os olhos dela e isso é um prato cheio para a conexão de seus neurônios.

viagem em família de sucesso

viagem em família de sucesso

Um corredor de museu ou uma escadaria de um palácio podem ser um ambiente perfeito para brincar. Entre na fantasia e deixe rolar. Contribua para a imaginação do seu filho ser mais livre e alçar voos mais altos.

Isso também vale para as crianças mais novas, que podem não se lembrar da viagem no futuro, mas que no presente estão vendo e vivendo algo novo.

Registre suas viagens, ative a memória do seu filho toda vez que mostrar fotografias de um local visitado. A viagem é de todos e nada mais justo que todos se divirtam juntos.

Use o lúdico e envolva a criança para deixar tudo mais belo, tranquilo e perfeito. Lembre-se que valores, vontades e desejos são alimentados ou adquiridos em situações como essas.

Concluindo…

Acredito que muitos pais saibam que planejar é essencial e acredito também que as mamães cuidadosas dificilmente esquecerão de alguns itens de grande importância. Às vezes pode ser necessário pesquisar em posts de dicas para checar o universo que deve ser planejado, nada mais.

Porém, não tenho observado uma preparação mental para uma trip com filhos. É fato que as coisas podem fugir do programado. Ter paciência é fundamental como o próprio texto diz, porém muitos não se preocupam com isso. Seria como: “se tá ruim pra mim, ruim pra todos”. É ilógico se levarmos em conta que esse momento deveria ser de pura diversão.

Se a viagem é com filhos, eles são parte importante da aventura. Sugiro que além da viagem física, se faça a viagem fantasiosa, aquelas que só seu filho, e talvez você, entendam.

Reserve seu hotel com a gente, vai. As melhores condições e ajuda o blog.

Banner Booking horizontal 810x100Nosso blog tem parceria com a Booking.com. Uma reserva através do blog ajuda a mantê-lo pois ganhamos uma pequena comissão. O preço não altera e você pode contar com a qualidade Booking.com em suas reservas. Com cancelamento grátis! É muito simples e seguro.

Clique em :

Booking.com – Hotéis pelo Mundo

Venha pra nossa Rede:

Facebook   Google+   Instagram

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

1 comentário

  • Acredito que suas dicas vão ajudar muitos pais a se prepararem melhor e não terem medo de colocar o pé na estrada com seus pimpolhos. 😉

Deixe um comentário