Top Listas

Viajar com amigos é sempre possível

Viajar com amigos
Escrito por Antonio JR

Viajar com amigos é sempre possível

Quando bate aquela vontade de viajar, logo escolho o destino. Escolho dentro das alternativas e data da viagem a melhor opção. Geralmente eu resolvo primeiro para onde eu quero ir. Só depois vem aquela velha pergunta: – vou sozinho ou prefiro viajar com amigos? Há quem desde o início define tudo juntamente com os outros. Isso pra mim parece tarefa bem mais desafiadora e por esse motivo eu prefiro a primeira opção.

Tudo isso parece uma questão simples de ser resolvida, mas pode pôr além da viagem, uma amizade de anos por água abaixo. Por mais que você adore aquele seu amigo ou casal de amigos pois ultimamente tenho feito algumas viagens em família, ou se dê muito bem com aquela sua prima que conviveu contigo dentro da sua casa, numa viagem, são 24 horas por dia com a pessoa e é nesse momento que percebe-se que vocês não são tão parecidos assim.

Viajar com amigos

Chichen Itzá – Viajar com amigos

Não quero lhe preocupar com minhas considerações acima pois viajar com amigos também pode ser maravilhosa aventura, inclusive, pode ser a melhor de todos os tempos, basta se atentar para alguns detalhes importantes que descreverei a seguir.

#1 Planejamento:

Antes de mais nada é primordial fazer um planejamento. Reunir todos os viajantes e preparar um roteiro pode te livrar de pelo menos 50% dos problemas que poderiam existir. Nestas reuniões é essencial deixar tudo bem claro. Em qual lugar irá parar e ficar um pouco mais, onde só se passará de forma mais rápida apenas para conhecer e fotografar. Definir o horário que todos irão se encontrar, no café da manhã do hotel, por exemplo, é importantíssimo. Ninguém fica feliz em estar pronto as 8 da manhã para começar um tour, e só conseguir sair as 9 por causa do atraso dos outros.

Viajar com amigos

Trilha Salkantay – Viajar com amigos

#2 Dia livre:

Assim como seguir o roteiro é essencial, deixar dias livres é primordial. Esses dias são as válvulas de escape onde cada um pode fazer o que bem entender. Se quiser fazer passeio, ótimo. Se quiser descansar no quarto de hotel, também. Ninguém tem o mesmo pique e nem os mesmos sentimentos todos os dias. Respeitar a opção do outro, que não afeta na sua viagem, é antes de mais nada uma gentileza.

Eu adoro o dia livre pois faço o que quiser. Se estou afim de acordar mais tarde ou mais cedo, para ver um nascer do sol especial que não constava no roteiro, sou eu quem define isto.

Como sou esportista, nas minhas viagens eu costumo correr, ou fazer algum tipo de trekking onde raramente alguém me acompanha. Utilizo sempre esses dias pois assim não comprometo o tempo de ninguém.

#3 Respeito:

Não seja folgado! Não saia pegando as coisas dos outros sem pedir. Não é porque você esqueceu o seu carregador que pode sair pegando o do outro apenas por ele não estar sendo usado. Por favor! Respeito é  bom e todo mundo gosta.

Se você está dividindo um quarto de hotel, organize suas coisas, não demore mais tempo do que o suficiente no banho e por favor, mantenha o quarto limpo!

Viajar com amigos

Cenote Ik kil – Viajar com amigos

Olha! Apesar de ser bastante organizado em casa, confesso que em viagens não tenho tanta disposição para organizar minhas coisas. Esqueço itens que me fazem as vezes necessitar de algo dos amigos. Mas sempre resolvo as coisas na própria viagem e caso não tenha como, utilizo a lei dos “2vs” (vai e volta).

#4 Quantidade ideal:

Esse quesito pode gerar controversa porém minha opinião é que: para sua viagem com amigos seja perfeita, não vá com muita gente. Administrar pessoas e seus gostos não é uma tarefa muito legal para quem está querendo viajar para se divertir.

Tenho um número de pessoas que gosto de viajar mas não vou dizer aqui pois meus amigos estarão lendo esse texto (hehe).

Viajar com amigos

Caminho de Santiago – Viajar com amigos

#5 Não reclame de tudo:

Mesmo que todos tenham alguns cuidados para conduzir a viagem de maneira tranquila, que os espaços estejam bem delimitados, que o respeito está acima da média, algumas coisas da viagem podem sair do controle. Não seja um “reclamão”. Reclamar de tudo que por acaso tenha saído no planejado é a pior atitude possível.

Isso realmente me incomoda! Amigos, leiam…

#6 Problemas? Resolva!

Caso haja algum desentendimento ou discussão não entre em pânico. Mantenha sempre a calma e resolva tudo de forma mais equilibrada. Lembre-se que vocês estão para divertir e focar no problema nessa altura do campeonato só irá piorar as coisas. A calma é paciência são as principais virtudes que o viajante pode ter em qualquer situação, inclusive essa!

Viajar com amigos

Caminho dos Diamantes – Viajar com amigos

As viagens passam e as amizades devem permanecer para sempre. Pense que a grande maioria dos motivos que possa estremecer a relação são supérfluos e passageiros. Voltando para casa, tudo volta ao normal e os próximos encontros serão pra relembrar os prazeres da viagem assim como rir dos episódios, agora cômicos.

Sobre o autor

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe um comentário